Dicas de brinquedo para crianças de 2 a 4 anos


Você sabe quais são os brinquedos que o seu filho deveria ter para ser estimulado adequadamente? Até começar o Tempojunto, eu não me preocupava muito com isso. Mas depois que entendi o quanto as brincadeiras são importantes para o desenvolvimento das crianças, passei a olhar com outros olhos para a formação da brinquedoteca da minha casa. Hoje eu quero dar dicas de brinquedo para crianças de 2 a 4 anos.

Na verdade, a história deste post começa na série Playground da Gabi. Nela eu mostrei como montar uma área de brincar para crianças de 6 a 12 meses, incluindo uma lista de brinquedos recomendados depois de muita pesquisa e prática aqui em casa. E também como montar uma área de brincar itinerante. Esse playground funcionou muito bem até a Gabi começar a engatinhar.

Gabi brincando no playground_default parte 2

Ao longo do seu segundo ano de vida, novas aquisições de objetos lúdicos foram acontecendo, como quebra-cabeças e instrumentos musicais, até que a Gabi cresceu e começou a dar significado para os objetos (falei disto no post….). A partir daí ficou muito claro que não só eu precisava encontrar novos usos para os brinquedos existentes como também deveria fazer novas aquisições para a brinquedoteca dela. Aí vem a dúvida: o que comprar?

A hora de começar a brincar de quebra cabeças com os pequenos - gabi tentando colocar o bicho

Não sei se você já leu a entrevista que fizemos com a pedagoga Nylse Helena, leu? Ela é uma senhora incrível que fundou a primeira brinquetoca do Brasil, que fica em São Paulo. Toda vida dela foi dedicada a este tema e nada melhor do que ir direto no fonte, mais precisamente no livro “Brinquedoteca, um mergulho no brincar“, para ver as recomendações de brinquedos adequados para cada faixa etária.

Tem uma frase dela no livro que acho ótima: “o importante não é ter um grande número de brinquedos, mas sim um grande número de experiências lúdicas”. E quais são os brinquedos que possibilitam esta diversidade de experiências?

Segundo Nylse, o período de 2 a 4 anos é chamado de pré-conceitual porque a criança ainda não é capaz de elaborar conceitos. Por outro lado, a linguagem verbal se desenvolve bastante nesta fase, o que faz com que a criança queira saber o nome de tudo. Aqui em casa começou a fase de apontar o dedo e falar “o que é isso mamãe?” o tempo todoooo. Acho uma graça!

A criança desta fase se interessa por livros e por reconhecer figuras. Ela também já gosta de brincar de faz de conta, sempre partindo do repertório do seu cotidiano (por exemplo, dar banho na boneca seguindo os mesmos passos do banho dela).

Quando começa a brincadeira de faz de conta - gabi dando mamadeira na boneca

Por conta disso, os brinquedos recomendados para esta faixa etária sãolivros de pano com figuras, telefone, panelinhas e utensílios de cozinha, objetos domésticos, bonecas, máscaras, chapéus, fantoches, fantasias, capas, bichinhos de pelúcia, massa para modelar, quebra-cabeças simples, tambor, pandeiro, corneta, carros, caminhões, trenzinhos e aviões, pianinho e xilofone, cabanas e casinhas, balde e pazinha, triciclo, material para bolha de sabão.

Depois de ver que os fantoches estavam na lista, eu tirei do armário os fantoches que fiz com a Carol lááá na promoção 6 meses com alegria e fui brincar com Gabi. Foi uma delícia!

IMG_3743Dicas de brinquedo para crianças de 2 a 4 anos - gabi com fantoche

Ela nomeou os bichos, quis colocar nas mãos e ainda inventou suas próprias histórias.

Dicas de brinquedo para crianças de 2 a 4 anos - gabi contando historia com o fantoche

Tem até um videozinho para mostrar a Gabi se divertindo (fofaaaa!).

Se você quiser fazer esses fantoches aí da fotos, ele são um produto da Alegria sem Bateria que você encontra neste link aqui.

Demais né? E você, já tem os brinquedos certos em casa? Se quiser sempre ter dicas de brincadeiras legais, sem perder nadinha do que é publicado no Tempojunto, é só se inscrever para receber a nossa newsletter semanal. É um email com os links para tudo o que postamos por aqui 🙂

post_link_parceiros

 

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.