Quando a TV inspira a brincadeira


Volta e meia os personagens dos desenhos animados são temas de post aqui no blog. Isso porque eu e a Patcamargo pensamos parecido e não proibimos o contato das crianças com as telas, mas procuramos limitar este contato, principalmente no caso da Gabi e das filhas menores da Pat, e buscamos dar mais significado para este contato. Levar os personagens da TV para a brincadeira de faz de conta é uma delas.

Quando a TV inspira a brincadeira

Falar TV é maneira de dizer né? Hoje em dia, com Youtube e Netflix, o acesso aos personagens se dá de uma maneira completamente diferente de antigamente, em que você tinha que esperar a hora de estar em frente a TV para assistir seu programa preferido. E só havia 5 canais de TV aberta disponíveis.

Hoje as minhas filhas não têm a menor ideia do que é esperar. Seus personagens preferidos ficam a um clique, e podem ser assistidos no celular, tablet, computador ou no aparelho de TV. Não tenho nenhuma evidência científica para o que vou falar agora, mas a impressão que me dá é que, por conta desse acesso imediato, a intimidade com os personagens fica ainda maior. A Gabi não quer ver simplesmente a Peppa. Ela quer ver a Peppa da Cidade das Batatas. Ou o Daniel Tigre dos correios. E por aí vai.

Nessa relação, acabam vindo as músicas, expressões e brincadeiras dos desenhos. A Patcamargo já falou disso nos posts Dois jogos que aprendi com a Peppa Pig e Férias em casa com gostinho de viagem, em que o tapete da sala virou o túnel da Dora Aventureira.

Férias em casa com gostinho de viagem - sofa dora aventureira

Hoje quem vem alimentar a brincadeira do faz de conta da Gabi é o Diego, o Explorador. Meu papel? O de dar corda, ou seja estender a brincadeira para nossa interação render o máximo possível. Tem que conhecer o desenho do Diego para acompanhar o post a partir daqui.

Tudo começou quando coloquei o túnel de tecido na sala e a Gabi resolveu entrar e dizer que era um animal em perigo.

Quando a TV inspira a brincadeira_12.28.15_Gabi-deitadinha

Na mesma hora eu disse que pegaria a minha câmera Click para dar um zoom para localizar o animal.  Com direito a cantar a música tema da Click para animar a brincadeira “Diga click! Dê um clique.”

Quando a TV inspira a brincadeira_12.27.59_gabi-no-visor-da-camera

Em seguida a Gabi quis inverter os papéis e ela virou a câmera que encontra os animais em perigo.

Quando a TV inspira a brincadeira_IMG_7055_Gabi-com-maquina-de-fotografar

Ela salvou a corujinha.

Quando a TV inspira a brincadeira_IMG_7057_Gabi-abracada-com-almofada

E foi levar na toca da mamãe coruja, que estava esperando pelo resgate.

Quando a TV inspira a brincadeira_IMG_7058_IMG_7060_IMG_7061_Gabi-unindo-familia-coruja

Ou seja, a história da TV virou tema para uma looonga brincadeira de faz de conta, super divertida!

Não sei se você já sabe, mas aqui tem brincadeira nova diariamente. Para você não perder nada, faça parte da nossa lista da Newsletter e receba por e-mail tudo que postamos no Tempojunto.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.