10 brinquedos criativos para você fazer em casa

10 brinquedos criativos para você fazer em casa


O post de inspirações para o final de semana de hoje vem com 10 brinquedos criativos para você fazer em casa, gastando quase nenhum dinheiro. Você vai ver que fazer os brinquedos é quase tão divertido quanto brincar com eles.

1. Cidade de material reciclado

Achei esta cidade de embalagens vazias e EVA uma graça. Você nem precisa ter o trabalho de fazer a pista de EVA, se não tiver tempo ou não quiser. Dá para fazer a marcação no chão com fita crepe. Mas que fica bonito e alegre, isso fica. O post original que mostra a ideia é esse aqui do blog funathomewithkids.com.

cidade de material reciclado

2. Robô equilibrista

Essa ideia é ao mesmo tempo um brinquedo e uma experiência de ciências. Esse post do buggyandbuddy.com vem com o tutorial de como montar este robô, incluindo o molde para imprimir e colorir. É só ir lá e conferir. Tenho certeza de que as crianças vão adorar a “mágica” de conseguir equilibrar o seu robô em um dedo só.

br-2.2

3. Alinhavo com EVA

Para quem está com os pequenos em idade de desenvolver a coordenação motora fina, entre 2 e 3 anos, esta ideia do powerfulmotehring.com é muito boa. Você usa folha de EVA, formas de animais (pode ser formas que você usa para brincar de massinha ou para fazer biscoitos), um furador e alguns cadarços e pronto. Está feito um brinquedo de alinhavo. Quem quiser ver mais detalhes de como fazer, pode clicar aqui. A Patcamargo fez também um para brincar com as filhas, mas de pedaço de caixa de papelão. Funcionou direitinho.

alinhavo com eva

4. Carimbos caseiros

Este post do happyhooligans.com vem com nada mais nada menos que 6 sugestões de como usar materiais que você tem em casa, como rolhas, para fazer carimbos. Que talf azer pelo menos um deles?

homemade-stampers-happy-hooligans-

5. Jogo da Velha de Pedras

Você crianças com idade de gostar de jogo da velha? Se sim você vai gostar dessa ideia do eighteen25.com. O primeiro passo é procurar o dia no parque para catar pedrinhas. Depois, um pouco de tinta e alguns gravetos ou palitos de churrasco para montar o tabuleiro e você faz um jogo que ninguém mais vai ter igual :)

jogo da velha de pedra

6. Jogo de bolinhas

Não vivo dizendo que dá para fazer um mundo de coisas com rolos de papel higiênico? Aqui tem uma ideia de um jogo bem bacana do site powerfulmothering.com. Você faz um percurso com os rolos e depois deixa a bolinha rolar. Funciona super bem com crianças pequenas, entre 3 e 5 anos. A Patcamargo fez para os filhos e comprovou o resultado.

DIY-Marble-Run-from-Toilet-Rolls-play

7. Dados de atividades

Esta ideia que encontrei no growingajeweledrose.com é simplesmente genial. Se você tem filho pequeno e quer coloca-lo para fora do sofá, experimente fazer esses dados gigantes, com comandos de atividades físicas, para o seu pequeno jogar, se mexer e se divertir. Cada face do dado tem um comando diferente. Dá uma olhada no post original que você vai entender direitinho como funciona. Estou louca para fazer com a Gabi :)

dado de atividades

8. Pista de macarrão de piscina

Sabe aquele macarrão de piscina que está meio velho e sem uso? Então, dá para dividir ao meio e fazer esta deliciosa pista de corrida para ver quem tem a bolinha de gude (ou o carrinho) mais rápido. Não é legal? Ideia do myhomespunthreads que você pode conferir aqui.

pista de corrida com macarrão de piscina

9. Eu espio

Outra atividade simples de fazer e que rende um bom tempo de distração é preparar uma garrafa “Eu Espio”, que nem esse do hellobee.com. Você enche uma garrafa de arroz e mistura com pequenos brinquedos. A criança recebe um cartão com a imagem de todos os brinquedos que estão escondidos no arroz e seu desafio é encontrar um por um. Funciona super bem para levar para restaurantes e viagens longas. Também vai para a minha lista de espera para que fazer com a Gabi assim que ela estiver maiorzinha :)

eu espio

10. Teatro de Fantoches

Essa é para quem tem disposição para ficar um bom tempo preparando uma atividade e gosta de trabalhos manuais. Dá um trabalhinho fazer este teatro de fantoches, mas achei tudo tão lindo, mas tão lindo que mesmo sendo trabalho não consegui deixar de incluí-lo neste post. O passo a passo da montagem do teatro e da elaboração dos fantoches está explicado direitinho neste post aqui.

teatro de fantoches

Gostou deste post?  Então aproveita para assinar a newsletter semanal do Tempojunto e receber todas as nossas ideias e sugestões por email. É grátis!

 

 

23 comentários

Deixe seu comentário
  1. 6
    Adriano do ESPÍRITO SANTO

    MUITO BACANA MISTURADO COM SUPER LEGAL… AO MENOS TEMOS ALTERNATIVAS PRA QUE, AMBOS, SAIAMOS DA FRENTE DA TV OU PC… O OLHO NO OLHO É MUITO IMPORTANTE E GERA CONFIANÇA E LAÇOS MAIS FORTES ENTRE PAIS E FILHOS, E O QUE CONTRIBUI PARA TRANSFORMÁ-LOS EM GRANDES AMIGOS!!! -DEUS ABENÇOE A TODOS!!! # Adriano do ESPÍRITO SANTO, Marido de MEIRIELE e PAI de SAMM (9) & BELLA (3) .

    • 7
      Patrícia Marinho

      Oi Adriano,
      Que comentário mais bacana! É exatamente por acreditarmos no poder desse olho no olho que fazemos o Tempojunto. Que bom que você entendeu a nossa proposta!
      Obrigada pelo carinho e volte sempre!
      Patrícia

  2. 16
    CRISTIANE PELEGRIN

    Fantástico teu site !
    Tenho dois meninos de 15 e de 8 anos e com certeza irei aproveitar muitoooo teu site, estamos implantando a CAIXA sem TECNOLOGIA e isso nos permite aproveitar melhor o tempo juntos e soltar criatividade e imaginação.
    Irei com certeza compartilhar teu link !!
    Bjssss e gratidão !

    • 17
      Patrícia Marinho

      Oi Cristiane,
      Que comentário bacana! Seja bem-vinda! Espero que a gente consiga inspirar momentos maravilhosos com os seus filhos.
      Beijos,
      Patrícia

  3. 18
    ariana narciso

    eu amei as dicas sou recreadora infantil
    vol por tudo em pratica obrigado sou vo de sete netos
    eles vao adorar se diverti muito

    • 19
      Patrícia Marinho

      Nossa, Adriana, 7 netos! Que sorte eles deram de ter uma avó recreadora! Que bom que você gostou das nossas sugestões.Volte sempre!
      Beijos,
      Patrícia

+ E aí, o que você achou?