Como montar uma área de brincar para um bebê de 6 a 12 meses – parte 2


Você já viu que eu inventei um jeito de ter um playground itinerante para a Gabi? Falei sobre isso no meu post do dia 19/08 (vale a pena ler antes de começar esse post aqui). Hoje vou contar sobre como organizo os brinquedos.

Vocês repararam que os brinquedos estão organizados em cestos? Pois é, eu incorporei a ideia dos Cestos de Tesouros que descobri investigando a filosofia Montessori (já escrevi sobre isso a primeira vez aqui) e comprei na Tok&Stok cestos de fibra natural que encaixam perfeitamente na caixa plástica onde tudo fica guardado.

montando o playground 2

Em cada cesto eu organizo alguns temas e vou variando ao longo das semanas, para que a Gabi sempre tenha novidades ao seu alcance.

Cesto de sons

Cesto com objetos que produzem som (chocalhos e instrumentos musicais)

Cesto de livros

Cesto de livros

Um dos cestos tem tampa e com ele eu trabalho ainda mais a surpresa e falo para a Gabi “O que será que tem aqui?”. Uso um tom de voz bem instigante e a Gabi chega a esticar os braços para pegar o cesto e descobrir o que tem dentro. Falei sobre isso com mais detalhes no post “Cestos dos Tesouros – atividades para bebês”.

Os cestos ficam todos ao alcance da Gabriela (numa distância que ela precisa se esforçar um pouco para pegar) e em geral eu coloco 1 cesto por vez. Mas algumas vezes eu coloco tudo que é para ela ser estimulada a fazer escolhas. Um detalhe importante, que também veio da filosofia Montessori, é a questão do espelho. Eu comprei um espelho simples, que faz parte da Caixa do Playground, de forma que ela sempre fica de frente para o espelho quando está brincando. Logicamente o espelho fica fora do alcance da Gabi para evitar acidentes e ela não brinca sem supervisão.

Tudo em frente ao espelho

Bem, esse foi o último post da série “Playground da Gabi”. Espero que seja útil. Semana que vem vou falar sobre diferentes brincadeiras que fazemos no Play!

Gostou das nossas dicas? Aqui no Tempojunto, temos dicas de brincadeiras todos os dias e para todas as idades. Se você quiser, para não perder nossas novidades, inscreva-se na nossa newsletter e toda semana você receberá nosso e-mail cheio de dicas.

14 Comments

Comente
  1. 1
    Carla

    Oi Patricia! Fiquei super feliz com o post! Obrigada por compartilhar seu conhecimento! Isso é muuuito gentil da sua parte! Você tem o blog q sempre sonhei em achar desde que a Luisa nasceu! E não desista nunca, porque mesmo sem comentar eu estou sempre aqui ou no IG! Bjs

  2. 3
    Ana Paula

    Inspirador ! Parabéns pelo capricho e pela iniciativa de dividir idéias tão maravilhosas com outras mães como eu ! Só uma coisinha , onde comprou esse tapete ? Mto legal !

    • 4
      tempojunto

      Oi Ana! Obrigada! Espero que o Tempojunto consiga ser útil para muitas mães. O tapete eu trouxe dos Estados Unidos. Comprei pela Amazon. É da marca Tiny Love. Bjs

  3. 5
    Andreia

    Oi Patrícia, adoro sua página. O tempojunto me ajuda demais a criar novas atividades para meu bebê de 7 meses.
    tenho feito cestos de tesouros e ele ama, já conhecia de montessori, que aplico desde o meu primeiro filho de 4 anos.
    Fiquei encantada com os chocalhos do cesto da Gabi, esse com croché por fora então amei, onde vc comprou? ???

    • 6
      tempojunto

      Oi Andreia! Obrigada pelo comentário! A gente ama saber que está sendo útil para alguém! O chocalho é lindo mesmo. Também sou apaixonada por ele. Meu marido trouxe de uma viagem à França. Bem que eu procurei, mas não encontrei por aqui :(. Bjs

  4. 7
    Bia

    Gente! Como nao conhecia esse blog antes? Estou encantada e absorvendo muita coisa!!! Minha baby tem 6 meses e estou em êxtase com td q estou lendo aqui. Mt obrigada por compartilhar tanto conhecimento e dedicação com a gente! Um beijo com gratidão.

    • 8
      tempojunto

      Oi Bia! Que bacana! Obrigada pela gentileza de vir aqui e deixar um comentário tão carinhoso. Espero que você aproveite bastante e tenha muito tempo junto com a gente 🙂
      Bjs
      Patricia

  5. 13
    Mônica Carla

    Eu amei !! Meu bebê tem síndrome de down , sempre estou navegando para ter ideias para fazer com meu bebê e eu amei Tamo junto!! Parabéns, Deus abençoe!!!

    • 14
      Patrícia Marinho

      Oi Mônica, muito obrigada! Ficamos muito felizes por saber que estamos ajudando. Volte sempre e divirta-e muito!

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.