Vamos brincar de Eu Espio


Quem segue o blog sabe que o meu repertório de brincadeiras aumentou muito depois que comecei o Tempojunto. Brincar de Eu Espio foi uma das novidades da minha vida pós blog. Foi uma das coisas que guardei em uma das minhas 60 pastas no Pinterest e coloquei na minha lista de espera para fazer com a Gabi quando estivesse mais velha.

As várias maneiras de brincar de Eu Espio

Eu Espio é um brincadeira que possui muitas variações. Trata-se de uma tradução livre da versão em inglês “I Spy“. A mais simples é quando a gente está na rua, a pé ou de carro, e fala para a criança “Eu espio uma coisa amarela”. A criança precisa fazer perguntas para tentar adivinhar que coisa é essa. Depois vocês trocam de papel é a sua vez de adivinhar.

Uma outra forma é parecida com o “Onde Está Wally” ou com o jogo de tabuleiro Lince. A criança precisa descobrir uma imagem no meio de outras. Eu fiz esta brincadeira no ano passado para o site Mundo de Ideias HP, com o tema primavera.

Vamos brincar de Eu Espio - primavera header HP cópia

Você imprime o arquivo e senta com as crianças para procurar e contar as figuras. São 3 PDFs (níveis fácil, médio e difícil) para brincar com crianças de todas as idades, em qualquer lugar: em casa, no restaurante, na viagem. Você só precisa entrar no site da HP para baixar e imprimir o seu PDF. É grátis!

Eu Espio: um brinquedo para os pequenos

A terceira maneira de brincar de Eu Espio, para mim, é quando vira um brinquedo. Minha primeira versão de brinquedo é esta aí de baixo:

Vamos brincar de Eu Espio - brinquedo pronto

Mas vamos começar do começo. Você vai precisar de:
. saco ziploc
. papel (pelo menos 120 gramas)
. Adesivos (ou você pode desenhar)
. lápis, régua e caneta
. Arroz

Vamos brincar de Eu Espio - materiais

O primeiro passo é usar o ziploc como molde para poder recortar o papel no tamanho certo.

Vamos brincar de Eu Espio - marcando o papel

Depois você cola adesivos variados, de preferência de um tema que a criança goste, e cola na folha.

Vamos brincar de Eu Espio - folha com adesivos

Em seguida, é hora de colocar o papel com os adesivos dentro do saquinho e depois colocar arroz suficiente para cobrir a maior parte dos desenhos.

Vamos brincar de Eu Espio - brinquedo pronto

A brincadeira consiste em deixar a criança revirar o saco de uma lado para o outro para poder revelar as figuras que estão escondidas pelo arroz. Você pode fizer ao lado dizendo “Eu espio…” e aí falar o nome das cores, formas ou objetos escondidos.

Vamos brincar de Eu Espio - gabi brincando

Vamos brincar de Eu Espio - gabi brincando 2

Legal, né? Mais um brinquedo simples e fácil de fazer que ajuda a entreter os pequenos. Bom para levar numa viagem, por exemplo.

Não sei se você já sabe, mas aqui tem brincadeira nova diariamente. Para você não perder nada, faça parte da nossa lista da Newsletter e receba por e-mail tudo que postamos no Tempojunto.

2 Comentários

Deixe sua opinião
  1. 1
    Débora

    Eu amo as brincadeiras e dicas que você dá aqui! Estou me formando em pedagogia, e entendo a importância do brincar no desenvolvimento das crianças. Valeu demais! Todos os dias dou uma passadinha por aqui para ver as novidades.

    • 2
      Patrícia Marinho

      Que bacana, Debora! Obrigada! Venha sempre! Não sei se você já viu, mas temos uma lista de pessoas cadastradas para receber nossos emails. Se você quiser acompanhar tudinho que a gente faz, pode se cadastrar também http://bit.ly/cadastro_Newsletter
      Beijos,
      Patrícia

+ Deixe seu comentário