Vamos brincar de equilíbrio?


Volta e meia eu e a Patcamargo falamos aqui no blog sobre alguns desafios que montamos para os nossos filhos. São brincadeiras dirigidas, como objetivos claros de desenvolver alguma habilidade, principalmente motora ou cognitiva, com as crianças. Tem um post, por exemplo, como 4 desafios que ajudam o desenvolvimento das crianças mais velhas que vale a leitura. Mas hoje é dia de falar de Gabi e, por isso, quero mostrar um jeito simples de começar a brincar de equilíbrio com as crianças pequenas.

A Gabi completou 2 anos e nos próximos meses ela vai aprender a fazer coisas como subir e descer degraus sem apoio, pular e, mais para frente, ficar em um pé só. Eu já venho fazendo um monte de brincadeiras para estimular a coordenação motora grossa desde que ela é pequena.

Atividades de coordenação motora para bebês

Nesta nova fase da vida dela, as atividades vão ficando mais “sofisticadas”. Quando ela já andava bem firme, fiz o circuito de obstáculos com almofadas.

Como usar almofadas para estimular a coordenação motora dos pequenos - gabi no caminho

 

Agora, resolvi usar uma corda para brincar de cobrinha no chão.  Primeiro coloquei a corda no chão e chamei a Gabi para olhar

Vamos brincar de equilíbrio - corda no chao

Depois a Carol chegou e achou que era uma boa ideia brincar de equilibrista.

Vamos brincar de equilíbrio - carol brinca de equilibrista

Bastou a irmã mais velha fazer para a Gabi querer copiar!

Vamos brincar de equilíbrio - gabi começa a brincar de equilibrista

É ou não é uma riqueza ver esses pezinhos fofos fazendo o desafio de andar em cima da cobra?

Vamos brincar de equilíbrio -pes da gabi de quilibrio

Com direito a ir e voltar no percurso.

Vamos brincar de equilíbrio - gabi voltando na corda de equilibrio

Viu que fácil? Se não tiver uma corda em casa, pode improvisar com outras coisas, como fazer um caminho de fita crepe no chão para brincar de equilíbrio de um jeito diferente.

Bom, essa foi a nossa sugestão de atividade simples e rapidinha de hoje. Espero que você tenha gostado. Se sim, aproveite para se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog e ainda algumas informações exclusivas!

 

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.