Sabonete artesanal, um presente de natal cheio de carinho


O Natal está aí e eu resolvi fazer este post para estimular os que gostam da ideia de fazer presentes em casa, mas que não acham que possuem habilidades para trabalhos manuais. O sabonete artesanal que eu vou ensinar como fazer hoje é a solução. Tá certo que dá um trabalhinho fazer as compras e que não é barato fazer o estoque do material essencial. Porém, considerando a facilidade de fazer o tal sabonete, somada à sensação de satisfação que os seus filhos vão ter quando perceberem que conseguiram fazer, em casa, um presente tão caprichado, você vai ver que vale a pena (especialmente se considerar a possível economia nas compras de natal!). Aqui em casa, pelo menos, a Carol adora chamar as amigas e fazer uma Oficina de Sabonete, comigo junto, logicamente. O resultado final é um sabonete lindo, cheiroso e gostoso de usar.

Bem, o primeiro passo é dar conta da lista de material. Eu comprei tudo pela internet, no site da loja Peter Paiva. Aliás, ele é um bam bam bam do segmento e dá vários cursos para quem quiser se aprofundar. Eu não vou nem de longe chegar na arte dos profissionais em sabonetes artesanais, afinal, o meu objetivo principal é me divertir com a minha filha. Mas mesmo assim fica muito legal. O site do Peter Paiva é um pouco mais caro que outras opções que têm por aí, mas lá você vai encontrar tudo o que precisa, incluindo formas maravilhosamente lindas e irresistíveis, para colocar sua fábrica de sabonete artesanal de pé.

A lista de compras pode ser básica ou elaborada. O limite é o investimento.

A lista básica tem a base de glicerina branca, pelo menos 1 essência (o aroma do sabonete), um corante e uma forma. Eu, como sou exagerada, comprei logo 4 essências e outras 4 cores, além de embalagens para presente (artigo facultativo). Sobre as formas, não vou nem me dedurar e falar quantas eu tenho rsrsrsrsrs. Além disso, é necessário ter um panela pequena de ágata e alguns recipientes plásticos para fazer a mistura entre a base de glicerina derretida, a essência e o corante.

material pro sabonete artesanal

Com o material pronto, o passo-a-passo é o seguinte:

1. Cortar pedaços da base de glicerina e colocar para derreter, em banho maria, na panela de ágata.

glicerina na panela

2. Quando a base estiver derretida, colocar no recipiente plástico, tipo um medidor, para que seja feita a mistura com a Essência e o Corante (serve corante de alimentos). A quantidade de corante e essência varia conforme o gosto do freguês. Na oficina aqui de casa, não tem uma medida exata, vai no olhômetro e no cheiro, mesmo.

corante no medidor

3. Misture bem, e rápido, antes que a glicerina comece a derreter. Com a base ainda em estado líquido, derrame a o conteúdo do medidor nas formas apropriadas. E é aí que está a mágica! Na escolha das formas.

Moldes de coelho e cachorro

4. Coloque no congelador e espere 10 minutos.

5. Garanta que a base endureceu mesmo, retire da forma e tcharãm está pronto do seu sabonete artesanal. Ninguém diz que levou 30 minutos para fazer e tudo mundo adora os formatos.

Golfinho na mãosabonete golfinho pronto

6. Se quiser caprichar e fazer mesmo dos sabonetes um presente, você pode embalar um por um em filme plástico, como o cachorrinho abaixo

Sabonete de cachorrinho

E ainda colocar numa caixinha de presente. Eu coloquei numa caixinha de acetato transparente que eu comprei no site do Peter Paiva, junto com todo o restante do material.

Peixinhos embalados

Se quiser você ainda pode arrematar com uma fita de tecido e fica mais lindo ainda. Por duas vezes eu fiz o sabonete com a Carol enquanto ela recebia amigos. Com isso eles decidiram que iam fazer sabonetes para vender numa lojinha que eles montaram no playground do prédio. Ficou super legal, mas isso já é assunto para outro post.

Como eu mencionei no início que os sabonetes podem ser uma ótima lembrancinha de natal e o que faz a diferença são as formas, vou terminar mostrando a nossa produção de sabonetes de Natal.

sabonetes de natal prontos

As avós, por exemplo, vão amar ganhar um Papai Noel fofo que nem esse, ainda mais feito pela neta.

sabonete papai noel pronto

 

 

 

+ Não existem comentários

Deixe sua opinião