Brincadeira de estímulo motor para bebês usando materiais da sua casa

Brincadeira de estímulo motor para bebês usando materiais da sua casa


Hoje é aquela quinta-feira que a gente fala sobre o brincar com os bebês. Cada vez que eu faço um texto destes me encanto com a capacidade de desenvolvimento e de descoberta dos bebês por meio da brincadeira.

Aliás, vale sempre à pena reforçar que o desenvolvimento dos bebês não segue uma receita. Cada um tem seu tempo, sua etapa de desafios a serem conquistados e, por isso, é legal que você tenha um pediatra de confiança que conheça a família, conheça seu filho e possa orientá-los.

A brincadeira que fiz desta vez foi com a Luísa, esta gracinha, filha da Luciana e do Vinícius, a quem a gente agradece pela gentileza de nos deixar registrar este tempo junto. Para esta descoberta motora e sensorial, eu usei dois materiais que você provavelmente tem em casa: rolo de papel higiênico vazio e caixa de ovos vazia. Ambos bem limpos.

Eu cortei o rolo de papel em rodelas largas. E é isso. simples assim. Então chamei a Luciana e a Luísa para brincar. Primeiro a mamãe mostrou os materiais e como a rodela se encaixava na caixa de ovos.

Brincadeira de coordenação com rolo de papel e caixa de ovos - luisa observando

Brincar sem esperar resultado

É “claro” que a Luísa rapidamente pegou os rolinhos e começou a encaixá-los na caixa de ovos com a perfeição de quem nasceu sabendo (rsrsrsrsrs). Só que não, né? Porque o objetivo da brincadeira, seja ela qual fora, com bebês ou crianças grandes não é o resultado. Mas o processo, o brincar em si. E para um bebê é natural que haja uma série de outras observações e descobertas antes até de brincar como a proposta inicial sugere.

A Luísa, por exemplo, preferiu examinar os rolinhos. A princípio, um de cada vez.

Brincadeira de coordenação com rolo de papel e caixa de ovos - maozinhas

Depois, com dois, tentando encaixar um no outro, amassar, cheirar e até colocar na boca.

Brincadeira de coordenação com rolo de papel e caixa de ovos - luisa curiosa

Brincadeira de coordenação com rolo de papel e caixa de ovos - luisa puxando o rolo pra fora

Dá para perceber a concentração da Luísa? E a Luciana aproveitava para observar, falar e interagir com a filha o tempo todo.

Brincadeira de coordenação com rolo de papel e caixa de ovos - luisa observando a mae ensinando

Conforme a brincadeira evoluiu e o tempo passou, a Luísa se interessou pela caixa de ovos (perceberam que usei dois tamanhos?) e se arriscou a brincar de encaixar as peças. Se antes, a brincadeira teve um cunho mais sensorial, de observação e descoberta, nesta segunda etapa, entrou também a coordenação motora, o movimento de pinça (fundamental para que o bebê possa segurar objetos e, no futuro, a criança desenhar, escrever, entre outras atividades) e a resolução de problemas.

Brincadeira de coordenação com rolo de papel e caixa de ovos - maozinhas mexendo

Brincadeira de coordenação com rolo de papel e caixa de ovos - luisa colocando os rolos na caixa de ovo

Para você ter uma noção de como rolo de papel higiênico e caixa de ovos são úteis, eu havia feito uma brincadeira parecida com a Júlia, outra “bebê-tempojunto” que, na época das fotos, era bem mais nova que a Luísa. O resultado foi outra brincadeira de estímulo motor para bebês igualmente estimulante e inspirador.

Sem contar um cem-número de brinquedos e brincadeiras que fazemos com estes dois materiais aqui no Tempojunto. É só você fazer uma busca pelos nomes “rolo de papel” e “caixa de ovos” para ver. Ou então, se inscrever na nossa Newsletter. Que faz parte deste grupo (é de graça, viu? Não paga nada), recebe semanalmete um e-mail com todas as nossas atividades da semana e as novidades do Tempojunto.

4 comentários

Deixe seu comentário
    • 4
      Patrícia Marinho

      Olá Ana
      Acabei de fazer o seu cadastro na nossa lista. Espere que goste e aproveite bastante o nosso conteúdo.
      Beijos e obrigada pelo interesse,
      Patrícia

+ E aí, o que você achou?