Melhores ideias para celebrar o 7 de Setembro


No dia 7 de setembro relembramos o famoso Grito do Ipiranga, eternizado no brado retumbante de D. Pedro, em São Paulo, às margens do Rio Ipiranga. Hoje se tornou o momento importante uma vez que é relemrada a independência do Brasil. Mas há  informações bem interessantes, segundo o Guia dos Curiosos, como o fato de que o Brasil tenha pagado 2 milhões de libras a Portugal pela Independência ou que o grito não aconteceu às margens do riacho do Ipiranga,mas no alto da colina próxima ao riacho, onde sua tropa esperava que ele melhorasse de um súbito mal-estar intestinal.

Ou seja, todo dia é uma nova oportunidade para aprender sobre novos fatos! E por que não novas atividades?

1- Quebra cabeça da bandeira: recriando o símbolo nacional (basta cortar a bandeira em quatro)

2- Juntando peças de casa para formar a bandeira: procure pelos cômodos as cores da bandeira e monte nosso símbolo nacional!

atividade 7 de setembro bandeira do brasil

3- Gelatina brasileira ideia super bacana e fácil, com gelatina verde, de limão, e amarela de abacaxi. 

4- Brigadeiro da copa: com esses granulados coloridos, não como não festejar o dia!

Durante a Copa do Mundo em 2014, eu publiquei estas duas receitas acima, que dá para fazer junto com as crianças. A Copa acabou, mas a simbologia do verde-amarelo pode render um bom Tempojunto na Cozinha para preparar a sobremesa do almoço.

comidas para festejar 7 setembro gelatina e brigadeiro

5 – E que tal montar uma banda com objetos da cozinha, tais como colheres e tampas de panela para fazer um micro-desfile em casa e, quem sabe para as crianças maiores, cantar o Hino da Independência (lembra dele?). Vai a letra qui para ajudar.

hino independência


São atividades simples, mas simbólicas. Ao serem reproduzidas pelas crianças, criam um repertório de imagens e memórias que, certamente, levarão para o resto da vida. E aí, vamos celebrar o Brasil?

Se você gostou e não quer perder nenhuma novidade, faça parte do nosso grupo da newsletter. É gratuito e você recebe nossas atualizações semanalmente em seu e-mail.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.