Acerte a bola na casinha do porquinho – o jogo inventado pelas crianças


By patcamargo

Depois que eu comecei a pesquisar e escrever para o Tempojunto, mudei um pouco minha forma de brincar com o Pocoyo, a Cururuca e a Potchochenca. Eu inclui, por exemplo, os cantinhos (convites para brincar) e passei a disponibilizar a eles os chamados materiais não estruturados, ou seja caixas de papelão, lençóis, gravetos e várias coisas que incentivam à imaginação.

E a minha surpresa foi quando outro dia desses, a Cururuca inventou sozinha um jogo para ela e os irmãos. Foi um jogo inventado que chamamos de “Acerte a bola na casinha do porquinho“.

Jogo inventado pelas crianças de Acerte a Bola - jogo montado

Ela apanhou duas das caixas de papelão que estavam na varanda e os bonecos de pelúcia de porquinho e de ursinho.

O jogo inventado pelas crianças Acerte a bola - material com caixa e ursinho pro jogo

Depois de arrumar cada pelúcia sobre as respectivas caixas, ela chamou os irmãos para explicar o jogo.

“A gente chuta a bola. Se entrar na casinha do porquinho é ponto. Se a bola for no ursinho você perdeu”. E assim começaram a brincadeira comigo só observando.

Acerte a bola na casinha do porquinho - jogo montado

 

Parece pouco, né? Mas a Cururuca acabou de fazer 4 anos. E ela trabalhou várias coisas nesta atividade: criatividade, tentativa e erro, elaboração de regras simples e comunicação (com os irmãos). Olha quanta coisa a partir de duas caixas de papelão que estavam disponíveis no chão. Melhor que qualquer curso de formação de adultos!

Acerte a bola na casinha do porquinho - Larissa jogando com a bola na caixa

Toda quarta-feira tem a minha coluna por aqui. Mas a gente tem uma brincadeira nova diariamente. Para você não perder nada, faça parte da nossa lista da Newsletter e receba por e-mail tudo que postamos por aqui.

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.