Foguete de canudo e papel é um brinquedo caseiro simples e que cabe na bolsa

Foguete de canudo e papel é um brinquedo caseiro simples e que cabe na bolsa


By patcamargo

Quando eu procuro um brinquedo para construir e brincar com meus filhos, dou preferência sempre àquele que pode ser compartilhado pelos meus três filhos, um menino e duas meninas, com idades entre 4 e 7 anos. Pode parecer difícil, mas na verdade há vários brinquedos feitos com o que temos em casa que fazem com que crianças de idades próximas brinquem juntas. Recentemente, fiz o Aranha na Teia, o Copo Troca Caras e o Foguete de Barbante. Todos renderam muito.

Então, encontrei em meio a posts antigos do Tempojunto que fazemos às sextas-feiras a sugestão do foguete de canudos, que ainda não havia feito. Eu fiquei tão curiosa de saber como iria funcionar, que coloquei mãos à obra sem sequer esperar as crianças (ô dó), que estavam na escola.

Primeiro, separei os materiais:

Canudos de papel ou plástico

Folha de papel

Tesoura

Fita adesiva

Canetinhas hidrocor para decorar

-Venha voar com um foguete de canudo fácil de fazer_materiais

Como eu também estava testando o brinquedo para contar a vocês, usei quatro tipos diferentes de papel, para descobrir qual funcionaria melhor. Peguei um pedaço de cartolina, uma folha de sulfite, papel crepom e papel de seda (destes que vêm em presentes).

O passo seguinte foi medir no papel o tamanho suficiente para fazer um invólucro para o canudo.

-Venha voar com um foguete de canudo fácil de fazer_15.05.50_canudo-em-cima-do-papel

Eu recortei, enrolei no canudo, mas deixando bem frouxo, e fechei a tampinha de cima. O ideal seria ter decorado os papéis antes de fazer o invólucro, mas eu queria tanto ver o resultado, que esqueci e acabei decorando o foguete depois.

-Venha voar com um foguete de canudo fácil de fazer_15.11.29_papel-enrolado-no-canudo

A melhor decolagem

Como resultado, quatro foguetes prontos para o lançamento! Para brincar, basta assoprar o canudo e o foguete será lançado no ar.

-Venha voar com um foguete de canudo fácil de fazer_15.26.15_resultado

Depois do jantar, começamos os testes de lançamento. Foi um tal de lançar foguetes por sobre a mesa, próximo do teto, lançamento à distância, com direito a invenção de história dos alienígenas que chegaram ao nosso planeta. Quando chegou a hora de dormir, nem percebemos o tempo que passou e a TV ficou desligada no seu devido lugar ;)

-Venha voar com um foguete de canudo fácil de fazer_criancas-brincando2

Venha-voar-com-um-foguete-de-canudo-fácil-de-fazer_criancas-brincando

Quanto ao funcionamento dos foguetes:

Papel de seda – fácil de ser assoprado por crianças menores, mas voa pouco e amassa rapidinho
Papel crepom – o pior de todos. Voa pouco, amassou rápido e nem é tão simples para assoprar
Papel sulfite – precisa de um pouquinho mais de fôlego para assoprar, mas voa bem, é firme, e foi usado várias vezes. É o que mais recomendo.
Papel cartolina – o papel cartolina voa muito bem, faz piruetas interessantes. Mas é bem pesado para assoprar. Se tiver um adulto brincando, é o ideal porque dá para assoprar e fica em equilíbrio de vantagem com o sulfite.

Estou sempre por aqui dando dicas de brinquedos e brincadeiras para crianças entre 3 e 7 anos. Se você tem filhos nesta fase, inscreva-se na nossa Newsletter que você receberá toda semana um e-mail com tudo o que postamos aqui no blog e as novidades das redes sociais e do Tempojunto.

+ Nenhum comentário

Deixe seu comentário


E aí, o que você achou?