Como brincar com potes da cozinha?


A gente não vive dizendo que dá para brincar bastante com os filhos se a gente tiver repertório? E que não é preciso gastar muito dinheiro em casa. Certamente você tem potes de plástico, tipo tupperware, na cozinha, não tem? Pois hoje quero ensinar como brincar com potes da cozinha. Funciona super bem, especialmente com crianças pequenas.

Gabi com os  potes

Qualquer objeto (seguro) pode virar brinquedo

Você leu a entrevista com a Tânia Furtado, especialista em brinquedos que a gente entrevistou para a série Importância do Brincar? Pois ela fala que o que define um objeto como brinquedo é a interação que a criança (e o adulto) tem com ele. Tem muito brinquedo que a gente compra que não representam desafios para a criança porque a brincadeira já vem pronta e a criança não precisa fazer muita coisa além de apertar um botão e observar.

Por outro lado, materiais não estruturados, como rolos de papel higiênico, papel e pregadores de roupa podem render atividades ótimas. Os potes da cozinha são outro exemplo: dá para brincar de um monte de coisas!

O primeiro uso que dei para os meus potes foi criar cestos dos tesouros.

Melhores atividades de descoberta sensorial - cesto tesouro

Mais tarde um pouco eles viraram bateria.

gabi batucando com os potes

E suporte para a brincadeira das águas coloridas que a Gabi adora!

Uma atividade com água colorida que vai fazer a alegria dos pequenos - gabi transferindo agua colorida de um pote pro outro

A ideia de hoje, veio de um post que eu vi no Hands On as We Grow, em que a proposta é fazer a criança encontrar as tampas certas para cada pote. Você começa separando potes de plástico de diferentes tamanhos e formatos e coloca eles no chão, os potes de um lado e as tampas do outro.

materiais

Em seguida você chama a criança e explica o Jogo dos Potes. Eu disse para a Gabi que ela tinha que encontrar a tampa certa para cada pote. Ela não pensou duas vezes e se atirou na brincadeira, que eu fiz antes de ela ir dormir porque considerei que era mais uma ideia de atividade que acalma.

Gabi tentando encaixar a tampa dos potes

Foi muito legal perceber que ela logo estabeleceu um padrão de escolher uma tampa, olhar para os potes e ir direto no certo. Conceitos como grande e pequeno e formas geométricas são trabalhados o tempo todo em atividades como esta.

Gabi deenvolvendo a brincadeira

Sente a cara de satisfação por conseguir acertar! (lembra do post que eu falei que a brincadeira é boa para construir autoestima?)

Gabi contente conseguindo encaixar a tampa

E a concentração, então? Uma maravilha

gabi concentrada

Lógico que a brincadeira não ia parar por aí. Depois de ter encaixado as tampas nos lugares, a Gabi decidiu que era hora de brincar de abrir os potes e encaixar uns dentro dos outros.

gabi encaixando um pote dentro do  outro

Viu como brincar com potes da cozinha pode ser legal?

Se você gostou desta atividade, aproveite para se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog e ainda algumas informações exclusivas!

4 Comentários

Deixe sua opinião
    • 2
      Patrícia Marinho

      Viu só como dá para fazer várias coisas diferentes com um mesmo material? Divirta-se com as crianças! Beijos!

+ Deixe seu comentário