As muitas maneiras de brincar em um sofá


A ideia deste post surgiu do resultado da pesquisa que fizemos com os leitores em que muita gente pediu dicas de como brincar em apartamentos pequenos. Pensei que a gente já faz um monte de posts com dicas que se encaixam neste pedido, mas que eu poderia fazer mais se ajudasse a olhar para a casa com “olhos brincantes”. Que tal conhecer as muitas maneiras de brincar em um sofá?

Qual é a liberdade que as crianças têm de brincar dentro de casa?

Antes de continuar a ler este texto, pare e reflita: você dá liberdade para as crianças brincarem em casa? Liberdade não precisa ser sinônimo de caos, diga-se de passagem.

A verdade, é que é comum encontrar residências onde o “medo da bagunça” e a agenda apertada fazem com que os pequenos tenham que conviver com um mar de nãos. No entanto, como disse a pedagoga Nylse Helena em entrevista para o Tempojunto, “temos que favorecer e soltar as crianças para suas descobertas no ambiente onde se encontra. Mexer no que tem vontade, com bom senso”.

O que a prática me mostra é que, se damos liberdade para que as crianças explorem, ao mesmo tempo em que apresentamos limites (por exemplo: bagunçou? Tem que arrumar depois!), eles se divertem e a casa sobrevive.

Eu não deixo brincar de bola dentro de casa. Pode jogar bexiga, mas bola, não apenas incomoda o vizinho, como o risco de quebrar objetos é grande. Por outro lado, o sofá é um verdadeiro playground, em várias horas do dia.

Aqui vão 5 maneiras de brincar em um sofá

1) Transforme o seu sofá em um pula pula

A Patcamargo contou uma história ótima de como fazer isso no post Que tal arrumar espaço para um pula pula em casa?

pula pula em casa com crianças

2) Faça um acampamento na sala

Sabia que dá para viajar sem sair de casa? Especialmente com crianças pequenas, que realmente entram no mundo da imaginação. Agora que as férias estão chegando, aproveite uma das nossas 3 dicas para sair em férias sem sair de casa.

acampamento

3) Monte um circuito para as crianças pequenas

Para quem está começando a andar, dá para transformar as almofadas do sofá em um excelente estímulo para desenvolver a coordenação motora.

Como usar almofadas para estimular a coordenação motora dos pequenos - gabi chegando

4) Transforme o sofá em uma cabana

Essa é uma clássica aqui em casa. Eu uso toda a estrutura do sofá, incluindo as almofadas (que viram teto e paredes), acrescento um lençol e estão prontos os elementos para armar uma cabana incrível!

As muitas maneiras de brincar em um sofá_6829_6832_6830-Sofa-como-cabana

5) Brinque de escalada no sofá

Esse desafio quem propôs foi a Gabi. E desta vez tinha mais gente fotografando e eu pude me incluir aqui no post (de pijama mesmo, porque eu não ligo de pagar esse mico!). A Gabi resolveu me ensinar como escalar a montanha e conseguir chegar no rio .  A mamãe, obediente, tratou de ir aprender!

Primeiro tem o jeito certo de subir.

As muitas maneiras de brincar em um sofá_20.13.45_20.13.50_20.13.56_Patmarinho-e-gabi-escalando-sofa_e_repost_FB

Depois é deitar e rolar para cair. (tem gente do outro lado do sofá para ajudar caso a Gabi rolasse demais, ok?)

As muitas maneiras de brincar em um sofá_20.14.00_20.14.08_20.14.16_Patmarinho-e-gabi-escalando-sofa-2

Nem sei contar quantas vezes repetimos esta série. Até a Carol chegar e ser a vez dela participar!

As muitas maneiras de brincar em um sofá_20.14.43_Gabi-e-carol-escalando-sofa

E se você não quer perder nenhuma atividade destas, inscreva-se na nossa Newsletter e você receberá semanalmente nossas novidades!

+ Não existem comentários

Deixe sua opinião