Brinquedos de materiais não estruturados


A Gabi está numa fase adorável. Na hora de brincar comigo, tenho procurado cada vez mais estimular o brincar livre. Ela pega um brinquedo ou material e inventa o que fazer. Nessa hora meu papel é observar. Mas também pesquiso e proponho atividades diferentes, como um momento especial do dia, como a ideia de brinquedo caseiro super simples de fazer que vou mostrar hoje.

Materiais não estruturados são um convite para a experimentação

Materiais não estruturados são objetos que colocamos à disposição da criança para que elas inventem a sua própria brincadeira: palitos, botões, rolos de papel higiênico, rolha, barbante. Tudo ganha um novo significado dependendo da interação da criança. Eles são um contraponto aos brinquedos prontos, que muitas vezes possibilitam um número limitado de brincadeiras.

A gente vive falando sobre estes materiais aqui. Se você der uma olhada na categoria “Brinquedo Caseiro” do menu do nosso blog, vai encontrar uma infinidade de exemplos.

O papel do adulto diante dos materiais não estruturados é ampliar as possibilidades. Mostrar como novas formas de usar esses materiais proporcionam novas descobertas. Foi mais ou menos isso que eu tentei fazer quando usei rolos de papel higiênico para criar uma espécie de “olhador” ou binóculo.

Para fazer este brinquedo caseiro que deixa o mundo diferente, você vai precisar de:

. rolo de papel higiênico

. papel celofane, se possível de duas cores

. tesoura

. elástico

Brinquedos de materiais não estruturados - materiais 2

O passo a passo é muito simples: primeiro você usa tesoura para recortar quadrados no papel celofane. Depois usa o elástico para prender o papel celofane no rolo de papel higiênico.

Brinquedos de materiais não estruturados - celofane preso no rolo de papel 2

Em seguida repete o processo com um segundo rolo de papel para criar “duas lentes”.

Brinquedos de materiais não estruturados - dois rolos de papel com celofane

Aí só chamar os pequenos para brincar! Pergunta se a Gabi não adorou ver o mundo com outras cores?

Brinquedos de materiais não estruturados - gabi com o binoculo colorido

Ah! Outra coisa que eu tenho que repetir sempre porque toda hora chega gente nova aqui no blog. Dá para acompanhar as nossas postagens por email, viu? É só se inscrever na nossa lista para receber a nossa newsletter semanal. É grátis.

13 Comments

Comente
  1. 8
    Susi

    Amei …Sou nova nesta área, quero muito aprender sobre materiais não estruturados, tenho que aplicar com as crianças e tenho muitas dúvidas nos conceitos que este brinquedos podem proporcionar as crianças, me ajudem com esta maravilha! Obrigada!

    • 9
      Patrícia Marinho

      Olá Susi,

      Realmente este tema é fascinante. A gente tem escrito bastante sobre o assunto. Coloque “material não estruturado” no campo de busca que você vai encontrar mais posts. No site da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal você encontra um acervo digital de documentos sobre o desenvolvimento infantil e lá existem artigos que podem interessar. Assim como os textos do Lino de Macedo, do Instituto Pensi. Em especial os que ele fala sobre Cestos dos Tesouros.

      Beijos e bom trabalho, Patrícia

  2. 12
    Kelli Silva

    Sou professora de educação infantil e vivo inventando e sempre pesquisando novas maneiras de ensinar e brincar! Amei este post.

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.