10 maneiras de brincar de caça ao tesouro


Quer uma ideia de brincadeira que vai animar as crianças e ainda deixar uma memória de um momento especial? Faça uma caçada ao tesouro! Você pode achar que isso é coisa para crianças mais velhas, mas o post de hoje vem com 10 maneiras de brincar de caça ao tesouro justamente para mostrar que dá para entreter crianças de diferentes idades.

E por que essa é uma brincadeira memorável para as crianças? Porque ela depende do adulto para ser especial. Você será responsável pelo planejamento. Qual criança não gosta de uma bela surpresa, tanto na brincadeira em si quanto no prêmio no final? Que ver só de quantas maneiras você pode surpreender os filhotes?

1. Siga o barbante

Muita gente acha que só dá para brincar de Caça ao Tesouro quando as crianças são grandes. Só que não. Neste post a Patcamargo conta como usar um fio de barbante como trilha para uma aventura. As crianças, vendadas, seguem o fio, encontram as pistas e executam as tarefas. Quem fizer tudo primeiro, ganha (mas funciona para uma criança só, também). Olha o vídeo que mostra a brincadeira na prática:

2. Pistas no celular

Outra forma de brincar de caçada ao tesouro que a Patcamargo faz com os seus filhos é usar uma foto do celular como pista. Olha só:

3. Procure as cores

Você viu o momento em que a Patcamargo pede para os filhos procurarem algo vermelho? Dá para fazer uma caçada às cores. Neste post do Iammommahearmeroar.net, eu encontrei a dica de montar uma paleta de cor (literalmente) para fazer as crianças procurarem objetos na natureza nas cores selecionadas. A brincadeira começa na montagem da paleta!

10 maneiras de brincar de caça ao tesouro - paleta de cores

4. Dora aventureira

Você assiste o desenho Dora Aventureira com as crianças? A Carol amava e hoje em dia os filhos da Patcamargo curtem também. Você pode usar a sua casa para fazer uma caça ao tesouro que nem a Dora faz. Você desenha um mapa indicando três lugares pelos quais as crianças precisam passar e no final coloca o prêmio. Leia mais detalhes de como fazer esta brincadeira aqui.

Quer exemplos atividades? Pode ser, por exemplo encontrar 12 ovos de pássaros (folhas de árvore secas); passar sob a ponte (sob a mesa de jantar); ou sobre a ponte se for o caso; pular do penhasco do perigo (do sofá para o chão); dar cambalhotas. No meu caso, as mais recentes foram passar pelo túnel do segredo (um “túnel” que a Patcamargo fiz jogando uma parte do tapete por sobre o sofá).

Férias em casa com gostinho de viagem - sofa dora aventureira

5. Decifre as pistas

Como a Carol é mais velha que os filhos da Patcamargo, as brincadeiras com ela são diferentes. O caça ao tesouro aqui em casa precisa ter pistas, de preferência complicadas, para ela decifrar. Eu encontrei um site que dá dicas de como fazer pistas de um jeito interessante.

Por exemplo, você pode usar as letras no telefone. Por exemplo, uma das pistas da brincadeira com a Carol e os primos era um papel com a seguinte sequência de números: 87622367. Eu tive que explicar que as teclas do telefone possuem letras e números e eles tinham que decifrar a pista buscando as letras correspondentes aos números no teclado. A resposta era TROCADOR.

Como fazer uma Caça ao Tesouro para divertir as crianças - pistas ao telefone

Você pode ler o meu post original para ter mais dicas de como fazer pistas.

6. Charadas

Outra forma de fazer pistas para um caça ao tesouro é escrever charadas. Para facilitar a vida a gente preparou a Coleção de Pistas Tempojunto“. É só baixar, imprimir e sair escondendo as coisas por aí :-)

Como fazer uma Caça ao Tesouro para divertir as crianças  - caça pistas

7. Caça ao tesouro na natureza

Nem toda brincadeira de procurar tesouro precisa ser em ambiente fechado. Neste post aqui eu falo sobre como aproveitar um dia no parque para procurar os tesouros. Você pode fazer a sua lista do que deve ser procurado ou levar o nosso PDF  Caça objetos na natureza que está prontinho para ser baixado e impresso.

lista do hunt

8. Video Performance

Eu achei um post no site Howdoesshe.com que tem uma ideia genial. Você morre de vontade de gravar os filhos e nem sempre eles deixam, né? Então a brincadeira é fazer um mapa com lugares da vizinhança (foto) e definir uma tarefa para cada lugar. Tipo cantar no balanço. Antes de começar você avisa que cada tarefa vai ser filmada. Adorei! Você pode ver mais detalhes no post original.

