25 ideias para você ter o gostinho das férias sem sair de casa

25 ideias para você ter o gostinho das férias sem sair de casa


By patcamargo

Ou porque eu não tinha férias do trabalho junto com o recesso escolar, ou porque a gente precisa economizar ou simplesmente porque eu prefiro aproveitar a cidade em janeiro com as crianças ainda pequenas, eu passo boa parte das férias em casa, passeando e criando muitas brincadeiras. Mas nesta época, as brincadeiras precisam ser especiais, porque precisam tem aquele ar de “coisas” fora da rotina.

Neste post eu reuni 25 das melhores ideias que já fizemos para você ter o gostinho das férias sem sair de casa e que tem este “cheiro” de aventura. Espero que vocês possam aproveitar bastante!

Trabalhosas, mas valem à pena

Em julho, eu me enchi de coragem, reuni caixas de papelão bem grosso e fiz com as crianças um castelinho que ficou bem legal. Deu um trabalhinho, mas as crianças se divertiram muito me ajudando. E o castelo continua aqui, firme e forte, depois de receber muitas crianças brincando.

castelinho

Agora estou pensando em colocar algumas luzes de Natal no teto do castelo para eles brincarem à noite também.

Outra sugestão que é incrível e faz um sucesso danado é montar uma cabana. Eu fiz um post lá no Facebook falando sobre isso e muita gente achou a ideia super legal. Que tal?

Neste post aqui há mais 5 brinquedos super especiais que as crianças vão amar se você convidá-las para construirem juntos.

Atividades trabalhosas que valem a pena

Acampamento e suas variáveis

Por falar em cabana, quando eu era pequena, saia com meus primos no interior e íamos para um campinho perto da casa dos meus avós. Ele não tinha nada demais, mas a gente brincava muito de acampamento por lá. Era uma aventura. Acampar tem tudo a ver com férias, não é? Mas com as crianças eu ainda prefiro fazer o acampamento em casa rsrsrsrs.

Que tal espalhar os colchões pela sala passar uma noite num “acampamento indoor”? É uma delícia e a gente faz bastante aqui em casa neste período de recesso escolar. Também dá para fazer um almoço no estilo piquenique no quintal ou no chão da sala. Que criança não gosta disso?

acampamento

Jantar ou piquenique no jardim ou varanda

Mas acampar também tem a ver com exploração, desvendar a natureza, não é? Que tal promover um safari pelo jardim? A sugestão eu encontrei no NoTimeForFlashcards e já programei para a próxima semana aqui em casa.

back-yard-safari-scavenger-hunt-

Neste outro post, você encontra mais 5 atividades como esta, incluindo uma exploração pelo jardim e patinação com meias. Elas foram sucesso por aqui.

Férias em casa com gostinho de viagem - kit aventureiro

Férias em casa com gostinho de viagem - meias

Brincadeiras e brinquedos únicos

Tem alguns brinquedos que são especiais porque você faz junto com as crianças e eles se tornam também uma recordação legal das férias, quando as aulas retornam. Mas a minha sugestão é usar elementos que remetam a viagens e passeios. Que tal, por exemplo, um jogo da memória feito com conchas que vocês tenham guardadas?

Ou que tal estas quatro sugestões de brinquedos super fofos feitos com pedras? O passo a passo está no post do HappyHooligans que, inclusive tem outros 66 brinquedos para fazermos em casa. Uma loucura!

brinquedos_pedras

Já pensou em criar uma cápsula do tempo? Isso mesmo! Reúnam lembranças, inclua um pendrive com cópias de fotos importantes para vocês e o que mais vocês acharem que vale a pena encontrar daqui há 10 anos, por exemplo. Só não vale abrir antes ;) No post que eu falei sobre isso, tem mais outras 3 sugestões de brincadeiras com gostinho de férias.

Cápsula do tempo

Mais uma ideia que as crianças vão adorar, mas você precisa ter um gramado para isso: escorrega de sabão. Estenda um plástico grosso e bem grande no gramado. Espalhe um pouquinho de sabonete líquido infantil e molhe o plástico. Está pronta a diversão escorregadia. Você só precisa tomar o cuidado de deixar uma parte de grama descoberta para “frear” as crianças sem machucar.

E para completar as 25 sugestões com gostinho das férias sem sair de casa, eu separei este post do One Crazy House que traz mais brincadeiras para o quintal como estas abaixo.

quintal2

balanca_oneCrazyHouse

tanque_areia_oneCrazy_house

E aí? Animados? Tem sugestões de brincadeiras todos os dias por aqui e semanalmente a gente envia uma Newsletter com todas as novidades. Se você não quer perder nada, inscreva-se gratuitamente e não perca mais nada!

livro-tempojunto-100-brincadeiras-banner-inferior - sem logo cultura

4 comentários

Deixe seu comentário
    • 4
      Patrícia Marinho

      Que bom. Obrigada! Espero que as dicas sejam úteis e os seus momentos com seus filhos sejam incríveis!
      Beijos,
      Patrícia

+ E aí, o que você achou?