Tempojunto Especial Praia – Parte 1


Ah a praia!! Que bela oportunidade de passar momentos gostosos com os filhos. Claro que é sempre muito bom ficar simplesmente sentada lendo um bom livro. Mas o melhor da praia é ver as possibilidades de encantamento que a combinação sol, água e areia oferecem para as crianças. É uma maravilha! Eles aceitam qualquer convite para brincar. Afinal, eles estão lá para isso! Eu já falei em outro post sobre uma brincadeira básica que é fazer castelo de areia. Hoje vou falar sobre atividades que eu aprendi lendo esse pin do blog craftionery.net. Tudo o que você precisa é juntar pedras (ou conchas grandes), gravetos  e curtir as brincadeiras aqui do nosso Especial Praia!

Pedras e graveto que catei na rua no caminho para a praia.

Pedras e graveto que catei na rua no caminho para a praia.

1. Relógio de Sol

Isso mesmo! Com 12 pedrinhas e um graveto você pode fazer uma atividade super interessante, que permite uma recheada de curiosidades. O tempo todo você pode estimular seu filho perguntando coisas como: “Você sabe o que é um relógio de sol? Do que você vai precisar? Como faz? Como funciona?”. Eu fiz com a Carol e seu amigo Dudu e ele sabia tudo porque tinha visto num episódio de Once Upon a Time. A Carol ouviu tudo admirada a adorou fazer. O único detalhe que o Dudu não sabia era que as pedras precisam ser distribuídas de forma simétrica para funcionar direito!

Você começa alisando a areia e distribuindo as 12 pedras num círculo

Você começa alisando a areia e distribuindo as 12 pedras num círculo

No fim o relógio ainda serve para ajudar no combinado de quanto tempo vamos passar na praia!

Bastou colocar o graveto para o relógio "começar a funcionar"!

Bastou colocar o graveto para o relógio “começar a funcionar”!

2. Acerte o Alvo

Essa é muito fácil. Com o graveto você desenha 3 circulos, um dentro do outro, na areia. Jogo da memoria A brincadeira é acertar o alvo jogando pedras ou conchas. Você precisa combinar a pontuação. Acertou o círculo externo, ganha 1 ponto. Acertou o do meio, 2 pontos. Conseguiu jogar no círculo central, ganha 3 pontos. Quem fizer 15 pontos primeiro, ganha!

Dudu tentando acertar no menor círculo do alvo, já que ele vale mais pontos.

Dudu tentando acertar no menor círculo do alvo, já que ele vale mais pontos.

3. Jogo da memória na areia

Outra muito fácil de fazer e que pode ser jogada de diferentes maneiras. O conceito básico é fazer um grid de 4 linhas e 4 colunas formando 16 quadrados (a quantidade de linhas e colunas pode ser maior ou menor dependendo da idade da criança). Aí você pode distribuir conchas ou pedras, pedir para a criança olhar por 5 segundos e depois tirar as pedras e conchas e ver se ela distribui como estava originalmente.

Aqui o "tabuleiro"está pronto e as peças distribuídas. O desafio para o Dudu era memorizar a posição das pedras e tentar repetir a distribuição.

Aqui o “tabuleiro”está pronto e as peças distribuídas. O desafio para o Dudu era memorizar a posição das pedras e tentar repetir a distribuição.

Certamente seu dia na praia vai ficar muito mais divertido com atividades assim. E o melhor é que a família brinca junta! Amanhã eu conto mais!

Gostou das nossas dicas? Aqui no Tempojunto, temos dicas de brincadeiras todos os dias e para todas as idades. Se você quiser, para não perder nossas novidades, inscreva-se na nossa newsletter e toda semana você receberá nosso e-mail cheio de dicas.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.