Como construir memórias para crianças pequenas

Como construir memórias para crianças pequenas


Amanhã é 12 de outubro, Dia das Crianças. Ontem eu publiquei um post com dicas de como criar um Dia das Crianças Especial. Hoje eu resolvi continuar no tema e falar sobre como construir memórias para crianças pequenas.

Do que você lembra quando pensa na infância

A gente tem a oportunidade de conversar com bastante gente sobre Primeira Infância, por conta do Tempojunto. Tanto com especialistas em desenvolvimento infantil quanto com as pessoas que nos acompanham aqui e nas redes sociais. Quase todo mundo tem uma memória especial da sua infância que envolve brincadeiras. Como lembrar que o pai costumava colocar você para andar em cima do pé dele. Ou das brincadeiras de rua com os amigos.

2011-04-18 01

Você também deve ter a sua lembrança especial da infância. Este é o tema do post de hoje e por isso deixo a pergunta: que memória você quer que seus filhos tenham dos seus primeiros anos de vida? Aí vão três dicas de como fazer isso.

1. O dia do “hoje pode!”

Normalmente você passa o dia falando para as crianças sobre o que elas não podem fazer em casa, certo? Tipo: “não sobe no sofá de sapato!”. Nada mais normal, e correto, já que um dos papéis dos pais como educadores é estabelecer limites e isso inclui fazer os filhos entenderem que regras existem e precisam ser respeitadas.

No entanto, tem coisa melhor do que ser parceiro da criança em algumas traquinagens? Especialmente quando a gente coloca uma cara de cúmplice na cara e autoriza criança a fazer algo que ela normalmente não poderia!

Aqui em casa eu tenho vários exemplos dessas liberalidades inocentes. Como deixar a Carol dormir bem depois do horário normal. Ou fazer um piquenique na cama.

Pois a minha primeira dica de como construir memórias para crianças pequenas é criar o dia do “Hoje pode!”

Hoje pode brincar de pula-pula no sofá!

circuito - gabi pulando no sofa

Hoje pode fazer acampamento na sala!

acampamento

Mas atenção: para funcionar, não vale propor para o dia do “Hoje pode!”uma atividade comum. Tem que ser algo diferente, que só aconteça em ocasiões especiais.

2. O dia do “Bota para sujar”

Que tal deixar a criança brincar com tinta sem medo da bagunça? Quer uma dica maravilhosa de como fazer isso sem fazer da sua vida um stress? Pintura no box!

Até o banheiro é lugar de brincar e criar obras de arte - crianças pintando.1

Outra bagunça divertida é fazer uma atividade sensorial com maisena e água.

Brincadeira sensorial para todas as idades_maisena_gabi pe na colher

3. O dia do “Mamãe e/ou papai são todos seus”

Aqui a dica é simples: que tal aproveitar um domingo ou um feriado e fazer a criança ter 100% da sua atenção? Sem nem o celular para atrapalhar? Pode parecer difícil, no dia. Mas acredite: vai valer a pena. Mostrar para os seus filhos que você se importa é o que realmente conta.

Curtiu este post? Você sabia que pode receber nossas dicas direto no seu e-mail? É só fazer parte da nossa lista. Além das ideias da semana, as novidades do Tempojunto chegam primeiro por lá. É só clicar e se inscrever.

2 comentários

Deixe seu comentário
  1. 1
    Ester

    Conheci o site através de uma pesquisa sobre “ser professor de bebês” e a importância da brincadeira. Estou amando o site. Vou indicar às minhas amigas professoras de Educação Infantil.

    • 2
      Patrícia Marinho

      Oi Ester, seja bem-vinda! Que bom que você está gostando. Adorei que a gente apareceu como resultado da sua busca. Obrigada por nos indicar. Espero que a gente continue sendo útil para você e suas amigas!
      Beijos,
      Patrícia

+ E aí, o que você achou?