10 maneiras de brincar de caça ao tesouro - mapa

9. Caça ao tesouro no supermercado

Essa dica do Handsonaswegrow.com é ótima para fazer as crianças ajudarem nas compras de supermercado. Você prepara uma lista com itens que elas devem procurar e colocar no carrinho. Lógico que só funciona com crianças que já possam circular sozinhas no mercado. É só marcar um tempo de duração e um ponto de encontro e pronto!

10 maneiras de brincar de caça ao tesouro - caça ao tesouro no supermercado

10. Tesouro na Areia

Para terminar, nada mais tradicional do que simplesmente esconder um tesouro na areia (da praia, do parquinho) e pedir para a criança cavar para encontrar. O site Adventuresathomewithmum.blogspot.com.au sugere fazer esta brincadeira numa festa pirata, mas você precisa esperar tanto para ter um balde com areia e um tesouro escondido :-)

10 maneiras de brincar de caça ao tesouro - tesouro na areia

E se você não quer perder nenhuma atividade destas, inscreva-se na nossa Newsletter e você receberá semanalmente nossas novidades!

25 Comments

Add yours
  1. 1
    Michele

    Adorei as idéias. Não tinha idéia de como fazer, e agora vou aproveitar e brincar com meus filhos e sobrinhas. Obrigada por compartilhar com todos. Abraços.

  2. 3
    Joanice

    Amei as ideias. Gosto da brincadeira, mas não tinha muito conhecimento. Vou usar na próxima EBF – Escola Bíblica de Férias.

  3. 5
    Amanda

    Adorei as idéias! Vou utilizar na festa do pijama de minha filha de 9 anos! Fiquei na dúvida de o que oferecer como tesouro??

    • 6
      Patrícia Marinho

      Que bom! Usa sim. Você pode usar um livro, figurinhas, adesivos, algum dinheiro, um lanche gostoso… Beijos!

  4. 12
    Kátia Castro

    Nossa, adorei! Tenho um filho de cinco anos ( Lucas) ele veio depois de 13 anos da minha caçula, hoje tenho 46 anos e já brinquei muito com as duas mais velhas e acho que perdi um pouco essa prática, mas estou precisando fazer com ele o que fazia com as duas irmãs, parabéns pela partilha.

    • 15
      Patrícia Marinho

      Poxa vida, um caça ao tesouro assim prontinho eu não tenho. Mas tem o post que ensina como fazer pistas. Você pode reunir a família para que todos criem as pistas juntos, que tal?

  5. 18
    Maria Luizeth Santos Colares

    Muito bom, é preciso que os professores sempre possam trocar idéias brilhantes como essas. Adorei as informações, que li.

    • 19
      Patrícia Marinho

      Muito obrigada, Maria Luizeth. Vários educadores nos seguem e comentam o mesmo que vocês. Estamos aqui para ajudar!

  6. 20
    Marcela Santos

    Quero fazer uma caça ao tesouro para o meu filho de 4 anos, mas terá crianças maiores tb na brincadeira. Como conciliar a atividade para diferentes idades?

    • 21
      Patrícia Marinho

      Oi Marcela,
      Antes de mais nada, mil desculpas pela demora em responder o seu comentário. A esta altura acho que você nem tem mais essa dúvida rsrsrs. Infelizmente acabei deixando alguns comentários para trás, sem querer, e o seu estava entre eles.
      Se ainda tiver interesse no assunto, a resposta vai depender da diferença de idade entre as crianças. Se for que nem aqui em casa, em que tenho 7 anos de diferença entre minhas filhas, um caminho é chamar os mais velhos para ajudar na montagem da brincadeira, fazer com que eles montem as pistas, por exemplo, para que as crianças menores se esforcem para caçar o tesouro. Outra dica é simplesmente misturar as dicas, algumas mais complexas e outras mais fáceis e definir uma ordem para decifrá-las. Por exemplo, seu filho de quatro anos tem que acertar a primeira pista (nesse caso algo que ele possa fazer). Depois, a pista seguinte, é de alguém mais velho e daí a pista pode ser mais complexa, e por aí vai. De forma que todos participem da caça ao tesouro, respeitando a idade de cada um.
      Peço desculpas, mas uma vez, pela demora.
      Beijos,
      Patrícia

+ Leave a Comment