Descobrir as cores com canetinha e filtro de café


O mês de março de 2016 tem 5 quintas-feiras e por conta disso eu ganho um dia a mais para trazer uma brincadeira ou de estímulo, ou ao ar livre para você no blog. Bom, resolvi, então mostrar uma experiência com cores que estimula a curiosidade e pode ser feita ao ar livre ou dentro de casa. É a brincadeira da mágica das cores divididas pela água.

Para fazer esta mágica de descobrir as cores, você vai precisar de duas coisas simples que em geral temos em casa:

Filtro de papel de coar café

Canetinha hidrográfica

Descobrir as cores com canetinha e filtro de cafe - materiais

Além de tesoura e um pote ou prato com água.

Para começar, corte o lado fechado do filtro, deixando apenas uma folha.

Descobrir as cores com canetinha e filtro de café - cortando o filtro de papel

Descobrir as cores com canetinha e filtro de cafe - filtro com uma folha

A partir deste momento já dá para chamar as crianças. Se você quiser, faça um “clima”, explicando que você recebeu um segredo de mágicos ou bruxos ancestrais e que irá desvendar o segredo das cores, dividindo-as usando apenas água.

Peça para seu filho desenhar uma linha na parte de baixo do filtro com a canetinha. Assim:

Descobrir as cores com canetinha e filtro de cafe - linha de canetinha no filtro

O risco não pode ficar muito embaixo, ou a experiência não funciona. Em seguida, coloque a ponta do filtro dentro do pote com água. Tome cuidado para não mergulhar o risco de canetinha na água. Segure nesta posição por cerca de 1 minuto. Deixe secar. Lembre-se de proteger a superfície onde o filtro ficará secando com um papel ou folha de jornal para não manchar seu móvel.

Olha só o que acontece!

Descobrir as cores com canetinha e filtro de cafe - separaçao das cores 2

Descobrir as cores com canetinha e filtro de cafe - separaçao das cores final

Lindo! Dá para ver direitinho quais as cores que foram misturadas para alcançar o tom da canetinha usada. Mágico e divertido, certo? Se seu filho for mais velho, você pode explicar que normalmente a tinta da hidrográfica é feita de uma mistura de cores. Quando o papel absorve a água e toca a tinta, ela se dissolve e se separa. Em ciências, este fenômeno é chamado de cromatografia. Show, né? Descobrir as cores assim é mais legal.

Nós já havíamos usado esta técnica de cromatografia sem saber em outras duas brincadeiras geniais. A Patricia Marinho fez com a Carol uma pintura tipo aquarela usando papel toalha. Ficou muito fofo o resultado. Eu aproveitei a ideia e ampliei para uma brincadeira ao ar livre, usando o mesmo papel toalha e esguicho.

Aqui no blog sempre tem brincadeiras novas para você se divertir e ajudar no desenvolvimento das crianças. E se você participar da nossa lista da Newsletter Tempojunto semanal, não vai perder nadinha!

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.