Como fazer um brinquedo Cai ou Não cai em casa

Como fazer um brinquedo Cai ou Não cai em casa


By patcamargo

Eu tive até que trocar o tema do que seria a coluna de hoje, mas foi por um motivo prá lá de bom. O Pocoyo chegou um dia da escola dizendo que tinha aprendido a fazer um brinquedo que era para adultos jogarem e ele queria construí-lo. Assim, eu e meu marido poderíamos jogar quando viessem nossos amigos ou parentes aqui em casa. Tem motivo melhor para colocarmos a mão na massa juntos?

O brinquedo, que pode muito bem fazer parte de uma noite de jogos em família, é baseado num jogo da minha época (!!) que se chamava Cai ou Não Cai. Conhece? Para montá-lo junto com as crianças vocês precisarão de:

1 garrafa plástica

Palitos de churrasco

Bolinhas de gude

1 chave Philips, que aqui eu substitui por este limpador de boca de fogão

Um cai-não-cai incrível feito por uma criança para jogar em família - material

A primeira coisa a fazer são furos por toda a volta da garrafa, numa faixa de aproximadamente 4 dedos de altura ou 8 centímetros. Marque a altura a partir do meio da garrafa para cima. Se precisar, passe uma fita crepe para demarcar direitinho o pedaço da garrafa que será perfurado.

Você pode fazer os furos com a chave Philips. Se o bocal da garrafa permitir, coloque um pedaço de massinha de modelar infantil pela parte de dentro da garrafa para facilitar furar o plástico, sem machucar o dedo e com mais precisão. No meu caso, eu esquentei a ponta do limpador no fogo e furei o plástico com isso. É relativamente fácil, mas exige cuidado. Então faça com as crianças observando de longe.

Os furos não precisam ser paralelos ou perpendiculares. O mais importante é que eles não ultrapassem a altura demarcada.

Um cai-não-cai feito por uma criança para jogar em família - furando a garrafa

Em seguida, deixe seu filho passar os palitos de churrasco (se for o caso, corte as pontas com uma tesoura bem afiada) pelos furos, de forma aleatória. Os palitos devem ir de um furo a outro, cruzando o interior da garrafa. Em casa usamos 30 varetinhas no total.

Um cai-não-cai feito por uma criança para jogar em família - enfiando palitos

Coloque as bolinhas de gude dentro da garrafa. Elas deverão ficar presas na “teia” de palitos que vocês fizeram. Pronto! Está feito o brinquedo Cai ou Não Cai.

Um cai-não-cai incrível feito por uma criança para jogar em família - resultado

Aproveitei neste domingo que alguns amigos vieram jantar em casa e deixei o Pocoyo apresentar o jogo e convidar os adultos para brincar. Olha só o pessoal jogando! Foi super divertido! Ah! Claro! A brincadeira é a seguinte: um por vez, os participantes puxam um palito da garrafa. Quem deixar cair as bolinhas perde a partida. Nem preciso falar que o jogo “para adultos” foi invadido pelas crianças, não é?

 

Quer mais dicas como esta? Então faça parte da nossa lista de e-mails. Você receberá semanalmente nossa Newsletter, com os posts da semana e várias outras dicas.

13 comentários

Deixe seu comentário
    • 13
      Patricia Camargo

      Oi Jane, tudo bem? Aqui é a Patcamargo. Então, no brinquedo que fizemos em casa, não fiz este buraco que você comentou não. E explico: com o buraco, as bolinhas ficavam rolando para fora e estava atrapalhando o jogo, porque as crianças mais corriam atrás das bolinhas que brincavam. Então, fizemos um sem e depois de todas caírem, a gente virava a garrafa de cabeça para baixo e tirávamos as bolinhas.

      Mas sua observação é super válida e sim, quem quiser, pode fazer um buraco não muito grande na parte inferior da garrafa para as bolinhas saírem, conforme forem caindo dos palitos. Bjs Jane!

+ E aí, o que você achou?