Tempojunto na Cozinha: vamos fazer picolé para toda a família


Oi, aqui é a Patcamargo e hoje o Tempojunto na cozinha é meu rsrsrsrs. Bom, se vocês acompanham o blog há mais tempo, devem saber que eu e a Patricia adotamos a cozinha como um lugar de brincar e passar um tempo com as crianças. Sem estresse ou correria. Já mostramos em outros posts que deixar os filhos desvendarem os mistérios da cozinha, além de contribuir para a alimentação, pois eles comem melhor o que ajudaram a cozinhar, também ajuda no quesito segurança. Ao mostrarmos a eles o que pode na cozinha, deixamos uma liberdade com limites que, em geral, evita maiores perigos de acidentes.

Se você chegou recentemente, vai perceber que eu trago meus filhos para a cozinha desde bebês, no cadeirão, e deixo eles experimentarem tudo o que estou preparando. Também sempre brinquei com eles de cheirarem e experimentarem temperos, como manjericão, sálvia, salsinha, orégano, hortelã, pimenta cambuci (não é ardida), e hoje eles já são craques em identificar estes elementos.

Em casa, raramente paro para fazer uma receita com eles, como no caso da gelatina, que eles fazem desde os dois 2 anos comigo. Eu prefiro mais colocá-los no balcão comigo e eles me ajudam temperando carnes, misturando ingredientes fora do fogão, lavando legumes e verduras das refeições que iremos fazer.

Mas num certo domingo de primavera, havíamos voltado de um show do meu marido e o Pocoyo veio com a seguinte frase: “Vamos fazer picolé para o papai como prêmio por ter tocado muito bem?”. E daí veio a ideia de fazer picolé para toda a família! Bóra pra cozinha!

Tempojunto na Cozinha vamos fazer picole para toda a familia_materiais-para-o-picole

A primeira decisão foi o sabor do picolé. As crianças foram pelo mais fácil e queriam suco pronto. Mas eu argumentei e chegamos num meio termo. Faríamos picolé de limão, com suco natural, e picolé de uva, com suco pronto, feito com polpa congelada.

Também usei uma forminha de picolé que eu tinha em casa há anos, mas nunca usei. Mas você pode na sua casa facilmente substituí-la por formas de gelo, com palitos de picolé. Aproveita e compra um sacão de palitos porque a gente tem inúmeras sugestões de brinquedos e brincadeiras feitas com estes palitos.

Facilidade e paciência

Primeiro fizemos uma gostosa limonada. dá uma olhada no vídeo que o Pocoyo fez.

Claro que lamber o açúcar derramado na bancada da cozinha faz parte, né?

Tempojunto na Cozinha vamos fazer picole para toda a familia_pocoyo-lambendo-acucar

Em seguida despejamos a limonada e o suco de uva nos recipientes do picolé.

Tempojunto na Cozinha vamos fazer picole para toda a familia_colocando-suco-de-limao

Tempojunto na Cozinha vamos fazer picole para toda a familia_colocando-os-palitos

E colocamos para gelar no congelador.

Tempojunto na Cozinha vamos fazer picole para toda a familia_esperar-congelar-o-sorvete

Parece fácil, certo? Mas esta brincadeira, além da diversão, do vínculo, da proximidade com os alimentos, também favorece a coordenação motora fina, a força nas mãos, a coordenação olho-mão e ainda indica para as crianças que é importante ajudar nas tarefas domésticas. No meu caso, eles ajudaram a lavar a louça da atividade.

“Já está pronto?” foi a frase que ouvi a cada 5 minutos na primeira hora depois de terminado o trabalho. Ou seja, a gente também pode aproveitar a brincadeira para exercitar paciência e explicar às crianças como as coisas tem seu tempo certo para acontecer, que se anteciparmos as coisas, o resultado ficará ruim.

Mas o picolé finalmente ficou pronto e o papai teve uma super surpresa para a sobremesa do jantar.

Tempojunto na Cozinha vamos fazer picole para toda a familia_picole_pronto

A coluna Tempojunto na Cozinha está por aqui mensalmente, no segundo sábado do mês. Mas faça parte do nosso grupo da Newsletter Tempojunto e você nem precisará anotar no calendário. Uma vez por semana, a gente envia um e-mail contando tudo o que aconteceu e lembrando você das coisas mais legais que acontecem por aqui. A inscrição é gratuita.

+ Não existem comentários

Deixe sua opinião