Atividades de coordenação motora para bebês


Se você tem mais de um filho, vai entender bem esta frase: como é diferente criar um segundo filho! Quem me dera ter passado pela criação da Carol com o conhecimento que eu tenho agora. Uma das diferenças que eu hoje percebo claramente é que eu morria de medo de deixar que a Carol fizesse algumas coisas por questões de segurança. Eu estava sempre por trás, cercando para evitar que ela caísse. Só depois de um tempo percebi como eram importantes as atividades de coordenação motora para bebês. Mesmo antes dela começar a andar. E que a sua segurança dependia também dela ser capaz de executar alguns movimentos e que estes só se desenvolvem com a experiência.

O mais interessante é que as brincadeiras que envolvem a coordenação motora estão logo ali e podem ser descobertas pelos próprios bebês se você permitir que eles brinquem livremente. Veja alguns exemplos:

Eu tenho uma varanda da minha casa. Ela e a varanda são interligadas por degraus. Eu achei que ia ficar o dia inteiro tendo que segurar a Gabi, quando ela começasse a andar, para evitar que ela caísse. Pois bem, bastaram alguns dias dela descobrindo o ambiente para encontrar as suas soluções

Gabi segura na porta

Gabi segura na porta

Depois testa o caminho

Depois testa o caminho

Gabi passando pelo degrau

E passa pelo degrau

Nos parquinhos existem um monte de oportunidades de se praticar atividades de coordenação motora para os bebês. Veja o escorrega. Subir e descer uma rampa inclinada é um enorme desafio que começa ser vencido aos poucos. Cada tentativa de subir pela rampa é uma brincadeira, e uma aprendizagem.

Atividades de coordenação motora para bebês - Gabi subindo o escorrega

Se no parquinho tiver um brinquedão com escada de cordas aproveite para estimular o seu bebê ainda mais. Levou pouco tempo para a Gabi perceber que ela precisava ir colocando os pés e as mãos nos lugares certos para conseguir subir (note que esta é uma escada de cordas que possui uma rede embaixo e por isso não representa perigo para os momentos em que a Gabi escorrega o pé)

Atividades de coordenação motora para bebês - Gabi subindo o brinquedo de cordas

Ainda como exemplo de como os bebês encontram sozinhos atividades que desenvolvam a coordenação motora? A Gabi viu um patinete de uma criança e resolver que ela podia ir empurrando um também. E não é que ela conseguiu? Depois quis até subir e se equilibrar, mas aí já era um pouco demais!

Atividades de coordenação motora para bebês - Gabi com o patinete

Subir no sofá, descer do sofá, subir e descer escada, são tudo exemplos de desafios que os bebês precisam superar na medida em que crescem. Você pode transformar cada um desses desafios numa brincadeira.

Aqui no blog, todos os dias tem sugestões para você e seus filhos. Não perca! E se você se inscrever na nossa Newsletter, estas dicas chegarão gratuitamente no seu e-mail. É só clicar aqui.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.