Você vai amar estar 25 brincadeiras para crianças entre 3 e 5 anos

Você vai amar estar 25 brincadeiras para crianças entre 3 e 5 anos


By patcamargo

Eu brinco muito com meus filhos desde que eles nasceram, independentemente de saber “por A + B” o quanto o brincar é importante para o desenvolvimento e a criação de vínculo das crianças. E tenho que confessar que quando eles fizeram 3 anos, meu mundo de brincar mudou. Eu fiquei extasiada com a forma que a brincadeira se tornou mais interativa e a via de mão dupla, o bate-bola, entre nós aumentou.

Nesta fase, e até os 5 ou 6 anos, a imaginação corre solta e as brincadeiras tomam um âmbito que mantém o caráter de descoberta do mundo, de se maravilhar com tudo e do brincar livre, mas, ao mesmo tempo, consegue assumir conceitos e regras de jogos, e brincadeiras mais estruturadas. E a Patricia Marinho me lembrou que eu quase não coloco nos meus posts que estou bem nesta fase, com meus filhos. E como a gente sabe que é legal para você ter algumas brincadeiras juntas para acessar rapidinho, resolvi colocar aqui as brincadeiras e brinquedos caseiros que fazem a diversão das crianças e criam uma interação total com as brincadeiras para crianças entre 3 e 5 anos.

Vou começar com uma que fez um sucessão em casa. O copo pula-pula.

Interação total com as brincadeiras quando se tem entre 3 e 5 anos - brinquedo pronto

Ele é bem simples de fazer. Em casa, as crianças não paravam de rir e cada um queria fazer o copo pular mais alto ou mais longe.

Interação total com as brincadeiras quando se tem entre 3 e 5 anos - criancas brincando

Brincadeiras livres

Brincar livre, usando a imaginação é um dos tesouros mais incríveis e emocionantes nesta fase. O Pocoyo passa as tardes na varanda, “brincando de imaginação”, como ele gosta de dizer. Eu participo em algumas vezes e em outras ele prefere criar sozinho seu mundo, suas aventuras. Eu ouço os “tsumm! viiippp! splocK!” e observo a criatividade.

Cantinhos são formas incríveis de brincar e desenvolver a criatividade - cantinho pompom e pregadores

As meninas também criam, seja casinha, boneca, mundo dos dinossauros ou espaço. Elas já criam diálogos entre as bonecas, fingem de professoras ou que estão trabalhando. Os cantinhos são opções ótimas que você prepara e deixa a criança soltar a imaginação da forma como ela quiser. Aqui tem alguns exemplos de Cantinhos.

12 ideias de cantinhos para estimular a imaginação

Brincadeira de imaginação reproduz rotina da escola

Derrubar dominó

Qual foi a última fila de dominó que você fez para derrubar - desenho da fila

Uma explosão (segura) e divertida

Brincadeiras envolvendo arte

Desenho, pintura, colagem, costura e tudo isso misturado. A arte para as crianças entre 3 e 6 anos deixa de ser só experimento (o experimento continua), mas também passa a ser motivo de orgulho do resultado do trabalho. Não, por favor, não caia na tentação de querer algo que possa ser rotulado como “bonito”, “bem feito”, “igual a”. Nada disso. A arte é arte e a brincadeira tem a ver com processo e não com resultado, ok?

Mas nesta idade, já dá para fazer algumas coisas bem legais como este enfeite de Natal que fizemos ano passado.

Lembrança de Natal para fazer com as crianças - guirlanda pronta 1

Deixe as crianças experimentarem formas, estilos e materiais diferentes de arte. Olha só quantos exemplos.

20 maneiras de brincar de desenhar

Arte com flores para a primavera

Pintando no banheiro

Desenho de sombras

Arte com giz derretido - cores prontas

Arte com giz derretido

Jogos e brincadeiras com regras

Como eu disse, a partir dos 3 anos, as crianças compreendem e seguem regras com mais facilidade. Então, as brincadeiras com regras, como pique-esconde, barra-manteiga, vivo-morto fazem mais sentido. Bem como os jogos, que conseguem chegar ao seu final (!!!) mais vezes.

Pega-vareta

Twister

Faça em casa o jogo do Twister - filhos pat brincando

Taco com galhos

Maneiras diferentes de brincar de pique ou pega-pega

Acerte o alvo

Brinquedos caseiros

Além de brincar, nesta fase as crianças já podem ajudar no processo de criação dos brinquedos caseiros. É incrível como ele acabam gostando mais daquilo que eles mesmos confeccionam.

paraquedas_diversão_garantida_para_fazermos_ao_ar_livre_paraquedasNoAr

Paraquedas

Reconhecer os rostos

Barquinho

10 ideias de brinquedos caseiros

Xilofone colorido

Foto: Drika Trevisan

Foto: Drika Trevisan

Cobra de espuma

Uau! bastante coisa né? E se você buscar no blog, vai encontrar usando os termos “3 anos”, “4 anos” e “5 anos” inúmeras outras sugestões para você se divertir com seu filho entre 3 e 6 anos. Aproveite também é faça parte da nossa Newsletter Tempojunto e receba em seu e-mail todas as nossas novidades.

7 comentários

Deixe seu comentário
  1. 4
    Nilcileide

    Olá!
    Trabalho com crianças e as brincadeiras fazem parte da vida delas. Vou usufruir um pouco da sua criatividade em prol delas ..rsrsrsrs.

  2. 6
    Lukas

    Gente! Vocês fizeram muitas almas felizes aqui em brasília, kkkkk, muito obg por todo esse trabalho magnífico! Que Deus esteja convosco!

+ E aí, o que você achou?