Pista de obstáculos para os bebês


Mais um dia que chega e lá temos que inventar atividades para fazer com os bebês, não é mesmo? Para não ficar sem ideia do que fazer, eu tenho o Board com Atividades para a Gabi que criei no Pinterest e que está cheio de sugestões bacanas. Além disso, comprei um ebook que foi um achado. Chama-se “Zero to Two book of Play” e foi de lá que eu tirei a ideia de fazer uma pista de obstáculos usando copos de papel ou plástico e brinquedos. Foi de lá também que saiu a atividade com blocos grudentos que eu postei outro dia.

Para hoje, o material necessário são copos de plástico ou papel e brinquedos pequenos (porém não tanto que possam ser engolidos). A ideia é fazer várias torres de copos ao longo do piso, com um brinquedo no topo para ficar mais interessante. Se você tiver copos de diferentes tamanhos e cores, melhor. Só tome cuidado para o bebê não começar a comer o copo se ele for de papelão ;)

A torre de copos montada para fazer a pista de obstaculos

Pronta a “pista de obstáculos” basta colocar o bebê no chão e esperar a reação. Em geral, se o seu bebê engatinha, ele já está acostumado a circular pela casa. Ao ver o piso conhecido com objetos diferentes, a tendência é aguçar a curiosidade e fazer com que o bebê vá “correndo” na direção da torre com os copos para entender o que é aquilo e o que está fazendo ali.

Gabi consegue pegar o brinquedo na torre de obstáculos

 

A Gabi passou quase 20 minutos (que para um bebê é uma eternidade), engatinhando para lá e para cá para derrubar as torres e brincar fomos bonecos que ela encontrou no caminho. A cada torre que ela desmontava a gente ia lá e montava de novo, para a brincadeira continuar. Além de ter sido um excelente exercício para estimular o ato de engatinhar, a atividade é ótima para exercitar a coordenação olho-mão (usar as mãos para pegar um objeto que estava a vista) e desenvolver a coordenação motora.

gabi brinca com os brinquedos caidos

Pensa numa criança feliz como uma brincadeira!

Gabi feliz com a brincadeira da pista de obstaculos

Uma coisa legal que o livro menciona é que esta e uma ideia fácil de levar na bolsa para repetir na casa dos avós ou mesmo para colocar na mala e distrair o bebê no hotel durante uma viagem.

Confirma o sucesso da brincadeira com a Gabi no video abaixo:

 

Aqui no blog, semanalmente tem sugestões para você e seus filhos. Não perca! E se você se inscrever na nossa Newsletter, estas dicas chegarão gratuitamente no seu e-mail. É só clicar aqui.

 

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.