10 brincadeiras para fazer na Páscoa

10 brincadeiras para fazer na Páscoa


Como está a animação da sua casa neste feriadão? Eu adoro aproveitar datas marcantes como Páscoa e Natal para criar tradições em família. Se a tradição puder envolver uma brincadeira, melhor ainda. Por isso, vou usar o post de hoje para apresentar sugestões de 10 brincadeiras para fazer na Páscoa. Quem sabe você não se inspira, se diverte e ainda por cima começa uma tradição também?

1. Caça aos ovos

Só de esconder os ovos pela casa e mandar a criançada procurar já temos a garantia de risadas deliciosas. Com um adulto por perto falando “Está quente! Está frio!”, fica ainda mais legal. Mas você pode fazer uma caçada interessante para as crianças maiores, mesmo as que não acreditam em Coelho da Páscoa, se tiver uma série de pistas para elas desvendarem o mistério de onde encontrar os ovos. Neste caso, você tanto pode deixar um ovo pequeno em cada esconderijo, como pode fazer uma cesta de guloseimas grande que será encontrada no final. Para ajudar você na sua caçada, eu preparei algumas pistas que usei aqui em casa e depois fiz o material em pdf que você pode baixar para imprimir, recortar e usar também. Você pode usar na Páscoa ou simplesmente para fazer brincadeira de caça ao tesouro em casa. Você pode escolher se usa todas as pistas ou apenas algumas delas. Clique na Coleção de Pistas Tempojunto para ter acesso a sua lista.

10 brincadeiras para fazer na Páscoa - caça aos ovos

2. Ovo Dourado

Para deixar a caçada mais divertida, diga que existe um ovo especial, o Ovo Dourado, que quem encontrar vai ganhar um prêmio especial. Você escolhe o prêmio. A sua tarefa vai ser só embalar um ovo de um jeito diferente para que todos possam identificar o Ovo Dourado quando for encontrado.

3. Ovos coloridos

Essa é outra boa sugestão, que veio do blog Mother’s Niche, para uma casa com mais de uma criança. Coloque fitas ou adesivos coloridos nos ovos de forma que cada criança tenha que procurar uma determinada cor.  Assim você evita que o mais rápido fique com uma quantidade maior de ovos em detrimento dos demais

ovo colorido-20630_640

4. Bandeirola para decorar

Outra coisa que pode facilmente virar uma tradição é sentar junto para montar a decoração do almoço de domingo. Eu já dei um monte de ideias de atividades em que você senta com as crianças para criar de Páscoa. Além dessas, que tal esta sugestão do No Time for FlashCards? Você usa washi tapi (fitas adesivas coloridas) e faz banderolas em formato de ovo de Páscoa. Fica lindo!

washi-tape-easter-egg-banner-

5. Acerte o rabinho

Deste post do blog Sugar and Charm vem tudo o que você precisa para fazer um jogo de acerte o rabinho do coelhinho. O bom é que este tipo de brincadeira diverte as crianças grandes e as pequenas também. No post original, você vai ver que a ideia do blog é mandar imprimir uma versão do coelho e dos rabinhos em uma gráfica rápida, para poder fazer um cartaz. Dá um trabalhinho, mas certamente faz um sucesso enorme, especialmente se você for receber crianças em casa.

PintheTailontheBunny21

6. Acerte o Nariz

Gostou da brincadeira de acertar o rabinho, mas não quer o trabalho de ir fazer fora o cartaz, que tal esta versão aqui do blog ROCmomma (é a décima brincadeira do post)? Primeiro vocês passam um tempo animado juntos fazendo o coelho com o prato descartável. Depois todos brincar para ver quem consegue colocar o nariz no lugar certo.

Acerte o nariz

7. Monte seu coelho

Do mesmo post do blog ROCmomma que eu mencionei acima, vem esta ideia de brincadeira que eu achei bem original. É a brincadeira 8 do post. Alguém desenha versões para as partes do rosto do coelho (olhos, boca, bigode, nariz) e depois todos brincam de recortar e colar para fazer um coelho engraçadinho.

monte seu coelho

8. Retratos de Coelhinho

Outra coisa que funciona muito para agradar toda a família e que vira uma tradição é tirar fotos divertidas. Que fazer a máscara de coelho que fizemos com papel descartável ou o nariz de coelho com palito de picolé e sair tirando foto de todo mundo para registrar um dia bacana?

10 ideias criativas para fazer na Páscoa - nariz de coelho pronto

9. Matemática com massinha

Aí vai uma dica de atividade que ajuda os pequenos que estiverem na fase de aprender a contar. Você imprime a folha que vem no post do site PreKinders e depois os pequenos precisam fazer ovinhos de massinha para colocar na folha. Com atividades assim a matemática entra de forma natural na vida das crianças.

easter-playdough-mats2

10. Ovos cozidos decorados

Por falar em aprender a lidar com os números, eu amei, amei, amei esta ida do No Time for Flash Cards, que funciona bem para crianças que já começam a fazer adições simples. Primeiro você separa canetas coloridas (Sharpie de preferência) e numera cada uma delas. Depois usa dados para fazer o sorteio de que cor usar. E aí usa a caneta para decorar os ovos cozidos. A explicação, em inglês, está toda no post original. Lógico que dá para ignorar a parte da matemática e ficar só no prazer de desenhar. Os ovos decorados ficam demais!

color-by-number-easter-eggs-math-game-

Para terminar, não pode faltar uma pegada de coelho, não é mesmo. Eu faço com pó de café. Molho a ponta dos dedos na água, exceto o mindinho, e depois passo no pó de café. Depois junto os dedos em forma de patinha de coelho e faço as pegadas, como se o coelho estivesse com o pé sujo de lama. Funciona bem. E você, faz pegadas também? Como?

 

 

11 comentários

Deixe seu comentário
    • 9
      Patrícia Marinho

      Olá Francieli!
      Espero que as dicas tenham contribuído para uma ótima Páscoa!
      Beijos e volte sempre,
      Patrícia

    • 11
      Patrícia Marinho

      Olá Ivanilson,
      Obrigada pela visita. Espero que seus alunos tenham gostado!
      Abraços e volte sempre,
      Patrícia

+ E aí, o que você achou?