100 brincadeiras que ajudam a estimular o desenvolvimento das crianças


Hoje é um domingo de estímulo especial. Porque é o último de 2015. Ano que vem, esta coluna aqui voltará com novidades! Por isso, reuni aqui 100 brincadeiras que ajudam a estimular o desenvolvimento das crianças. São ideias que já postamos aqui durante este ano todo e outras novinhas em folha. Em lugar de dividir por idade, preferi separar por tipo de estímulo, afinal, cada bebê ou criança tem seu próprio ritmo.

Além disso, tem uma coisa que eu quero lembrar: brincadeira é prá brincar. Ponto. Os estímulos que “vêm de brinde” servem só para nós pais entendermos porque brincar é tão importante para os nossos filhos de uma forma mais “racional e socialmente falando”. Então, nada de cobrar resultados das crianças, nada de culpa porque você não fez uma ou outra brincadeira. Simplesmente se jogue, divirta-se e aproveite para programar férias incríveis com a família. ;)

Estímulo da coordenação motora grossa

Esta sempre foi minha “praia”. Ah! Aqui é a Patcamargo escrevendo este post. Correr, pular, dançar são minhas brincadeiras preferidas com as crianças. Mas vamos começar um pouco antes, com os bebês.

Para estimular o ficar de bruços e sustentar a cabeça

Para estimular a engatinhar

Engatinhando no túnel

Gabi engatinha em texturas_instagram

Engatinhar nos obstáculos

Estimular a ficar em pé

Estimular a andar

Dicas para incentivar o bebê a andar - Gabi andando

É super importante lembrar que estas atividades de estímulo para bebês devem ser feitas quando eles estiverem bem despertos, sem fome ou qualquer outro incômodo. Criança sonolenta, ou que tenha qualquer outra necessidade básica não atendida, fica irritadiço e não responde bem aos estímulos.

Outra dica é montar uma área de brincar com brinquedos adequados para esta faixa etária. Se você quiser ajuda neste sentido, a gente preparou o ebook “Como montar uma área de brincar para bebês” que pode ser bem útil. O ebook é gratuito e para baixar o seu basta clicar aqui.

Conforme as crianças vão crescendo, a gente amplia o leque de atividades que podem estimular a coordenação de braços e pernas. Aqui tem 10 exemplos de brincadeiras que são baseadas em esportes.

Aproveitar o ar livre para atividades motoras é outra dica ótima para as férias. Neste post tem 5 brincadeiras para fazermos num parque.

escalada

E quer coisa mais legal que aproveitar as brincadeiras de rua para estimular os mais velhos? Saia da cadeira e bóra brincar!

Brincadeiras de rua - Carol pulando corda

Estímulo da coordenação motora fina

Aqui, a gente foca nas brincadeiras que movimentam dedos das mãos e dos pés, criando movimentos de pinça e de encaixe, de firmeza ao segurar um objeto. Olha quanta coisa dá para fazer

Brinquedo de lata para bebês

Brincadeira para bebês com copos descartáveis - guardando palito nos copos

Brincar com algodão no pote

Tirar os panos da caixa de lenços

Usar o cotonete como estímulo

atividade com cotonete para desenvolver a coordenação motora fina - gabi curiosa

Jogar “cadê a bolinha” com o bebê

Brincar de massinha somente usando os pés

Quando eles crescerem um pouco, os movimentos ficam mais complexos.

Cinco brincadeiras para criar uma gincana de desenvolvimento da coordenação motora fina

Fazer um alinhavo em casa

Brincar de desenhar sem tirar o lápis do papel

Compete o desenho

Desenhar com giz molhado

Estímulo da fala e audição

Antes de falar, as crianças ouvem. Então, apresentar sons novos aos bebês é uma excelente forma de estimular a audição e, posteriormente a fala.

