Livros e música para desenvolver a linguagem

Livros e música para desenvolver a linguagem


Tem algumas histórias tradicionais cujas músicas fazem parte da infância de várias gerações. A Patcamargo fez um post sobre a história do Chapeuzinho Vermelho falando sobre isso. Se livros e música combinam tanto, que tal usar a combinação numa brincadeira para desenvolver a linguagem?

Uma brincadeira divertida para todos os momentos

O nome que dei para essa brincadeira é: que música você conhece? Funciona assim. Você oferece um livro (ou uma revista) para a criança.

Livros e musica para desenvolver a linguagem - gabi com o livro

Se a criança se interessar, ela vai começar a folhear o livro. Aí você pergunta: “o que você está vendo?”. A criança, então, vai descrever alguma coisa da cena. Por exemplo, ela diz “estou vendo um leão.” Para dar continuidade à conversa, você pergunta “que música você conhece que tem leão?”. Hora de visitar o repertório musical da família e ver quem sabe a resposta.

Dá uma olhada no vídeo para entender melhor.

Aproveite os momentos para desenvolver a linguagem

Como o vídeos mostra, eu acho esta atividade ótima para fazer no carro. Deixo vários livrinhos no banco de trás, na “biblioteca do carro” como diz a Gabi, e uso para brincadeiras no caminho de volta para casa. Ou seja, qualquer momento pode ser útil para ajudar  a desenvolver a linguagem dos pequenos.

Considerando que a Gabi, agora, além de falar pelos cotovelos, reclama quando não tem livrinho por perto, acho que estou no caminho certo!

Bom, essa foi a nossa sugestão de atividade de hoje. Espero que você tenha gostado. Se sim, aproveite para se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog e ainda algumas informações exclusivas!

4 comentários

Deixe seu comentário
  1. 3
    Elaineaee

    A Gabi é uma fofa! Quanto a dica, muito legal! Já faço muito disso com meus netinhos e com os alunos da Educação Infantil.
    Abraço!
    Elaine.

    • 4
      Patrícia Marinho

      Nossa, você passeou um bocado pelo blog hoje, hein? Obrigada por todos os elogios e comentários!
      Beijos e volte sempre,
      Patrícia

+ E aí, o que você achou?