10 atividades que acalmam para a hora de dormir


By patcamargo

Aqui em casa, sempre estabelecemos uma rotina na hora de dormir e tem funcionado muito. Desde bebês, mantemos o mesmo horário “faça chuva ou sol”, fazemos a higiene, contamos uma história, rezamos e apagamos as luzes. Mas antes disso, logo depois do jantar, o maridão chega em casa. Ahhh! Então, as energias são renovadas como mágica e crianças calmas e sonolentas se tornam faladoras-corredoras-saltadoras. É nesta hora que entram uma destas 10 atividades que acalmam para a hora de dormir.

Criamos 10 porque usamos uma ou duas a cada dia da semana. Eu inclui nesta lista também as brincadeiras que fazia quando eles eram menores (1 e 2 anos). Nas noites de sexta para sábado tem acampamento em casa, então a hora de dormir é mais divertida mesmo. E de sábado para domingo, em geral, eles estão tão cansados (e viram o pai o dia todo) que só o ritual básico descrito acima já é suficiente para que eles durmam bem.

1. Caixas de atividades surpresa com lápis, livro de colorir

Funciona desde bem pequenos, quando o giz de cera ainda era grandão e eu ficava atenta para nada ir parar na boca. Tem caderninhos de colorir que são bem baratinhos e eu aproveito feiras de livros para comprar vários e deixar guardado em casa.

Sempre que uso, eu coloco um caderninho ou um tipo de material de colorir diferente (giz de cera, lápis de cor, caneta hidrocor, caneta esferográfica). E fico junto, incentivando e observando as pinturas surgirem. Em geral, não deixo colorirem tudo para ficar um gostinho de “quero mais”.

hora de dormir - conjunto de lapis de cor

2. Jogos de “10 minutinhos”, como dominó, palitinhos, mímica

Atividade de 10 minutinhos pega vareta

Tem um post só com estas dicas para fazer com as crianças quando tempo pouco tempo. E eu uso muito jogos simples, como dominó ou pega-varetas (palitinhos). Duas ou três partidas no máximo já está ótimo para a hora de dormir.

Quando bebês, eu usava jogos de empilhar. Pegava blocos, formas geométricas ou objetos da casa mesmo e fazíamos torres as mais altas possíveis.

Agora que eles são maiores, eu inclui a mímica nestas atividades. Funciona assim: eu fico como “apresentadora” do jogo e vou dizendo qual mímica eles devem fazer. Comecei com nomes de animais, por serem mais simples de representar. Os outros precisam adivinhar. Acaba que não tem muita competição, pois todos querem falar juntos rsrsrs. Nestas semanas, eu inclui verbos (cantar, nadar, dançar) na mímica. Funcionou super bem!

3. Quebra-cabeças

Com 1 ou 2 anos uma criança já pode se interessar por quebra-cabeças. E são santos auxiliares na hora de dormir. Os mais novinhos formam aqueles de encaixar as peças nos espaços correspondentes.

Anted de dormir: jogos de encaixar

Conforme foram vão crescendo, eu aumentei a dificuldade dos quebra-cabeças. Dependendo do humor de cada uma antes de dormir, eu faço uma montagem coletiva, ou apresento um para cada um. Meu papel é de observar e só ajudar quando realmente eles não conseguirem encontrar uma solução. E não precisa se preocupar em ter vários quebra-cabeças em casa. O mesmo funciona diversas vezes.

hora de dormir - quebra cabeça

4. Costura, alinhavo, tecer nos botões

Aprendi com a escola das crianças a trabalhar com alinhavo. Para fazer um destes, você precisa de:

– um pedaço de papelão. Pode ser o que sobra das atividades com caixas de papelão, por exemplo.

– um desenho simples impresso

– um furador de papel ou chave de fenda

– fio de lã (coloque uma fita adesiva na ponta do fio para ficar durinha) ou cadarço de tênis

Cole a figura no papelão. Depois de seco,  e faça furos no contorno do desenho. Aqui vai uma dica. Se você apoiar o papelão em um pedaço de massinha, dá para fazer os furos com uma chave Philipps (aquela que é redondinha). Então, apresente para a criança e peça que ela passe o fio de lã ou cadarço pelos furos, alinhavando a figura.

Ideias do que fazer hora de dormir - como fazer alinhavo

Com o tempo, esta atividade pode virar um hobbie, como a costura, bordado ou tricô. O que acha?

Outra ideia legal é esta que eu encontrei no blog RockaByeButterfly. Usando um pedaço de papelão, colamos botões bem grandes. A atividade, então, é criar teias de aranha passando fios de lã pelos botões.

Uma dica: use cola super forte para não despregar os botões com facilidade.

5. Lego

Outra brincadeira que funciona bem para acalmar os ânimos antes da hora de dormir são os Legos ou outras versões destes blocos de montar. Estes grandes da foto eu uso desde que meus filhos conseguiram sentar sozinhos. Se não tinham força para encaixar, certamente tinham para desmontar!

