
10 maneiras de brincar de caça ao tesouro
Quer uma ideia de brincadeira que vai animar as crianças e ainda deixar uma memória de um momento especial? Faça uma caçada ao tesouro! Você pode achar que isso é coisa para crianças mais velhas, mas o post de hoje vem com 10 maneiras de brincar de caça ao tesouro justamente para mostrar que dá para entreter crianças de diferentes idades.
E por que essa é uma brincadeira memorável para as crianças? Porque ela depende do adulto para ser especial. Você será responsável pelo planejamento. Qual criança não gosta de uma bela surpresa, tanto na brincadeira em si quanto no prêmio no final? Que ver só de quantas maneiras você pode surpreender os filhotes?
1. Siga o barbante
Muita gente acha que só dá para brincar de Caça ao Tesouro quando as crianças são grandes. Só que não. Neste post a Patcamargo conta como usar um fio de barbante como trilha para uma aventura. As crianças, vendadas, seguem o fio, encontram as pistas e executam as tarefas. Quem fizer tudo primeiro, ganha (mas funciona para uma criança só, também). Olha o vídeo que mostra a brincadeira na prática:
2. Pistas no celular
Outra forma de brincar de caçada ao tesouro que a Patcamargo faz com os seus filhos é usar uma foto do celular como pista. Olha só:
3. Procure as cores
Você viu o momento em que a Patcamargo pede para os filhos procurarem algo vermelho? Dá para fazer uma caçada às cores. Neste post do Iammommahearmeroar.net, eu encontrei a dica de montar uma paleta de cor (literalmente) para fazer as crianças procurarem objetos na natureza nas cores selecionadas. A brincadeira começa na montagem da paleta!
4. Dora aventureira
Você assiste o desenho Dora Aventureira com as crianças? A Carol amava e hoje em dia os filhos da Patcamargo curtem também. Você pode usar a sua casa para fazer uma caça ao tesouro que nem a Dora faz. Você desenha um mapa indicando três lugares pelos quais as crianças precisam passar e no final coloca o prêmio. Leia mais detalhes de como fazer esta brincadeira aqui.
Quer exemplos atividades? Pode ser, por exemplo encontrar 12 ovos de pássaros (folhas de árvore secas); passar sob a ponte (sob a mesa de jantar); ou sobre a ponte se for o caso; pular do penhasco do perigo (do sofá para o chão); dar cambalhotas. No meu caso, as mais recentes foram passar pelo túnel do segredo (um “túnel” que a Patcamargo fiz jogando uma parte do tapete por sobre o sofá).
5. Decifre as pistas
Como a Carol é mais velha que os filhos da Patcamargo, as brincadeiras com ela são diferentes. O caça ao tesouro aqui em casa precisa ter pistas, de preferência complicadas, para ela decifrar. Eu encontrei um site que dá dicas de como fazer pistas de um jeito interessante.
Por exemplo, você pode usar as letras no telefone. Por exemplo, uma das pistas da brincadeira com a Carol e os primos era um papel com a seguinte sequência de números: 87622367. Eu tive que explicar que as teclas do telefone possuem letras e números e eles tinham que decifrar a pista buscando as letras correspondentes aos números no teclado. A resposta era TROCADOR.
Você pode ler o meu post original para ter mais dicas de como fazer pistas.
6. Charadas
Outra forma de fazer pistas para um caça ao tesouro é escrever charadas. Para facilitar a vida a gente preparou a “Coleção de Pistas Tempojunto“. É só baixar, imprimir e sair escondendo as coisas por aí 🙂
7. Caça ao tesouro na natureza
Nem toda brincadeira de procurar tesouro precisa ser em ambiente fechado. Neste post aqui eu falo sobre como aproveitar um dia no parque para procurar os tesouros. Você pode fazer a sua lista do que deve ser procurado ou levar o nosso PDF Caça objetos na natureza que está prontinho para ser baixado e impresso.
