Brincadeira para as férias: faça em casa o jogo do Twister


Oi, aqui é a Patcamargo. Uma vez por mês, as quintas-feiras são dedicadas a brincadeiras que podemos fazer ao ar livre, com os amigos e que estimulam não só física, mas intelectualmente. E como as férias estão chegando, resolvi escrever sobre uma brincadeira que dá um trabalhinho para montar, mas o resultado é muito bom! Se chama Twister.

Antes de tudo, sem estresse com o trabalhinho. Eu já fiz outro post como este, com dicas de brincadeiras mais trabalhosas e que valem muito à pena e muitos leitores do Tempojunto arregaçaram as mangas e o resultado foi incrível (palavras deles).

O Twister é um jogo em que precisamos mesclar coordenação de mãos e pés (na verdade, o corpo todo!), cores e jogo de cintura. Os participantes precisam atender aos comandos da roleta (ou dados, ou cartas) e posicionar sua mão ou pé em um dos círculos de um tabuleiro gigante colocado no chão. Conforme as rodadas vão passando, é preciso fazer um verdadeiro malabarismo para conseguir alcançar os círculos, literalmente atravessando o caminho dos demais participantes. Quem consegue trabalhar com estratégia (mais um estímulo) acaba tendo sua vez facilitada.

Quem tirar a mão ou o pé do círculo ou cair no chão é eliminado. Vence aquele que ficar por último no enrosco.

Faça em casa o jogo do Twister - exemplo twister

Estica e puxa

Meu desafio, então, foi construir um Twister em casa, já que nós não temos o jogo. Eu fiz dois modelos e você pode escolher o que achar melhor.

Faça em casa o jogo do Twister - materiais

Para o tabuleiro 1 eu usei:

– Folhas de papel cartão coloridas – quatro cores diferentes

– Pratinho de bolo para marcar os círculos

– Tesoura

– Fita crepe

– Lápis para desenhar o círculo

Para o tabuleiro 2 eu usei:

– 24 pratinhos descartáveis, seis de cada cor, quatro cores diferentes (o melhor é usar de papelão, mas eu acabei ficando com o de plástico)

– Fita crepe

Você pode ainda optar por fazer um tabuleiro pintando os círculos em uma folha de papel bem grande (destes vendidos em rolo) ou num pedaço de tecido ou lençol de cor lisa. No Twister original, são seis círculos e quatros cores. Mas em casa, como as crianças são pequenas, eu fiz uma versão reduzida com 4 cores e 4 círculos de cada cor. Testei também com 3 círculos e quatro cores e funcionou também.

Para fazer o tabuleiro com papel cartão, desenhe um círculo a partir do molde do pratinho descartável.

Faça em casa o jogo do Twister - circulo desenhado

Depois recorte e você terá os círculos para montar seu tabuleiro.

Faça em casa o jogo do Twister - circulo cortado

Para ser um pouco mais prático, no meu caso, eu resolvi simplesmente montar o tabuleiro no chão, prendendo os círculos ou os pratinhos descartáveis com fita crepe. Isso porque eu acabo montando o jogo onde dá, de tamanhos variáveis, conforme as crianças que irão brincar.

A desvantagem é que o meu estraga mais rápido. O pratinho descartável é mais prático ainda. Mas o de plástico, como eu comprovei durante a brincadeira, pode quebrar durante a atividade. Então, opte pelo de papel.

Faça em casa o jogo do Twister - jogo montado

Para durar mais, faça a opção de pintura dos círculos com tinta de tecido, num pedaço grande de pano ou lençol.

Roleta ou dados e cartas

Para jogar é preciso ainda criar a forma de sortear que cada participante precisa fazer na sua vez. O clássico é a roleta, com todas as variáveis possíveis. Esta aqui é a imagem para você ter como base.

TWISTER 1-500x500

Mas se você não quer fazer a roleta há outras duas alternativas que eu testei. A primeira delas é com dados. Os esquemas abaixo foram criados pela Raissê Tainy de Paula, da Universidade de São Paulo (USP) e você pode usá-los também para fazer o dado de cores.

Faça em casa o jogo do Twister - esquema dado maos e pés

Faça em casa o jogo do Twister - esquema dado

Cada jogador na sua vez joga os três dados juntos para criar as combinações.

Outra opção são as cartas. Eu imprimi e recortei vários desenhos de mãos e pés, de “direira” e “esquerda” e aproveitei as sobras de papel cartão para as cartas coloridas.

Faça em casa o jogo do Twister - elementos roleta

Cada jogador na sua vez tira uma carta de cada tipo e monta a ação que ele precisa fazer.

Bom, com tudo isso, é só começar o jogo. As crianças gostaram e se divertiram. Eu precisei ajudar um pouco na hora de dizer o que era direita e esquerda, mas elas vão aprendendo estes conceitos também. Com certeza é um jogo que ficará melhor a conforme as crianças crescerem!

Faça em casa o jogo do Twister - filhos pat brincando

Apesar de eu já ter visto esta brincadeira, uma das nossas fofas que nos acompanham, a Raquel Rubio Noel, mandou também a sugestão para a gente. Por conta disso, eu antecipei este post para vocês. Raquel, muito obrigada! E olha só ela aqui brincando com os filhos. É ou não é uma delícia de tempojunto?

Faça em casa o jogo do Twister - Raquel brincando

“Passamos nosso sábado dedicados em fazer o jogo! Foi demais!”, conta a Raquel. Na casa dela, eles optaram por fazer o tabuleiro do jogo do Twister de tecido. Olha que legais as fotos da preparação.

Faça em casa o jogo do Twister- filhos raquel montando tabuleiro

Faça em casa o jogo do Twister - filhos raquel montando roleta

Gente, tem tanta brincadeira boa para fazer com as crianças que você não pode perder nada. Para isso, que tal fazer parte da nossa lista de envio da Newsletter. Semanalmente, você recebe um e-mail com nossas novidades e os posts que publicamos.

5 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.