Hoje, como eles são maiores, eu proponho figuras para que eles reproduzam com os Legos. Em outros momentos, eu os deixo livres para criar, mas aqui, como a proposta é a concentração e foco (que dá mais sono que a criação livre), eles resolvem uma figura por vez desta atividade. Em geral juntos. Mas se eu percebo pouco espírito colaborativo, prefiro propor um para cada. Afinal, a proposta aqui é acalmar os nervos e não irritá-los com disputas desnecessárias.

hora de dormir - lego

6. Torre de esponjas coloridas

Esta ideia também está no post da Toddler Aproved. Também se parece com o Jengo, que a Pat descreveu no post sobre noites em família. O princípio é o mesmo: formar torres com as esponjas e depois retirá-las (começando de baixo para cima), sem derrubar a torre.

Eu faço com as esponjas porque não me preocupo em machucar e eles treinavam também o nome das cores quando eram pequenos.

hora de dormir -torre de esponja

7. Bexigas com “coisas” dentro para sentir e advinhar

Esta sugestão eu acho bem interessante. Já tinha feito antes em casa, mas durante o dia. Você vai precisar de bexigas e objetos diferentes como farinha, pedrinhas, grãos, flocos de milho açucarados, gelo.

Coloque os objetos dentro das bexigas e amarre bem. Daí é deixar na mão deles. Para os bebês funciona também como atividade de descoberta sensorial. Para os mais velhos, além do sensorial é possível fazer um jogo de advinhação, no qual eles precisam descobrir o que há dentro de cada bexiga.

hora de dormir - bexiga com coisas dentro

8. Garrafas calmantes (para até 2 anos)

Curti muito esta sugestão quase hipnótica. Funciona bem com crianças pequenas. Eu usei para acalmar antes da hora de dormir até os 3 anos deles. Hoje, as garrafas são mais estimulantes na criação de brincadeiras e cenários para faz-de-conta (!) Mas como cada criança é uma, talvez a sua use por mais tempo.

Ideias do que fazer hora de dormir - garrafa calmante

Eu usei uma garrafa de suco vazia. Coloquei água e corante de alimentos até ficar na cor que eu achava legal. Depois coloquei restos de cola com gliter que sobrou de atividades artísticas aqui em casa. Tanto faz a cor da cola, pois a cor da água na garrafa é o que prevalece. Mas a cola faz com que o gliter fique flutuando na garrafa.

Também incluir mais purpurina e pequenos objetos (penas, bolinhas, grãos). Fechei tudo e passei fita adesiva forte para não haver o risco de escapar a mistura ao virar a garrafa.

hora de dormir - garrafa calmante pronta

As crianças ficavam maravilhadas observando as figuras e brilhos da garrafa colorida. E quando formava uma bolha de ar? Nossa! Era uma vibração!

Para bebês: eu deixei mais duas ideias calmantes para antes da hora de dormir dos bebês. Assim você pode apoveitar, mesmo se não tem filhos com a idade dos meus.

9. Sacola sensorial com água e objetos

Esta também funciona como atividade de desenvolvimento cognitivo para os bebês. Você vai precisar de:

– saco de guardar alimentos no freezer (eles são mais resistentes que outros saquinhos)

– fita adesiva

– água

– objetos diversos, brinquedinhos

Ideias do que fazer hora de dormir - sacola sensorial

A montagem é bem simples. Basta colocar a água e os objetos na sacola, com o cuidado de deixar um bom espaço para que a água possa circular por dentro do saco, quando ele for apertado, esmagado ou abraçado. Na época em que eu fazia, enchia só metade do saco com tudo.

Feche bem com fita adesiva larga, para não escapar a água.

Pronto! É só deixar com o bebê e acompanhar as descobertas dele. Como esta atividade desperta a curiosidade e a concentração, seu bebê vai fiar com soninho logo.

Ideias do que fazer hora de dormir - sacola sensorial para crianças pequenas

10. cesto dos tesouros

Este a Patricia Marinho já explicou muito bem em outros momentos. A diferença aqui é preparar os cestos com objetos menos coloridos, menos barulhentos e que dêem sensação de conforto ao toque.

Ideias do que fazer hora de dormir - cesto do tesouro

Lembre que a proposta aqui não é estimular o bebê, mas concentrá-lo e acalmá-lo. Pequenas almofadinhas (destas de costureira espetar agulhas), pacotinhos de tecido em tons neutros com grãos dentro, penas ou esponja de banho são exemplos que podem ser aproveitados.

(bocejo) Então, vamos deixar a hora de dormir mais tranquila?

Se você tem um bebê em casa, principalmente se for o primeiro filho, provavelmente se preocupa em como montar uma área de brincar para ele. A gente preparou um ebook especial com dicas de como montar uma área de brincar com dicas de quais brinquedos ter e porquê, como usar o berço como espaço de brincar e como colocar os brinquedos à disposição das crianças para manter o interesse sem fazer da casa um caos. Clique aqui para  receber o seu. É grátis!