8. Video Performance
Eu achei um post no site Howdoesshe.com que tem uma ideia genial. Você morre de vontade de gravar os filhos e nem sempre eles deixam, né? Então a brincadeira é fazer um mapa com lugares da vizinhança (foto) e definir uma tarefa para cada lugar. Tipo cantar no balanço. Antes de começar você avisa que cada tarefa vai ser filmada. Adorei! Você pode ver mais detalhes no post original.
9. Caça ao tesouro no supermercado
Essa dica do Handsonaswegrow.com é ótima para fazer as crianças ajudarem nas compras de supermercado. Você prepara uma lista com itens que elas devem procurar e colocar no carrinho. Lógico que só funciona com crianças que já possam circular sozinhas no mercado. É só marcar um tempo de duração e um ponto de encontro e pronto!
10. Tesouro na Areia
Para terminar, nada mais tradicional do que simplesmente esconder um tesouro na areia (da praia, do parquinho) e pedir para a criança cavar para encontrar. O site Adventuresathomewithmum.blogspot.com.au sugere fazer esta brincadeira numa festa pirata, mas você precisa esperar tanto para ter um balde com areia e um tesouro escondido 🙂
Viu como não faltam ideias de maneiras para brincar de caça ao tesouro? Ah! Não esquece de baixar as nossas pistas da “Coleção de Pistas Tempojunto“. É um pdf que preparamos como dicas para usar na caça ao tesouro que explicamos no começo do post. E você pode baixar, imprimir e usar para fazer essa brincadeira junto com as crianças. Bóra?
Adorei as idéias. Não tinha idéia de como fazer, e agora vou aproveitar e brincar com meus filhos e sobrinhas. Obrigada por compartilhar com todos. Abraços.
Oba! Fico muito feliz em ajudar, Michele!
Amei as ideias. Gosto da brincadeira, mas não tinha muito conhecimento. Vou usar na próxima EBF – Escola Bíblica de Férias.
Fantástico, muito bom! Adorei! Vou experimentar todos!
Adorei as idéias! Vou utilizar na festa do pijama de minha filha de 9 anos! Fiquei na dúvida de o que oferecer como tesouro??
Que bom! Usa sim. Você pode usar um livro, figurinhas, adesivos, algum dinheiro, um lanche gostoso… Beijos!
Fantástico! Só tenho a agradecer. Parabéns!!!!
Obrigada!
Beijos,
Patrícia
[…] brincadeira, por isso, procure inspirações! Confira o vídeo abaixo, do site Tempo Junto, e aprenda a fazer uma caça ao tesouro […]
Achei ótimas as brincadeiras gostaria de receber mais.
Oi Liliane,
A gente manda toda senama um email com um resumo do que foi publicado no Tempojunto. Se quiser entrar na lista para receber os emails, é só se cadastrar aqui: http://bit.ly/Cadastro_Newsletter_Banner
Beijos,
Patrícia
Nossa, adorei! Tenho um filho de cinco anos ( Lucas) ele veio depois de 13 anos da minha caçula, hoje tenho 46 anos e já brinquei muito com as duas mais velhas e acho que perdi um pouco essa prática, mas estou precisando fazer com ele o que fazia com as duas irmãs, parabéns pela partilha.
Obrigada! Volte sempre!
não ; bom eu queria que tivesse um caça ao tesouro no sitio com no minimo 5 pistas.
Poxa vida, um caça ao tesouro assim prontinho eu não tenho. Mas tem o post que ensina como fazer pistas. Você pode reunir a família para que todos criem as pistas juntos, que tal?
que bacana o caça tesouro
Que bom que você gostou, Camila!
Muito bom, é preciso que os professores sempre possam trocar idéias brilhantes como essas. Adorei as informações, que li.
Muito obrigada, Maria Luizeth. Vários educadores nos seguem e comentam o mesmo que vocês. Estamos aqui para ajudar!
Quero fazer uma caça ao tesouro para o meu filho de 4 anos, mas terá crianças maiores tb na brincadeira. Como conciliar a atividade para diferentes idades?
Oi Marcela,
Antes de mais nada, mil desculpas pela demora em responder o seu comentário. A esta altura acho que você nem tem mais essa dúvida rsrsrs. Infelizmente acabei deixando alguns comentários para trás, sem querer, e o seu estava entre eles.
