Dicas para o “meu primeiro aplicativo”


coluna-da-michelle-novo

Temos no Tempojunto muitas, muitas brincadeiras para que as crianças fiquem mais tempo longe das telas em geral. Porém, a tecnologia está no mundo à disposição e nem é o caso de ser “demonizada”, mas de ser entendida e usada a nosso favor, das crianças e do vínculo que queremos ter.

Por conta disso, temos em um sábado no mês nossa “Coluna da Michelle”, que dá sugestões de aplicativos para que os pais possam apresentar aos filhos a tecnologia e participar junto desta descoberta. A Michelle, do perfil @michelleterapiadecrianca no Instagram e no Facebook é pedagoga, psicopedagoga clínica e tem especialização em Neuropsicologia. Atua na área infantil, com avaliação e intervenção dos distúrbios e dificuldades de aprendizagem. Ministra aulas da disciplina Educação Especial em cursos de Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia/Parfor. Trabalha junto a equipe Multidisciplinar na Equoterapia de Ilhéus e desenvolve projetos de inclusão educacional para crianças com necessidades especiais. Olha o cuidado e o carinho que temos!

Eu, particularmente (aqui é a Patcamargo) só conhecia aplicativos mais populares e me delicio com as dicas da Michelle. Até agora, todos os que eu baixei aqui em casa fizeram sucesso com meus filhos (que hoje estão com 7, 5 e 4 anos e brincam com aplicativos desde os 3 anos) e a gente passa bons momentos juntos.

No post de hoje, reunimos dicas para o meu primeiro aplicativo, ou seja aqueles que podem ser os primeiros com os quais seus filhos tenham contato. Só para curiosidade de vocês, aqui em casa hoje em dia, as meninas brincam no smartphone ou tablet durante 20 minutos cada e o Pocoyo, mais velho, entre 30 e 40 minutos.

LET’S CREATE – My First App

lets create app

Com esse aplicativo a criança cria a sua própria obra de arte utilizando formas e materiais variados. Ideal para estimular o desenvolvimento da criatividade, mas também podemos levar as crianças a planejar suas ações, organizar os materiais disponíveis e estruturar espacialmente suas ideias. São indicados para crianças a partir de 3 anos de idade e para um melhor desenvolvimento cognitivo, estimule a crianças a falar sobre suas criações e até criar personagens de histórias fictícias ou reais. Gratuito. Disponível na Apple Store (smartphone e tablet) e Google Store (smartphone e tablet)

APLICAÇÃO PARA CRIANÇAS

Aplicação para crianças

Aplicação para Crianças é uma excelente alternativa quando se fala de percepção visual, raciocínio e atenção. A proposta é encaixar as partes que estão faltando do ônibus, nave espacial, para que eles possam dar a partida. É preciso estar atendo aos pequenos detalhes nos momentos de encaixe. Os jogos são indicados para crianças a partir de 3 anos e incluem mais de 100 divertidas animações e efeitos de som. – Gratuito. Disponível somente na Apple Store (smartphone e tablet)

Tiny Hands

apps para volta às aulas - tiny hands

Para os pequenos uma super dica de aplicativos são os da linha Tiny Hands, que exploram através de brincadeiras simples conhecimentos gerais da primeira infância como: cores, formas, tamanho, objetos, meios de transporte, animais, entre outros.

Disney Júnior Play

apps para crianças  - app Disney Junior Play

O aplicativo da Disney Júnior oferece uma porção de jogos de quebra-cabeças, descobrir tesouros, vídeos para cantar junto, brincadeiras de vestir e o que achei mais interessante foi a parte de “livros de adesivos” onde podemos criar cenários e histórias com os personagens preferidos da Disney. A versão é gratuita, mas você pode ter acesso a outros jogos comprando no aplicativo APPStore. Recomendado para crianças maiores de 3 anos (disponível para Iphone e Ipad).

Match it up

apps de aprendizagem - matchitup

Já os apps da MATCH IT UP são bem legais para os pequenos, já que estimulam o desenvolvimento das associações, percepção visual e coordenação motora. Você pode baixar as 3 séries e criar possibilidades de elaboração de pensamento e linguagem através de perguntas e histórias. A partir de 3 anos.

Toca Band

app toca band

Um dos preferidos dos pequeninos, por ter a possibilidade de formar uma banda cheia de sons, ritmos e instrumentos diversificados, permite a criança desenvolver percepção visual e ritmo. Neste app eles que escolhem quem vai ser o cantor, mas muitas vezes eles assumem a cantoria. A partir de 3 anos.

Tiny Hands – Qual é o Meu Par?

5 apps para estimular o raciocínio lógico das crianças - tiny hands qual e o meu par app

Esse os pequenos adoram e é uma forma de se estabelecer as primeiras relações lógicas entre iguais. Encontre a mesma cor, forma, bicho, numeral, quantidade… Para crianças a partir de 3 anos. Disponível somente para tablets.

Tiny Hands – Torres

5 apps para estimular o raciocínio lógico das crianças - tiny hands torres app

Neste app, a criança vai pensar as relações entre maior e menor e organizar torres, filas, brinquedos, perecendo o conceito de seriação. Para crianças a partir de 2 anos. Disponível somente para tablets.

Mensalmente temos dicas muito boas de aplicativos para que as crianças conheçam o mundo da tecnologia de uma forma mais interativa e brincante. Se você não quer perder nada, que tal se juntar aos mais de 9 mil leitores da Newsletter Tempojunto, que recebem gratuitamente uma vez por semana em seu e-mail as nossas novidades?

michelle

*Michelle Costa Soares é Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e tem especialização em Neuropsicologia. Atua na cidade de Ilhéus-Ba, na área infantil, com avaliação e intervenção dos distúrbios e dificuldades de aprendizagem. Ministra aulas da disciplina Educação Especial em cursos de Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia/Parfor. Trabalha junto a equipe Multidisciplinar na Equoterapia de Ilhéus e desenvolve projetos de inclusão educacional para crianças com necessidades especiais. Atualmente, registra em seu microblog no Instagram (@michelleterapiadecrianca) atividades e recursos educativos para o desenvolvimento das aprendizagens infantis.

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.