Uma atividade com água colorida que vai fazer a alegria dos pequenos


Se tem um material que certamente não falta na sua casa é água, né? Você sabia que água e corante de alimentos podem render uma brincadeira maravilhosa para fazer com os seus pequenos? Pois é sobre uma atividade com água colorida que vou falar hoje.

As crianças não precisam de muito para se divertir

A gente vive falando aqui no blog sobre o quanto as brincadeiras são importantes para o desenvolvimento das crianças. Tem a hora de brincar sozinho, a hora de brincar com os amigos e a hora em que nós adultos podemos não apenas propor como participar das brincadeiras para mostrar que a gente se importa.

No entanto, muita gente me fala que não consegue brincar com os filhos porque não tem criatividade para propor atividades. Para estas pessoas eu costumo dizer que brincar se aprende e que buscar referências em outro sites, como aqui no Tempojunto, ajuda bastante. Mas também é importante parar e observar as crianças. Do que seus filhos gostam?

Eu confesso que, com a primeira filha, a minha capacidade de observar não era tão boa. Mas com a Gabi consegui desenvolver este meu lado um pouco. E o que a gente descobre quando observa? Que as crianças fazem descobertas e explorações a cada segundo. E que cada descoberta se junta com as anteriores e vão formando um amplo leque de conhecimento sobre o mundo que as cerca.

Papo cabeça? Não. Sabe aquela sensação de ver o seu filho fazendo uma coisa e se perguntar “nossa, mas aonde foi que ele aprendeu a fazer isso?”. Ele foi aprendendo com as suas experiências e um dia ele manifesta seu aprendizado com uma atitude. E o melhor é perceber que a brincadeira é o melhor palco para promover este aprendizado.

É por isso que proporcionar espaços, objetos e deixar o tempo disponível na agenda para que as crianças façam suas descobertas é fundamental.

Como brincar com água colorida

Eu estou para conhecer a criança que não gosta de brincar com água. Se ela for pequena e você colocar uns potinhos por perto para ela brincar de transferir a água de um pote para ou outro, melhor ainda.

Verão em casa com um bebê de 1 ano - Gabi com caneca

Pois foi a partir da minha observação desta atividade e do fato de que a Gabi está interessada no assunto das cores que eu resolvi fazer a brincadeira da água colorida.

Você vai precisar de:

. potes transparentes de variados tamanhos e formas
. corante de alimento
. colheres e utensílios de cozinha
. água

Vai precisar de um espaço em que a bagunça possa acontecer sem deixar ninguém estressado. O box do banheiro é um exemplo. Eu usei a minha banheira para montar um cantinho onde organizei os potes de água colorida e os utensílios que deixei para a Gabi brincar.

Um detalhe importante é deixar alguns potes vazios para ela brincar de transferir água. Assim como é importante ter recipientes de diferentes alturas e diâmetros para a criança perceber que deve usar diferentes objetos para retirar a água de um pote em função da sua profundidade, por exemplo.

Uma atividade com água colorida que vai fazer a alegria dos pequenos - cantinho

Sente a cara da criança quando viu a banheira arrumada!

Uma atividade com água colorida que vai fazer a alegria dos pequenos - gabi olhando a banheira

Foi uma maravilha! Não precisou falar nada para ela começar a mexer com as colheres e transferir água colorida para os potes vazios, criando novas cores.

Uma atividade com água colorida que vai fazer a alegria dos pequenos - gabi transferindo agua colorida de um pote pro outro

Repare na concentração da criança. No caso da Gabi, ela ficou mais de uma hora envolvida com a atividade. Isso para uma criança de 2 anos, é uma eternidade. E tudo o que eu precisava fazer era ficar de olho.

Uma atividade com água colorida que vai fazer a alegria dos pequenos - gabi concentrada

Ela mexeu com todas as colheres que eu coloquei, o que fez da brincadeira com água colorida uma excelente atividade para coordenação motora.

Uma atividade com água colorida que vai fazer a alegria dos pequenos - gabi com colheres diferentes

Isso sem falar que ela experimentou usar os próprios potes para transferir a água também.

Uma atividade com água colorida que vai fazer a alegria dos pequenos - usando os potes

Se você pensar que ela foi buscar a solução do copinho para tirar a água do pote porque tinha tentado com uma colher e não tinha sido fácil, você imagina quantidade de raciocínios que uma brincadeira simples como esta possibilita.

Uma atividade com água colorida que vai fazer a alegria dos pequenos - usando a colher

Olha aí outra solução para conseguir pegar mais volume de água vermelha.

Uma atividade com água colorida que vai fazer a alegria dos pequenos - usando o copinho

O mais legal foi vê-la absolutamente e-n-c-a-n-t-a-d-a com a mistura das cores. Primeiro ela achou o máximo que misturando o azul e o amarelo fazia verde, que nem no episódio do Hi-5 que ela tinha assistido. Mas quando ela acrescentou o vermelho e virou marrom, nossa! “Olha mamãe! Que legal!”

Uma atividade com água colorida que vai fazer a alegria dos pequenos - misturando cores marrom

Foi tanta exploração que aconteceu durante esta uma hora que eu nem consigo reproduzir aqui. E tudo que eu precisei fazer foi preparar uns potes de água colorida para a Gabi brincar.

Bom, essa foi a nossa sugestão de atividade de hoje. Espero que você tenha gostado. Se sim, aproveite para se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog e ainda algumas informações exclusivas!

6 Comments

Comente
  1. 3
    Camila

    Oi! Desculpa a ignorância, mas foi usada que tipo de tinta para colorir a água? Parabéns pelo site. Muito bacana a proposta.

    • 4
      Patrícia Marinho

      Imagina! Pode perguntar! Eu usei gotas de corante de alimentos (ou anilina) misturada com água.
      obrigada pelos elogios!
      Volte sempre!

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.