Ideias para um fim de semana criativo #08


Será que tem mais gente de férias aí? Alguns já voltaram às aulas, mas pelo menos aqui em casa ainda dá para curtir mais um pouquinho da vida boa neste final de semana. Por conta disso, vamos continuar com o tema viagem nas nossas ideias de hoje, mas sempre de um jeito bem criativo

Já falamos de estrada, avião e navio…faltou só uma coisa! O trem! Apesar de não muito comum no Brasil, viajar de trem é possível nas histórias, desenhos e brincadeiras. Por isso, seja com um trenzinho supersônico que anda em trilhos, ou com um simples de madeira ou até mesmo não tendo um, brincar de trenzinho é o tema do post de hoje.

Vamos lá?

1- Fazendo o seu próprio trenzinho

Trem de rolo de papel toalha

A primeira ideia é para aqueles que não possuem as locomotivas em casa. Tá na hora de ter uma! Tudo que você precisa, como mostra o Blog MakeandTakes aqui, é de rolo de papel toalha ou higiênico. Decore como achar melhor e use tampinhas para as rodas. Para juntar um vagão ao outro, você pode usar barbante, pregador de pão ou até mesmo durex! O legal é fazer um trem bem colorido e longo.

2- Inovando com um trem de caixa de ovo

Trem com caixa de ovo

 

Aqui é trabalho para os condutores que querem algo mais elaborado! Veio do Blog Bonbonbreak, que mostra o passo a passo dessa ideia bacana. Aqui, você vai ter que chamar vovó, vizinha e quem puder ajudar com o material…porque quanto mais caixas de ovos, melhor! Além delas, você também precisará de um rolo de papel higiênico, palito, tesoura, grampeador e tinta, se você quiser. Com isso tudo:

  1. Corte metade da tampa da caixa de ovos de uma das caixas e vire pra que forme essa parte da frente.
  2. Corte toda a tampa das outras caixas que ficarão atrás. Com isso, eles virarão vagões de carga (:
  3. Corte várias unidades das caixas pra formar as rodas. Umas 12 é o ideal, mas depende do número de vagões.
  4. Use o rolo de papel toalha pra prender, com os palitos, a estrutura que ficará em cima da primeira parte. Mas corta apenas do tamanho dessa frente. O resto será chaminé.
  5. Junte as caixas com o grampeador.
  6. O resto fica pra imaginação!

3- Construindo o túnel das cores, letras e números

Tunel do tremTunel do trem com numeros

Agora que você, com certeza, já tem um trenzinho, um túnel é mais do que pedido. Mas não basta apenas cortar as portinhas. O legal é passar o sábado ou domingo decorando o túnel, usando cores, letras e número, porque além de brincar até cansar, seu filho vai aprender com tanta estimulação. Com diversas portinhas e entradas tapadas com tecido, como mostra a figura, ele vai ficando mais legal de se brincar. As crianças adoram! A ideia foi do Thrive 360 Living e está aqui.

4- Montando a Grande Cidade dos Trens

Pequena cidade dos trens

E se os trens tivessem uma cidade própria? Não apenas túneis coloridos, mas um grande espaço, com post, estação, animais e casinhas? Misturar todos os brinquedos e se divertir! Com uma caixa grande, ou até mesmo cartolina, você consegue construir uma Cidade dos Trens própria. A ideia é desenhar com hidrocor os trilhos e ir recheando a cidade com casinhas, estações e túneis, como esse aqui.

 

Trilhos

Quanto mais ideias você tiver, mais legal fica a cidade. Vocês podem construir em família e ainda inventar casinhas para cada trem, de cada pessoa. A ideia original se encontra nesse post do The Imagination Tree.

5- Pintando com pincéis locomotivos?

Pintando com o trem

Essa dica bem melequenta e, por isso mesmo, bastante divertida é usar os próprios trens como pinceis que pintam sozinhos! Legal, né? Basta uma folha de papel brance e tinta guache. Depois, só fazer eles andarem e a arte estará sendo feita sozinha. Foi o Play Trains que me mostrou isso e eu fiquei en-can-ta-da. Depois dá pra pendurar e ainda dizer que foram os trens que pintaram (;

Viu? Você não precisa de tíquete pra andar de trem nas férias. Ele pode já estar na sua casa. Vamos viajar?

Gostou das nossas dicas? Aqui no Tempojunto, temos dicas de brincadeiras todos os dias e para todas as idades. Se você quiser, para não perder nossas novidades, inscreva-se na nossa newsletter e toda semana você receberá nosso e-mail cheio de dicas.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.