Ebook area de brincar_1

 

Foto de capa com modificações: Burstingwithcolours

post_link_parceiros

21 Comentários

Deixe sua opinião
  1. 3
    Dani

    Adorei o post, vou incluir na rotina de sono do meu filhote.
    Meu filho AMA quebra-cabeças, tem 2 daquele que aparece na foto (o que tem um tablado de 3 peças onde são montados os quebra-cabeças de 2 a 5 peças), que ele monta desde que tinha 1 ano e 6 meses (hoje tem 2 anos e 1 mës).
    Tenho tido muita dificuldade em encontrar quebra-cabeça para a idade dele, inclusive outros desta mesa linha (este que o teu filho está montando nós não temos, por exemplo). Sabes me dizer onde posso encontrar?
    Obrigada e parabéns pelo ótimo site.

    • 4
      Patricia Camargo

      Oi Dani, tudo bem? Aqui é a Patcamargo. Que legal que você gostou das nossas dicas. Espero que elas ajudem de verdade! O quebra-cabeças que o Pocoyo está montando se chama “Puzzle for Baby” e é de uma empresa chamada Pais&Filhos de brinquedos educativos. Não sei se consigo mandar a foto da capa por aqui, mas qquer coisa me manda uma mensagem privada pelo Facebook do Tempojunto que eu coloco lá.

      Na época (há 3 anos) eu comprei numa lojinha de bairro, destas tipo armarinho. Eu achei legal porque é de madeira (ele podia colocar na boca), difícil de quebrar (durou até agora e já passou pelas mãos da Cururuca e da Potcho). Mas no site da empresa http://www.paisfilhos.ind.br/paisfilhos/pt/index.php tem os telefones dos representantes deles e talvez você encontre algum perto de você.

      Em último caso, a Grow também tem quebra-cabeças para bebês que são nesta linha. Bjs

  2. 5
    Alice

    Tenho uma sugestão: Tenho uma baby de 3 anos, muito, absurdamente ativa, e eu sou deficiente, brincadeiras de correr estão fora de cogitação, quebra-cabeças ela monta muito rápido…Vocês poderiam sugerir brincadeiras pra consumir essa energia toda sem que eu tenha que correr por favor! Muito Obrigada.

    • 6
      Patricia Camargo

      Oi Alice! Muito obrigada pela sua sugestão. Você não especificou exatamente qual sua deficiência, então darei algumas sugestões. Entretanto, seria legal se você dissesse quais limitações existem, além do correr.

      Neste post: http://www.tempojunto.com/2014/10/22/espaco-pula-pula-em-casa/ a Patcamargo mostra como montar um pula-pula. Na idade da sua filha, ela já pode se divertir, com você só olhando e incentivando.

      Outra coisa que é muito forte nesta idade é o faz de conta. Se você incentivá-la, podem criar juntas histórias em que a mesa de jantar vira um castelo com um lençol por cima (e você pode ser a bruxa má), ou o tapete pode ser um lago de sereias e vocês podem cantar juntas canções do mar. Nesta entrevista da Patricia Auerbach, falamos dos livros dela. Se você der um lenço para sua filha e juntas tentarem imitar as páginas do livro “O Lenço”, vocês irão de divertir, ela vai extrapolar sua necessidade de atividade, sem que você precise correr.

      Você viu o post que falamos sobre brincadeiras para quando as crianças estão doentes? Lá tem algumas atividades que vocês podem fazer juntas, ou você pode incentivá-la a fazer sozinha.

      E cozinhar? Já tentou? Nesta idade ela já tem maturidade para ajudar a preparar pratos simples. Aos sábados agora temos uma coluna chamada Tempojunto na Cozinha que dá sugestões justamente sobre isso.

      Aqui no blog, se você buscar no menu lateral direito “O que você quer fazer” por idade encontrará outras sugestões de brincadeiras que você poderá adaptar à rotina de vocês.

      BJs

  3. 9
    ANGELA

    Ameiiiiii. Gosto de novidades e sei que colocar um bebê pra dormir é um desafio e tanto.Estou grávida de 8 meses e ansiosa com a chegada do meu segundo filho. Estou lendo tudo sobre bebês .Parabéns pelos textos,são muito explicativos e práticos.

    • 10
      Patrícia Marinho

      Parabéns pela chegada do seu segundo filho. Espero que a gente esteja sempre presente no crescimento dele! Obrigada pelos elogios!
      Beijos,
      Patrícia

  4. 21
    Salete

    Querida! Dou graças por pessoinhas maravilhosas como você compartilhar inúmeras ideias criativas, para sermos pessoas melhores para pessoas especias. Adorei TEMPOJUNTO. Fiquei fã. Beijos no coração.

+ Deixe seu comentário