10 Livros de Atividades para animar as férias


Hora de fazer o post com as dicas dos livros de atividades para animar as férias.  Eu já contei que ir à livrarias já se tornou um programa de Domingo e indicações de amigos e leitores de livros são sempre bem-vindas. Eu compro de tudo um pouco e adoro investir em livros de atividades! Eles são verdadeiros baús de ideias para tornar os dias que as crianças estarão em casa em momentos de brincadeira e diversão.

Para facilitar a vida tanto de quem vai passar as férias em casa quanto de quem precisa de ideias do que levar na viagem para distrair os pequenos, aí vai a lista de

1. Para desenhar: “Meu Livro de Arte”, da Atividades Usbornelivros de atividades para animar as férias - livro de arte

Esse para incentivar os pequenos artistas. O livro apresenta vários estilos de pintura da História da Arte e depois dá sugestões de atividade baseadas na explicação. Eu já fiz um post sobre uma de completar o desenho a partir de uma linha que é bem legal.

2-Para desenhar: “Vamos fazer um monte de arte”, de Marion Deuchers

Vamos Fazer um monte de arte

E livro é perfeito pra se divertir, aprender a desenhar e ainda familiarizar as crianças com os mestres da arte. Cada página tem uma atividade diferente, que vão de ‘desenhe um cubo’ a ‘faça uma colagem como Matisse’. Em um Domingo, eu e a Carol trabalhamos na página do Van Gogh. É muita inspiração e referências artísticas. Vale muito a pena.

3. Para criar: “Fabriqueta de Ideias”, de Katia Cantonlivros de atividades para animar as férias - livro de atividades

Ganhei este livro da minha irmã e já está na mala das férias. O maior número de sugestões tem a ver com ideias criativas de arte, o que faz com que você precise ter pelo menos papel e lápis por perto para aproveitar. Mas o livro vai além e inclui jogos verbais bem interessantes também.

4-Para brincar: “Brincadeiras criativas para o seu filho”, de Cristopher Clouder e Janni Nicol

Brincadeiras criativas para o seu filho

Indicado pela minha amiga Tânia Hubner, leitora do Blog, esse livro com diversas atividades bacanas que ajudam no desenvolvimento das crianças de forma natural e holística, ligadas à linha Waldorf. Eu amei essa minha primeira dica de leitora e recomendo muito o livro, independente da linha pedagógica que você segue! Para os menoreszinhos, há a versão “Brincadeiras Divertidas para Bebês”, dos mesmos autores. São livros esgotados no fornecedor e portanto são difíceis de achar.

5-Para recordar: “Manual de Brincadeiras da Mônica”, da Editora Mauricio de Souza

Manual da Monica

Os gibis da Turma da Mônica são clássicos de leitura! Essa característica está presente também nesse livro, pois é  uma coletânea de jogos, brincadeiras e passatempos tradicionais. É o tipo do livro que todo mundo deveria ter em casa para recorrer na hora em que não se sabe o que fazer. A Carol disse que tinha que estar aqui e adorou usá-lo pra fazer as imbatíveis e atemporais pernas de lata. O manual é muito bacana por provocar conversas sobre as brincadeiras que nós, os pais, fazíamos na infância.

6. Para soltar a imaginação: “Fantástica Fábrica de Histórias para crianças”, do Paulo Tadeu

A Fantástica Fábrica de História para Crianças

falei sobre este livro várias vezes por aqui no blog! São cartas como inícios de histórias para a criança completar. É um tem que ter nas malas de viagem, por exemplo. Nós fizemos uma entrevista com o autor, o Paulo Tadeu, para a nossa coluna “Leitura Brincante” e em breve ele vai estar por aqui contando como fez para criar essas caixas incríveis.

7- Para dobrar: “Origami”, do  Ciranda Cultural

Origami do Ciranda Cultural

Esse também me faz lembrar muito a infância, pois eu o usei pra fazer aqueles antigos Come-come de papel com a Carol. Esse livro ensina diversas dobraduras, com tutoriais muito bem explicados. Ele é, também, prático, porque vem não só com os papeis, como também com outros materiais que ajudam a incrementar sua atividade. Você só vai precisar mesmo de canetinhas e muita imaginação! Também é outra ótima dica de livro para garantir a distração em viagens longas.

8-Para aprender: “Pequenos cientistas na cozinha”, de Lisa Burke

Pequenos cientistas na cozinha

Para aquelas crianças curiosas, esse é ideal pra aprender sobre ciência e despertar a curiosidade das crianças. O livro é cheio de experimentos super simples de fazer, como aquele que fiz com a Carol, ensinando sobre a densidade, mostrando se um ovo afunda ou boia na água. Qualquer hora vou fazer outros posts para mostrar mais experimentos que fizemos em casa.

9- Para construir: “Fabrica de Brinquedos”, de Ricardo Girotto

Fabrica de Brinquedos

Também indicação de amiga, dessa vez Renata Bordon, esse livro ensina o passo-a-passo da construção de 12 brinquedos, inspirados em datas comemorativas. O legal dele é que ele mostra, no início, fotos explicativas sobre materiais reciclados, instrumentos e formas de pintar, cortar e inventar objetos. Pra você ter noção, a Renata fez esse avião maravilhoso seguindo as indicações do livro.livros de atividades para animar as férias - avião 14 bis

 

Tem coisa melhor do que ter um inventor em casa? (:

10. Para brincar: “Mais de 100 ideias para brincar em casa”, de Araceli Fernández

livros de atividades para animar as férias - mais de 100 ideias

A autora reuniu 121 jogos divertidos para fazer em casa. Tem de tudo! Esse eu pretendo levar na viagem que vou fazer entre o Natal e o Ano-Novo para animar as férias das meninas com seus primos. Depois eu faço posts contando como foi.

Agora, se você já tem todos esses que indiquei, é hora de  transformar caixas de sucrilhos em lindos porta livros. Sua coleção vai ficar completa e ainda mais bonita.

E se você tiver algum livro para indicar, conte para mim. Vou adorar aumentar minha lista de recomendações!

1 comentário

Deixe sua opinião

+ Deixe seu comentário