Brincadeira de movimento com boliche caseiro


Eu simplesmente adoro quando faço uma atividade pensando na Carol e ela acaba funcionando para a Gabi e vice-versa. A última que fiz assim foi a brincadeira sensorial com farinha. Sinceramente não sei quem gostou mais!  Hoje vou mostrar como o boliche caseiro que fiz para a Carol virou uma excelente brincadeira de movimento para a Gabi.

Você leu o post sobre como fazer um boliche de garrafa pet, que é inclusive uma das dicas do livro do Tempojunto? Então esse aqui é o jogo de boliche que tenho em casa:

Como fazer boliche de garrafa pet - garrafas prontas

Ao fazer uma pesquisa de atividades para bebês no livro 150 jogos para a estimulação infantil, encontrei a sugestão de colocar a criança sentada no chão, com uma bola, de frente para um conjunto de pinos.

Brincadeira de movimento com boliche caseiro - gabi sentada no chao

Depois você pede para ela rolar a bola em direção ao pino. Isto vai ser um movimento extremamente difícil nas primeiras vezes e é lógico que a criança vai mais errar do que acertar.

Brincadeira de movimento com boliche caseiro - gabi tentando rolar a bola

Não tem problema. Assim como você pode esperar reações do tipo a criança ficar agarrada com a bola e não querer jogar de jeito nenhum.

Brincadeira de movimento com boliche caseiro - gabi agarrada com a bola

O legal é que esta é uma atividade em que a criança vai desenvolver novas maneiras de brincar com a bola: pegar, rolar, jogar. E ainda, vai encontrar os seus próprios jeitos de derrubar os pinos, usando todo seu corpo para isso.

Brincadeira de movimento com boliche caseiro - gabi derrubando os pinos com o corpo

Até com as mãos ocupadas a Gabi inventou de derrubar as garrafas.

Brincadeira de movimento com boliche caseiro - gabi derrubando os pinos com a mao ocupada

Muito simples, né? O ideal é deixar os pinos e a bola ao alcance da criança por alguns dias para que ela se sinta estimulada a ir até o jogo e encontrar sua própria maneira de brincar, acumulando aprendizados à medida que repete a atividade. O bacana é que qualquer um pode fazer uma brincadeira assim.

Se você gostou deste post e quer ficar por dentro das novidades do Tempojunto, entre para a nossa lista e passe a receber a nossa newsletter semanal por email.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.