Brinquedo caseiro: vai-vem de garrafa pet


By patcamargo

Sei que não dá para chamar de novidade este vai-vem de garrafa pet. Há vários sites e blogs que indicam. Mas uma das coisas que a gente faz questão de preservar no Tempojunto é que a gente testa cada uma das brincadeiras que postamos. Mesmo aquelas que não são “da idade” atual dos nossos filhos, elas estão aqui porque em algum momento as fizemos. De outra forma, como é que eu poderia afirmar que funciona ou que não deu certo, não é?

Então, resolvi fazer em casa o vai-vem. Ele é um brinquedo relativamente simples de fazer e além de ser divertido é muito bom para estimular a coordenação motora grossa das crianças e continuar desenvolvendo a coordenação olho-mão (a Patricia Marinho já falou muito disso em brincadeiras com bebês) quando nossos filhos estão maiores.

Eu esperei a Cururuca e a Potcho estarem com 4 anos para brincar. Mas tenho a sensação que com 3 anos já dá, dependendo da criança. O Pocoyo, com 6 anos, já brinca “como profissional”.

Vamos? Você vai precisar de:

– 2 garrafas plásticas. Não precisa ser pet de refrigerante (até porque não tenho destas em casa), pode ser de leite ou de suco, mas as de formato arredondado são melhores.

– 1 corda de varal. Aqui vale dizer que precisa ser daquelas mais antigas, que parecem enceradas ou são de plástico mesmo. Tem umas cordas novas de varal com uma textura mais parecida com fio. Estas não funcionam bem. Eu testei, e na hora de brincar, esta corda não deixa o brinquedo escorregar direito.

– tesoura

– fita adesiva para prender as metades do vai-vem (eu usei fita colorida para já deixar o brinquedo mais divertido)

– 4 argolas (você encontra bem baratinho em casas do tipo 1,99. Ou você pode aproveitar de chocalhos e brinquedos comuns de bebês. Sempre tem uma argola por ali)

Brinquedo caseiro- vai-vem de garrafa pet - material

A primeira etapa do vai-vem é cortar a parte de baixo das garrafas. Você define o quanto quer cortar para ter um brinquedo do tamanho que preferir.

Brinquedo caseiro- vai-vem de garrafa pet - cortando garrafa

Se você não tiver as argolas, pode aproveitar esta parte que irá sobrar das garrafas e cortar tiras para fazer as argolas. O único cuidado é envolver estas tiras com fita adesiva para não machucar a mão das crianças.

Brinquedo caseiro- vai-vem de garrafa pet - segurando a fita

Feito isso, tire as tampas das garrafas. Corte dois pedaços da corda de varal no comprimento que achar melhor, conforme o tamanho das crianças. No meu caso, eu comecei com pedaços de 1,70cm, mas reduzi para 1 metro porque estava difícil de brincar. Passe os fios pelas metades das garrafas, saindo pelo gargalo.

Brinquedo caseiro- vai-vem de garrafa pet - passando o fio pela garrafa pet

Agora é o momento de unir as duas metades das garrafas. O melhor é encaixar uma metade na outra e passar a fita adesiva para ficar bem preso. Eu usei fita colorida e um par de olhos de brinquedo para deixar o vai-vem mais simpático. Mas você pode usar sua criatividade e até contar com a ajuda das crianças para decorá-lo.

Brinquedo caseiro- vai-vem de garrafa pet - garrafa encaixada

Brinquedo caseiro- vai-vem de garrafa pet - garrafa decorada

Agora, vamos para a finalização do vai-vem, pregando as quatro argolas em cada uma das pontas dos fios de varal com fita adesiva. Se você for comprar ou reutilizar argolas prefira as de tamanho grande o suficiente para as crianças segurarem sem apertar as mãos.

Brinquedo caseiro- vai-vem de garrafa pet - argola

Prontinho! Seu vai-vem está montado. Chame as crianças e boa diversão!

Brinquedo caseiro- vai-vem de garrafa pet - cortando a garrafa

Se você chegou por aqui agora, a gente publica muitos outros brinquedos caseiros. Para não perder nenhum, inscreva-se na nossa Newsletter. Semanalmente, você recebe um resumo do que aconteceu por aqui e muitas outras dicas legais para brincar com seus filhos.

13 Comments

Comente
  1. 2
    Alessandra

    Quero agradecer por todas as dicas que vcs publicam. Me ajudam muito, tenho um filho de 3 anos com autismo e as brincadeiras ajudam muito. Vou fazer esse vai e vem. Com certeza vai ser um sucesso. Parabéns

    • 3
      Patrícia Marinho

      Oi Alessandra,
      Obrigada pelo comentário. Que bom que a gente consegue ajudar de alguma forma.
      Conte conosco!
      beijos,
      Patrícia

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.