O melhor de 2016 para você brincar com seu bebê


Se você chegou agora por aqui, bem vindo. Eu sou a Patcamargo e a cada 15 dias eu escrevo por aqui contando sobre as mais bacanas brincadeiras que fazemos para bebês, desde seu nascimento até os 24 meses. Esta é uma idade de muito desenvolvimento das crianças e o brincar é comprovadamente o melhor estímulo que você pode oferecer para seu bebê nesta fase.

E a gente publicou tanta coisa legal com os bebês, que fica dificílimo escolher o que postar neste resumo do melhor de 2016. Mas antes de trazer os posts campeões para você brincar com seu bebê, é importante lembrar duas coisas: a primeira é que o nome do blog já diz tudo: Tempojunto. A gente quer que cada vez mais pais e filhos encontrem um momento em comum nas brincadeiras e para bebês isso é regra de ouro. Então, brinque junto com seu bebê em todas as dicas que dermos por aqui.

Segundo, estímulo é bom, mas tudo em exagero é ruim. Respeite o tempo do seu bebê. Quando estiver dando sinais de cansaço ou irritação é hora de parar e dê tempo para que ele aproveite cada atividade com calma. A memória do bebê é bem curta nesta fase da vida. Então, repetir uma brincadeira semanalmente será sempre uma novidade para seu filho.

1. Explorar a natureza

Quantas texturas, cheiros, sabores e sensações novos para o bebê junto à natureza. Aproveite cada pedacinho de terra, grama e promova uma integração deliciosa.

2. Estimular os sentidos dos recém-nascidos

Já dizia Maria Montessori que as crianças aprendem a partir de experiências. Então estas dicas de brincar com cada sentido vão exatamente ao encontro desta filosofia de educação dos pequenos.

3. Brincar de alcançar objetos

Ultra simples de fazer, esta brincadeira é ótima para o bebê que começa a engatinhar. E você aproveita o que tem em casa.

Brincadeira 3 em 1 para bebês sentar engatinhar e pegar - bebe pegando o brinquedo

4. Chocalho divertido

Se seu bebê está começando a rolar, esta brincadeira vai animar e exercitar ao mesmo tempo.

5. Ritual de sono com brincadeiras

Quem não precisa de uma ajudinha na hora de organizar o momento de sono dos bebês, certo? Com brincadeiras, tudo fica mais tranquilo.

Como criar um ritual de sono para seu bebê com brincadeiras - capa

6. Brincadeiras sensoriais que estimulam a ficar de bruços

Dicas de brincadeiras que além de tudo, estimulam seu bebê a ficar de bruços, uma posição muito importante no desenvolvimento das crianças.

Brincadeira sensorial e com estimulo para ficar de brucos - bernardo brincando com o gelo

7. Risadas com uma folha de revista

Fiquei surpresa com a reação dos bebês com uma simples folha de revista rasgada. Experimente.

8. Jogo de derrubar e montar

Derrubar é uma atividade nata dos bebês. E alguns já conseguem reerguem o que destruiram. Garantia de muitos minutos de concentração.

Se para você é importante ter dicas de brincadeiras para bebês organizadas e descritas de uma jeito bem prático, em formato de fichas que você pode imprimir e deixar com a babá, a vovó ou até com a cuidadoras do berçário, conheça o e-book Atividades Sensoriais para Bebês de 0 a 2 anos do Tempojunto. São mais de 40 brincadeiras que acompanham o crescimento do seu bebê.

2 Comentários

Deixe sua opinião
  1. 1
    Ingrid

    Fantástico, com as coisas mais simples estimulamos nossos bebés , e isso serve para nós mesmo se desligar um pouco dá era virtual e dos problemas..

+ Deixe seu comentário