20 maneiras de brincar de desenhar


Mais uma sexta-feira e mais um post com inspirações para você aproveitar bem o final de semana com as crianças. Hoje eu trago mais 10 maneiras de brincar de desenhar para completar o post 10 exemplos incríveis de como brincar de desenhar pode ser divertido, especialmente quando você apresenta algo novo para as crianças.

1. Desenhar no chão

Pode parecer meio bobo, mas principalmente para as crianças pequenas, colocar um papel grande, ao invés de um A4, no chão (e não na mesa), já é um super convite para desenhar. Eu faço isso com a Gabi de vez em quando e é sempre uma maravilha!

Vamos estimular a criatividade dos pequenos - gabi desenhando no chao movimentos amplos

2. Desenho com objetos

Um outro jeito de fazer um convite para a criatividade é colocar um objeto no papel e pedir para a criança desenhar a partir disso. Meu sobrinho Pedro conseguiu transformar um canudo em uma girafa!

Vamos estimular a criatividade das crianças - desenho pronto

3. Zentangle

Zentangle é um método fácil e divertido de relaxar através da criação de imagens baseadas em padrões estruturados. Eu e a Carol fizemos uma atividade inspirada neste método e nos divertimos bastante.

Zentangle - carol desenhando

4. Padronagens a nossa volta

Outra atividade inspirada nos zentagle, foi a a que Patcamargo descreveu no post Brincar de criar padronagens a partir do que vemos a nossa volta.

Desenhar natureza - desenho pronto

5. Desenho mágico

E o desenho que aparece quando a gente a gente colorido com giz de cera e depois usa um objeto pontiagudo para formar imagens?

Desenho magico um jeito diferente de fazer arte - raspando o desenho detalhe

6. Desenhe o seu personagem

Para quem gosta de fazer arte com as crianças, um site maravilhoso é o Tinkerlab.com. Nele, a Rachelle Doorley tem propostas incríveis como a de criar temas para motivar as crianças a explorar a criatividade. Um deles é esta ideia de criar seu próprio personagem a partir de alguns traços já feitos no papel.

Brincar de desenhar - desenhe seu proprio personagem

 

7. Complete a moldura

Outro convite mega interessante que o Tinkelab.com faz é esse, de completar a moldura de papel.

Brincar de desenhar - moldura

8. Desafio do desenho

Uma atividade que achei maravilhosa, especialmente para quem tem mais de um filho ou vai receber os amigos em casa, é o Desafio do Desenho que vi no site Picklebums.com. O post original tem até um printable com ideias de desafios, como “desenhe o seu carro dos sonhes” ou “desenhe um jardim maluco” só que está em inglês. Quem dominar o idioma pode ir lá se inspirar.

Brincar de desenhar - desafio do desenho

9. O Mestre Mandou

Uma variação do “Desafio do Desenho” é brincar de “O mestre mandou”, como sugere este post de um outro blog que eu amo, o Artfulparent.com. O mestre pode mandar:

– desenhar um círculo
– desenhar um rosto
– desenhar uma árvore

E por aí vai

Brincar de desenhar - mestre mandou

10. Misture os corpos

Para terminar, uma ideia genial do Craftwhack.com: pegar uma folha de papel, cortar, e brincar de combinar pedaços de corpos diferentes. No post original tem o passo-a-passo que ensina direitinho como fazer.

Brincar de desenhar - misture os corpos

Toda sexta-feira tem um tema diferente para você. Se não quiser perder nada,   inscreva-se na nossa turma da Newsletter. Semanalmente, informamos todas as novidades do Tempojunto por e-mail.

4 Comentários

Deixe sua opinião
    • 4
      Patrícia Marinho

      Oi Jaqueline, me desculpe se ficou confuso, mas tem 10 sugestões detalhadas neste post e mais 10 que estão em um post mais antigo e que foi mencionado no texto.

+ Deixe seu comentário