Como sobreviver a uma viagem longa com as crianças


Estão chegando as férias e com elas vem as dores e as delícias de passar mais de um mês sem aula. Um dores que eu tinha, antes do Tempojunto, eram as viagens longas. Sem planejamento, eu acabava sofrendo com aquela história da criança entrar no carro para a viagem de três horas de carro e começar a perguntar depois de 10 minutos na estrada: “Já está chegando?”. Agora, com o repertório de brincadeiras, tudo mudou! Hoje quero dar mais algumas dicas de como sobreviver a uma viagem longa com as crianças.

Digo mais algumas dicas porque eu já falei sobre isso em alguns posts. Em “como distrair o bebê na viagem” eu falo especificamente de atividades para bebês. Já no post “Mãe, já está chegando? Atividades para crianças no carro“, as dicas são para as crianças de 2 a 5 anos. Neste post em menciono uma das principais atividades que descobri depois que comecei a pesquisar mais sobre brincadeiras e, desde então, me ajudam loucamente: preparar uma “Busy Bag“.

Como sobreviver a uma viagem longa com as crianças - BusyBag 1

“Busy Bag”, é um nome que os americanos inventaram para a maleta com atividades que você deve levar no carro para poder sobreviver a uma viagem longa com as crianças. Escrevi sobre isto pela primeira vez no post O que você coloca na mala para distrair seu filho nas viagens. Essa dica é tão fundamental que a incluí entre as 10 atividades sugeridas para fazer numa viagem que é um dos capítulos do livro Tempojunto – 100 brincadeiras incríveis para fazer com os filhos em qualquer lugar. Foi do livro que tirei as sugestões abaixo.

Eu sempre preparei “busy bags” (só não sabia que tinha esse nome!) e elas funcionam. Você pode colocar itens diferentes em função da idade das crianças

Para as crianças de 3 a 6 anos

Aproveite a viagem para contar história. Leve alguns dedoches e tenha um tempão de diversão garantida. Adesivos também costumam fazer sucesso entre os pequenos. E por que não um jogo, como o do Mico? Sempre inclua lápis grafite, borracha e canetas de diferentes cores. Uma boa ideia é incluir um lápis de cor do tipo aquarelável. Não que você vá mexer com água dentro do avião, mas poder brincar de desenhar mais tarde, no hotel, com um lápis que vira aquarela, é ótimo.

Como sobreviver a uma viagem longa com as crianças - busy bag 2 copia

Para as crianças maiores de 6 anos

Para eles, eu recomendo levar papel para fazer origami, canetas hidrocor, um fio de lã para fazer cama de gato e até um pouco de massinha, que sempre vira coisas incríveis com as crianças.

Como sobreviver a uma viagem longa com as crianças - busy bag 3 cópia

Material necessário: papel sulfite, post-it, giz de cera, lápis grafite, borracha e uma caixinha de cartas como a  “Caixa Mágica de Perguntas Para Crianças” ou a “Fantástica Fábrica de História para Crianças”.

Bom, essa foi a nossa sugestão de atividade de hoje. Espero que você tenha gostado e aproveite na sua viagem. Se sim, aproveite para se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog e ainda algumas informações exclusivas!

Ah! E se tiver interesse em comprar o livro do Tempojunto para você ou para dar de presente para alguém com filhos pequenos (as atividades do livro são para crianças de 3 a 10 anos), é só clicar no banner aqui no final do post.

livro-tempojunto-100-brincadeiras-banner-inferior - sem logo cultura

Afiliados

 

 

 

+ Deixe seu comentário