10 maneiras de brincar com algodão


Mais uma sexta-feira, hora de fazer um post com inspirações para o final de semana. Se você acompanha o blog sabe que eu sempre escolho um material ou um tema e daí seleciono 10 atividades para ilustrar. Hoje o post é sobre 10 maneiras de brincar com algodão. Vou tentar selecionar exemplos para crianças de diferentes idades e assim ficar com um post bem completo.

Vamos começar com as crianças pequenas, a partir de uns 18 meses. Vou falar de dois exemplos de brincadeiras sensoriais que sempre devem ter a supervisão próxima de um adulto, como em todas as brincadeiras do Tempojunto, para evitar que a criança, que normalmente ainda está na fase oral, resolva comer o algodão ao invés de brincar com eles.

1. Algodão e água

Esta atividade consiste em deixar a criança brincar de tirar e colocar as bolas de algodão de um pote com água. Simples assim. Faz uma bagunça, mas é uma excelente forma de promover exploração.

Brincadeira Sensorial com água e algodão para bebês - olhando pra agua

2. Algodão e papel contact

Neste caso, você usa fita adesiva, dessas de fechar caixa de mudança, para fixar o contact no chão ou numa parede. A brincadeira consiste em colar e descolar o algodão da parte colante do papel. Eu fiz com pompom, mas com algodão funciona da mesma forma.

Atividade com Papel Contact  -gabi tirando o pompom

3. Algodão e potes

Outra ideia megaaaa simples é dar para o bebê umas bolas de algodão e uns potes para que ele brinque de colocar, e depois tirar, o algodão do pote. Vale dizer que esta ideia de repetir atividade (colar e descolar, colorar e retirar), é parte do processo de aprendizagem da criança. Pela repetição ela domina a habilidade necessária para realizar uma função. E assim ela aprende e evolui.

Brincadeira simples para bebês - Gabi botando algodão no pote

Vamos falar de crianças maiores agora? A idade certa para experimentar vai variar de criança para criança.

4. Corrida do algodão

Bolas de algodão e canudos. Isso é tudo o que você precisa para fazer uma corrida do algodão. Quem soprar o algodão mais rápido, ganha!

10 brincadeiras fora da rotina para fazer no feriado - corrida de algodão

5. Jogo das bolas de algodão

A gente coloca, numa mesa, uma vasilha cheia de bolas de algodão, algumas colheres e um pote vazio. As crianças, vendadas, precisam usar a colher para transferir as bolas de uma vasilha para a outra sem olhar. Se houver mais de uma criança por perto, pode virar um jogo. Ganha quem consegue passar mais bolas de algodão em menos tempo.

10 brincadeiras fora da rotina para fazer no feriado - brincadeira com algodão

6. Pintura com algodão

Dá para fazer arte com algodão também. Uma ideia é fazer pintura que nem esta do Domesticmommyhood.com. A gente já fez um cartão de páscoa com pompom que teve o mesmo resultado.

10 maneiras de brincar com algodão - pintura

7. Pinguim de algodão

Outra sugestão de atividade artística é fazer um animal com algodão. Neste post do Gluedtomycraftsblog.com você aprende como fazer um pinguim. Podia ser, por exemplo, uma ovelha!

10 maneiras de brincar com algodão - pinguim

8.  Sorvete de mentirinha

Além de fazer artes com o algodão, dá para brincar de comida de mentirinha para as brincadeiras de imaginação. Que tal um sorvete de casquinha que nem este do Ribbons.com?

10 maneiras de brincar com algodão - sorvete de algodao

9. Plantar feijão

Taí uma atividade com algodão que é ótima pelo lado científico, mas também porque ajuda a ensinar as crianças a ter paciência: plantar feijão. Já tentou? Você espalha alguns grãos de feijão num algodão encharcado, coloca dentro de um vidro e deixa perto da luz para a criança, ao longo dos dias, poder acompanhar o crescimento do broto, que nem o Pre-kpages.com demonstra neste post.  De quebra ainda dá para brincar de contar a história do João e o Pé de Feijão para as crianças.

10 maneiras de brincar com algodão - plantar algodao

10. Atividade de ciências: absorção.

Pra terminar, olha que brincadeira de ciências mais interessante. Você usa algodão e mais alguns utensílios como gotejador, colher e corante, para brincar com a propriedade de absorção do algodão. Ideia genial que você pode conferir neste post do Littlebinsforlittlehands.com.

10 maneiras de brincar com algodão - absorcao de agua

Toda sexta-feira tem um tema diferente para você. Se não quiser perder nada,   inscreva-se na nossa turma da Newsletter. Semanalmente, informamos todas as novidades do Tempojunto por e-mail.

8 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.