Brincar com molho de chaves: balance as chaves próximo de um ouvido e do outro do bebê. Altere um balançar bem baixinho e mais alto das chaves

Cante com seu filho, sendo bebê ou criança

Seção música Tempojunto - como cantar música para crianças de forma divertida

Converse com seu bebê

Brinque de imitar vozes diferentes e engraçadas

Brincar de travadinhas

Brincadeira de trava-língua para estimular a fala - menina com a língua pra fora

Estímulo à leitura e formação de palavras

Neste post, tem 25 brincadeiras incríveis que podem apoiar seu filho quando ele estiver conhecendo as primeiras palavras. Mas eu reforço o alerta: as propostas aqui são para brincar e não “ter algum resultado”, certo?

brincar com seu filho para aprender novas palavras - cartas jogo soletrando 1

Fazer da leitura algo divertido ajuda muito! Aqui tem 5 dicas para incrementar o momento de apresentar um livro às crianças.

Estímulo ao equilíbrio e noção espacial

Você sabia que temos um sexto e sétimo sentidos que desenvolvemos quando crianças? O equilíbrio e a noção espacial são fundamentais no dia a dia. São eles que nos ajudam a ficar sentados numa cadeira ou andar com alguma coisa na mão sem cair, por exemplo. Neste post aqui tem 10 brincadeiras para estimular estas funções de formas tão divertidas e simples que você não vai acreditar.

11 Brincadeiras para estimular o sexto e sétimo sentidos das crianças - balanço

Estímulo à convivência social

As crianças usam o faz de conta para imitar e se preparar para a vida. É neste momento que eles testam, num ambiente seguro, as possibilidades sociais que vêem no mundo dos adultos. É também brincando de faz de conta que elas percebem suas próprias reações e sentimentos e como isso afeta e interfere no outro. Se você tem uma criança em casa nesta fase, pode gostar de um post que escrevi que explica melhor. Mas vamos brincar?

10 ideias para estimular o faz de conta.

Deixar que os irmãos brinquem (e briguem! rsrsrs) juntos é outra excelente forma de estimular o convívio social. Não tem irmãos? E primos? Ou amigos da escola. Para estes momentos, tenha algumas brincadeiras preparadas e participe de longe, observando as relações.

Mais 7 brincadeiras para irmãos de idades diferentes_bobeiras chave

7 Brincadeiras para irmãos com idades diferentes

10 Brincadeiras para irmãos com idades próximas

Brincadeiras para irmãos pequenos - crianças com bola

Tem muito mais dicas de brincadeiras aqui no site para desenvolver seus pequenos. É só usar uma das nossas ferramentas de busca para encontrar o que precisa. E se você não quiser perder nenhum conteúdo que publicamos para bebês, clique aqui para baixar o seu ebook “Como montar uma área de brincar” e entrar para a nossa lista de emails. Toda semana mandamos um resumo que foi publicado no blog para você. 

Ebook area de brincar_1

 

8 Comments

Comente
    • 6
      Patrícia Marinho

      Oba! É essa mesmo a nossa intenção: deixar você cheia de ideias! Curta bastante e volte sempre!
      Beijos,
      Patrícia

  1. 7
    Hellen

    Bom dia!
    Estou a procura desesperada por brincadeiras e dinâmicas relacionadas a egocentrismo!
    Fase difícil de uma criança entre 5 e 7 anos!
    Brincadeiras que ajudam a criança aprender a dividir,respeitar a vez do outro!
    Poderia me ajudar?
    Minha filha tem 5 anos!
    Obrigada!

    • 8
      tempojunto

      Olá, Hellen, antes de tudo, é importante você ficar tranquila porque o egocentrismo é uma característica normal das crianças, inclusive na fase em que sua filha está. Em segundo lugar, é importante avaliar o quanto você está cobrando dela o dividir. Uma coisa é compartilhar, brincar junto. Outra é criar a expectativa irreal que a criança vá dividir ou emprestar tudo. Nós não fazemos isso como adultos. Fora isso, a dica principal é deixar sua filha brincar com outras crianças. Quanto mais interação com outras crianças, mais sua filha terá oportunidade de testar a negociação, o emprestar, o dividir. Com 5 anos, seu papel é mais de observador. Deixe que ela faça isso.
      Busque no blog por “paciência” para dicas de brincadeiras sobre esperar sua vez. Brincar com ela de jogos também ajuda. bjs PatCamargo :)

+ Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.