Um mimo para as férias das crianças – Tempojunto na Cozinha com Madame Aubergine


Coluna cozinha atualizada

Então as férias se aproximam. Já fez sua programação? (aliás, você já viu a programação que a gente fez no e-book Tempojunto nas Férias? Pra facilitar a vida!) Muitos de nós continuamos trabalhando durante o mês de julho e acabamos deixando as crianças em casa ou na casa de parentes. E parece que dá mais saudades ainda. Pensando nisso, resolvemos criar um mimo para nos fazermos presentes nos dias de férias dos filhos. Uma geleia de morango, com bilhetinhos carinhosos para serem lidos um por dia, no café da manhã. Foooofooooooo!

Mais uma vez, contamos com a parceria do Madame Aubergine Cozinha e Cultura e a Marisa Furtado, sócia do Madame, cozinhou com a Carol e a Patricia (de novo, fiquei com água na boca. Amo morangos!).

Um mimo para as férias das crianças - Tempojunto na Cozinha com Madame Aubergine - carol, pat e marisa

Mas nossa proposta é curtir este momento em duas etapas, deixando uma de surpresa para as crianças. Primeiro, você vai convidar seus filhos para fazerem juntos a geleia. Só aí, vocês terão um tempo junto muito gostoso e seus filhos já sabem que terão uma lembrança deste momento com você durante as manhãs de férias. Vamos para a receita, que é bem simples.

Geleia de morango

Rende 200 gramas

Antes de começar a receita, você vai precisar de:

• panela funda de preferencia com o fundo grosso
• pote de vidro com tampa
• xícara de chá
• faca

Ingredientes:

• 1 xícara de açúcar (180 gramas)
• 2 caixas de morangos (aproximadamente 450 gramas)
• 4 gotinhas de limão (de preferência siciliano)

Um mimo para as férias das crianças - Tempojunto na Cozinha com Madame Aubergine - ingredientes

E agora, vamos começar!

1.Esterilizar o vidro: colocar numa panela, coberto com água fria e levar ao fogo até ferver. Deixe ferver por dois minutos, tire do fogo, deixe esfriar, escorra a água e seque bem sequinho.

2.Lave os morangos com água corrente, retire os cabinhos e deixe de molho na água com 3 gotinhas de vinagre ou limão por 15 minutos. Depois escorra a água, enxugue com papel toalha e corte o morango ao meio e depois cada metade em quatro ou em seis pedaços, dependendo do tamanho do morango.

Um mimo para as férias das crianças - Tempojunto na Cozinha com Madame Aubergine - carol com os morangos

3.Coloque na panela o açúcar, os morangos e o limão. Mexa e deixe em fogo baixo com a panela destampada, aproximadamente de 20 a 30 minutos ou até dar o ponto.

Um mimo para as férias das crianças - Tempojunto na Cozinha com Madame Aubergine - carol espremendo limão

4.Deixe a geleia esfriar em temperatura ambiente e colocar no pote.

Um mimo para as férias das crianças - Tempojunto na Cozinha com Madame Aubergine - geleia pronta

Dica: para não correr o risco de o vidro trincar ou quebrar durante o procedimento, deixe-o esfriar em uma superfície neutra (tábua de madeira ou sobre um pano de cozinha dobrado) para não entrar em contato direto com uma superfície fria como a pedra da pia, ou mesmo água.

Quando a geleia estiver pronta retire da panela em que foi feita e coloque numa outra panela, para parar o cozimento e evitar que a geléia reduza e fique em ponto de bala.

Comida gostosa e um carinho de lembrança

Mas só a geleia, mesmo com toda sua gostosura, não é suficiente para tornar o café da manhã especial. E aqui vem a parte 2 desta atividade e a surpresa: você fará os bilhetes carinhosos em segredo, guardará tudo num segundo pote e só na primeira manhã das férias é que as crianças saberão que eles poderão tirar uma mensagem por dia de você para elas. Olha que mimo para as férias das crianças.

Um mimo para as férias das crianças - Tempojunto na Cozinha com Madame Aubergine - preparação bilhetes

Olha que charme tudo prontinho.

Um mimo para as férias das crianças - Tempojunto na Cozinha com Madame Aubergine - café da manhã completo

No vídeo você assiste direitinho como é a preparação desta receita delícia e ainda curte a Patricia, a Carol e a Marisa preparando tudo com carinho (e diversão!) para você.

Você sabia?

Desde a antiguidade, as geléias sempre foram usadas como uma forma de conservação e aproveitamento de alimentos. Eram feitas de frutas adicionadas ao mel ou marmelada. Nesta época, a alimentação estava totalmente ligada à dietética, às práticas de saúde e assim tornaram-se mais populares, sob a crença de que a mistura de frutas queimadas com mel era benéfica para diversos males, uma espécie de xarope. O açúcar só passou a ser usado a partir do renascimento e ainda assim como artigo de luxo, entre as cortes. A técnica também era usada em experimentos agridoces, como nos registros de Leonardo Da Vinci, onde foi encontrada a receita de “geleia de couve”. Nostradamus também se dedicou ao tema no século XVI e chegou a organizar um tratado sobre geleias, compotas e xaropes com mais de 30 receitas.

Apesar de chamarmos quase tudo de geleia, existem classificações diferentes de acordo com a textura do cozimento e resultado final. O doce tem pedaços de fruta fervidos em açúcar. A compota é quase sempre um fruto bem desmanchado em forma de purê, açucarado. A geleia mistura o suco do fruto ao açúcar e quando resfriada desenvolve uma textura de gel. A conserva quase sempre preserva o fruto inteiro ou partido ao meio em calda. As variações são resultado da combinação entre o corte das frutas, a adição de líquidos, a quantidade de açúcar e o tempo de cozimento.

Teremos mais receitas como esta para você se divertir e brincar com seus filhos na cozinha. Para não perder nada, faça parte da nossa exclusiva lista de pessoas que recebem nossa Newsletter. Basta se cadastrar gratuitamente e você receberá em seu e-mail, uma vez por semana, nossas atualizações, dicas, promoções e curiosidades.

6 Comentários

Deixe sua opinião
  1. 1
    Helena

    Maravilhoso!
    Sou pedagoga e mu filho de 2 anos vai comigo a escola em que trabalho,as duas,tadinho!
    Preciso de dicas e sugestões para melhorar nossa alimentação,achei vocês! Adoro brincar,vou fazer várias coisinhas nessas férias,para brincar com ele.
    Obrigada!

    • 6
      Patrícia Marinho

      Oi marcos,
      Fico muito feliz em saber que o Tempojunto inspirou uma data tão especial!
      Obrigada por vir aqui me contar!
      Abraços,
      Patrícia

+ Deixe seu comentário