Se ainda tiver interesse no assunto, a resposta vai depender da diferença de idade entre as crianças. Se for que nem aqui em casa, em que tenho 7 anos de diferença entre minhas filhas, um caminho é chamar os mais velhos para ajudar na montagem da brincadeira, fazer com que eles montem as pistas, por exemplo, para que as crianças menores se esforcem para caçar o tesouro. Outra dica é simplesmente misturar as dicas, algumas mais complexas e outras mais fáceis e definir uma ordem para decifrá-las. Por exemplo, seu filho de quatro anos tem que acertar a primeira pista (nesse caso algo que ele possa fazer). Depois, a pista seguinte, é de alguém mais velho e daí a pista pode ser mais complexa, e por aí vai. De forma que todos participem da caça ao tesouro, respeitando a idade de cada um.
Peço desculpas, mas uma vez, pela demora.
Beijos,
Patrícia
Simplesmente as atividades foram apaixonantes…
Oi Nilceia! Que bom que você gostou! Volte sempre!
Perfeito! Amei tudo… Parabéns!
Muito obrigada, Shirlei!
Queria saber como organizar a caça ao tesouro numa festa onde tem diferentes idades. Preciso de sugestoes. Montar equipes mistas? Ou ter 2 tesouros e montar 2 equipes com mesma idade entresi assim 1 equipe tem dicas faceis e a outra mais dificeis??
Olá, Renata! Olha, depende do objetivo da brincadeira. Por exemplo, caso você queira organizar equipes mistas porque tem como objetivo ensinar sobre trabalho em equipe, diversidade, além do respeito das crianças mais velhas pelas mais novas – e vice-versa – misturar as diferentes idades pode ser uma ótima opção. Neste caso, é importante ter mais pessoas para auxiliar os grupos e reforçar com os maiores que eles devem dar espaço para que os menores opinem e brinquem também! Dizemos isso, pois os maiores podem ter aquela tendência de “dominar a brincadeira”, o que é normal. Caso você não tenha muitas pessoas para ajudá-la, recomendamos separar as equipes em menores e maiores e fazer a brincadeira separado, pois, em geral, esta é mais fácil de organizar e conduzir. Aqui no site temos dicas de caça ao tesouro com opções tanto para os pequenos, quanto para os mais velhos e alguns caça ao tesouro indicam variações para crianças mais velhas e mais novas. É só colocar caça ao tesouro na lupinha de busca do site que você encontra essas dicas. Boa diversão!
Gostei das ideias sobre o caça ao tesouro. Ótima para fazer com meus alunos de educação infantil. Obrigada.
Olá, Janaina! Que bom que você gostou! Depois, compartilhe com a gente como ficou a brincadeira. Nosso e-mail é contato@tempojunto.com.
Parabéns pelo belo trabalho. As pontas são otimas nós ajudou muito.
Obrigada
Nós que agradecemos, Railda 🙂
puxa………. que bondade a sua……. fazer isso com as duas netas de 11 anos Isabela e Maria Luiza, e o neto Felipe de 6 anos, foi o melhor presente que pesquisei na internet. conseguimos tirar, tablet, celular e outras coisas das crianças e coloca-las em atividade. utilizo walk talkie para comunicar se estao quente ou frio.
vou procurar um texto de caça ao tesouro que ha mais de 40 anos tive conhecimento e vou compartilhar com voce. aguarde. PARABENS.
Moacir, ficamos muito felizes com a sua mensagem! Nós acreditamos que a brincadeira é fundamental para criar vínculo com as crianças, além das questões do desenvolvimento, e depoimentos como o seu nos emocionam. Compartilhe conosco o texto, por favor. Pode enviar para contato@tempojunto.com
muito bom ese site
Obrigada, Williams! Ah! Você viu que também lançamos o workshop gratuito “Que pai ou mãe você quer ser?”. Lançamos essa semana e a aula 1 já está no ar (são 3 aulas). Dá uma espiada e se inscreve 🙂 É só clicar aqui http://bit.ly/que_pai_ou_mae_email_contato_comentarios_site