Decalque com bandeja de isopor


Que tal aproveitar aquela bandeja de isopor que vem junto com os frios que você compra na padaria para fazer uma arte com decalque? É um jeito diferente de fazer arte que, além de ter um efeito lindo, cai na categoria “não requer prática nem habilidade”, só os materiais certos.

Você vai precisar de uma bandeja de isopor, tesoura, lápis grafite, papel, tinta guache ou acrílica, um rolo e algum tipo de suporte para derramar a tinta e poder molhar o rolo na hora de pintar.

materiais para a arte com decalque

A primeira tarefa é transformar a bandeja de isopor na sua “tela” e por isso ela, precisa ser plana. Use a tesoura para cortar as bordas da bandeja.

Feito isso, pegue o lápis grafite e use-o para fazer um desenho no isopor. Você vai ver que o lápis afunda no isopor, fazendo com que o desenho fique em baixo relevo. Você pode desenhar qualquer coisa. Eu fiz uma boneca, já a Carol me disse que iria fazer uma arte abstrata que nem Miró.

Vamos usar o lapis para fazer o desenho no isopor

Feito o desenho, hora de molhar o rolo na tina e depois passar no isopor, que assim vira um decalque.

o decalque da pat foi uma menina pintada de preto

Quando o isopor estiver todo entintado, basta virar o lado com tinta no papel (ou na superfície que você queira decalcar), pressionar por alguns segundos e pronto, o papel ganha o desenho e os seus filhos ficam felizes por terem feito uma arte linda feita por decalque.

Decalque da Carol já pintado

Carol usa o isopor pintado para decalcar

Esta pronta a arte com decalquer

 

Eu não cheguei a tentar, mas da próxima vez estou pensando em usar tinta acrílica e fazer um decalque numa camiseta. Será que vai dar certo? Fica para a lista de atividades para as férias!

Espero que estas dicas ajudem no seu dia a dia com seus filhos. E se você gostou e não quer perder nenhuma novidade, faça parte do nosso grupo da newsletter. É gratuito e você recebe nossas atualizações semanalmente em seu e-mail.

1 comment

Comente
  1. 1
    Amanda

    Para professores de arte e artistas de plantão: Eis uma boa forma de trabalhar gravura com crianças e/ou fazer uma gravura barata ou estudo de gravura. (gravura é a técnica em que uma superfície é gravada para depois ser entintada e impressa. Existe gravura em madeira -xilogravura -, em metal -calcogravura -, etc…)

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.