As melhores brincadeiras para crianças pequenas de 2016

As melhores brincadeiras para crianças pequenas de 2016


Nossa, como é difííííícil fazer este post com as melhores brincadeiras para crianças pequenas de 2016! A gente fez tanta coisa legal! Vou começar definindo que crianças pequenas são as que têm entre 2 e 4 anos. Todas as brincadeiras foram feitas com a minha Gabi, que acabou de completar 3 anos.  Mas dá para esticar até crianças um pouco mais velhas. Devo confessar que amo olhar para trás e ver o quanto nos divertimos com tantas brincadeiras.

1 Explorar materiais no chão

Um pedaço de papel contact e alguns materiais variados, como papel crepom, algodão e lã são suficientes para uma atividade sensorial muito divertida!

Explorar materiais- uma atividade e tanto para as crianças - gabi colando os materiais

2. Águas coloridas

Essa foi uma das atividades que a Gabi mais gostou de fazer. Bastou eu colocar alguns potes com água colorida na banheira para ela passar um tempão distraída brincando de combinação de cores. O corante de alimentos virou um item mandatório no nosso armário de materiais.

Uma atividade com água colorida que vai fazer a alegria dos pequenos - gabi transferindo agua colorida de um pote pro outro

3. Olhador colorido

Essa também fez muito sucesso. Nada como usar um olhador para ver o mundo com outras cores!

Brinquedos de materiais não estruturados - gabi com o binoculo colorido

4. Jogo do caminho

Um jogo para tirar as crianças do sofá. Você faz um caminho de fita crepe no chão e pede para as crianças andarem passando por cima da linha. Tem variações como passar com os carrinho pelo desenho formado pela fita crepe.

Jogo de movimento para crianças pequenas - Gabi andando nas fitas

5. Circuito

Desde que a gente inventou que o sofá pode virar cabana ou pula pula, volta e meia ele vira a estrela das brincadeiras de movimento aqui de casa! Os circuitos são os favoritos da Gabi.

circuito - gabi pulando no sofa

6. Contar histórias

Uma atividade ótima para crianças nessa fase é contar histórias. Elas amam passear pelo reino da imaginação. Você pode ler um livro, inventar histórias, ou criar novas maneiras de contar histórias tradicionais. Certamente a história da Dona Baratinha ficou muito mais interessante depois que fiz baratinha de papelão para a Gabi!

dona baratinha - capa

7. Pompom no chão

Olha a fita crepe aí de novo! Desta vez ela serviu para formar um alvo no chão e o desafio é soprar o pompom até parar no centro do alvo.

Brincadeira simples e rapida pra distrair as criancas - gabi brincando de outras formas

8. Teia de pompom

Já deu para perceber que sou fã da fita crepe? Pois tem mais uma: corredor de teia de fita crepe com pompom. Sente o esforço da Gabi para conseguir alcançar os seus pompons!

IMG_7194_IMG_7195_IMG_7196_Gabi brincando com pompom2

9. Brincadeira com peças soltas

Você viu o post sobre brincadeira com peças soltas? Não, então dá uma olhada no vídeo. Vale a pena para entender e se inspirar!

10. Brincar livre

Para terminar, não poderia deixar de fora da lista uma dica importante. Deixar a criança ter tempo para inventar e liderar suas próprias brincadeiras é fundamental para o seu desenvolvimento.

Que tal? Tem sempre uma sugestão nova para bebês pequenos um domingo por mês aqui no blog. Se você não quer correr o risco de perder, inscreva-se na nossa turma da Newsletter. Semanalmente, informamos todas as novidades do Tempojunto por e-mail.

4 comentários

Deixe seu comentário
  1. 1
    Luciana

    Adorei o post. Parabéns pelas ideias! Deixa eu perguntar: esses pompons (das brincadeiras 7 e 8), tu que fizeste ou foi comprado? de que material é? obrigada!

    • 2
      Patrícia Marinho

      Oi Luciana,

      Os pompoms são comprados. São feitos de pelúcia e você encontra em lojas online. Não é muito fácil de encontrar aqui não. Você pode substituir com bola de algodão colorido ou com pompom de lã que a gente ajuda a fazer aqui:

      Beijos,
      Patrícia

  2. 3
    Caroline

    Sempre gosto das ideias de vocês! Fiz várias desse último post! Muito bom!
    Procuro ideias para fazer com bebê de 5meses agora!

    • 4
      Patrícia Marinho

      Que bom que você gostou! Tem um monte de ideias para a faixa etária do seu bebê. Você vai gostar! Coloque “atividades para bebês de 0 a 6 meses no campo de busca e divirta-se!”
      Beijos,
      Patrícia

+ E aí, o que você achou?