Rolinho de cabelo é um ótimo brinquedo para o bebê


E chegamos a mais uma quinta-feira em que eu (ah, eu sou a Patcamargo) trago atividades e brincadeiras para bebês. Se você chegou aqui por este post, a cada quinze dias, sempre às quintas, tem novas atividades para bebês entre 0 e 24 meses aqui. Mas você pode se cadastrar gratuitamente na nossa Newsletter e receber semanalmente um e-mail com nossas brincadeiras, assim não tem como esquecer!

A brincadeira de hoje é com dois objetos simples que você tem em casa: rolo de cabelo, também chamados de bob, de velcro e paninhos variados. Explorar a textura do rolinho é a primeira brincadeira possível. O Felipe achou estranho no começo, mas depois ele resolveu testar e amou brincar com os bobs. Na foto ele estava com seis meses aproximadamente. Mas esta atividade sensorial pode ser feita já com três meses. Basta escolher um rolinho grande.

Rolinho de cabelo é um ótimo brinquedo para o bebê - felipe com o rolinho

Como a gente sempre fala por aqui, o blog é Tempojunto, então a brincadeira é para você participar junto com seu bebê. Mostre a textura, fale o nome da cor, elogie quando ele fizer uma descoberta. A Raquel, mãe do Felipe, participou o tempo todo, olha a mão dela aparecendo na foto.

Rolinho de cabelo é um ótimo brinquedo para o bebê - raquel mostrando o bob pro felipe

No dia em que fizemos as fotos estava frio e o Felipe vestia um macacão de plush, mais “peludinho”. E a brincadeira logo passou para a roupa. Colocar e tirar o rolinho de cabelo de velcro da própria roupa foi outra descoberta!

Rolinho de cabelo é um ótimo brinquedo para o bebê - bob na roupa

Rolinho de cabelo é um ótimo brinquedo para o bebê - felipe com bob na roupa

Panos também servem como experiência sensorial

A outra parte da brincadeira foi apresentar ao Felipe diversos retalhos, com texturas diferentes. A gente sempre fala por aqui que brincadeira nenhuma precisa ter um resultado esperado. Principalmente com bebês. Aproveite a experiência, o momento e deixe que seu filho faça as descobertas que quiser, antes de dirigir ou “explicar” como deve funcionar.

O Felipe começou explorando o próprio pano. E ficou um tempo nisso. Ele poderia ficar bem mais, mas como a gente precisava fazer as fotos e a hora da soneca estava chegando, a Raquel mostrou a ele como os bobs de velcro poderiam grudar nos tecidos que ela estava segurando. Ele logo entendeu o que queria fazer e se esticou todinho para alcançar o rolinho.

Rolinho de cabelo é um ótimo brinquedo para o bebê - felipe se esticando para alcançar o rolinho

Rolinho de cabelo e um otimo brinquedo para o bebe - felipe pegando o bob

Aqui a gente consegue explorar também a coordenação olho-mão, que é aquela que desenvolvemos para saber a distância que um objeto está do nosso alcance. Sabia que tem isso? Pois é. Com esta habilidade bem desenvolvida a criança consegue, por exemplo, no futuro, saber a hora certa de agarrar uma bola, defender um gol ou saber a distância da parede para não bater a cabeça.

E o alongamento? Olha que delícia! Aproveitando para fortalecer também os músculos que permitem o sentar. Agora, brincar é se divertir acima de tudo. Olha que cara mais fofa!

Rolinho de cabelo é um ótimo brinquedo para o bebê - felipe fofo

Espero que você tenha gostado. Se você tem alguma dúvida, escrever aqui! Se chegou agora, dá uma olhada no blog todo. Tem várias outras brincadeiras para você fazer com seu bebê.

2 Comentários

Deixe sua opinião
  1. 1
    cleide

    ameiiiiiiiii ! , sou profª da educação infantil e mãe e adoraria receber brincadeira para fazer com meus pequenos.

+ Deixe seu comentário