Pintura sensorial e sem sujeira para bebês


Sabe que eu gostei muito da brincadeira que a Patricia Marinho fez com a Gabi de pintura sem sujeira, que acabei explorando e criando novas versões. Sim, claro que a sujeira faz parte da exploração de sensações das crianças, especialmente dos bebês. Aliás, se você olhar aqui no blog, vai encontrar inúmeras brincadeiras “sujentas” para os bebês.

Mas tem aquele dia em que não estamos na nossa casa. Talvez num quarto de hotel, talvez na casa de um amigo ou parente. Quem sabe esperando uma consulta ou em uma reunião da escola. E fica mais difícil propor uma brincadeira que vai deixar “rastros” para os outros (ou nós mesmos!) limparem quando voltarmos para casa. Além disso, vamos ser sinceros, tem dia que a gente precisa ter menos trabalho para colocar as coisas em ordem, depois de um período de brincadeiras.

Então, a partir da primeira Pintura sem Sujeira da foto abaixo

Pintura sem sujeira para bebês - como ficou

Surgiu uma pintura sem sujeira gigante, para usar dentro de casa.

Pintura gigante e sem sujeira para brincar com os bebês_15.15.16_Yukari tocando tinta amarela

Além do tamanho, a diferença entre um e outro foi a bolinha de borracha. Na primeira foto, há uma bolinha de borracha dentro do saquinho, o que ajuda a espalhar a tinta. Já na versão gigante, a bebê pode usar os pés e as mãos para brincar, mas sem a bolinha para ajudar.

Elemento sensorial

A terceira variação desta brincadeira de pintura sensorial e sem sujeira, eu fiz com a Júlia e a mamãe dela, a Danusa. Primeiro vamos aos materiais:

– folha de papel cartão branco
– saco plástico resistente para embalar o papel cartão (eu usei um daqueles Ziplocs de embalar alimentos)
– tintas guache coloridas
– macarrão seco (pode ser parafuso, ou daqueles pequenos de fazer sopa)

O que eu fiz na verdade foi simplesmente trocar a bolinha da primeira atividade pelo macarrão. Quando a mamãe Danusa mostrou para a Júlia, ela logo quis pegar o pacote para ver o que havia dentro.

Pintura sem sujeira - julia olhando o plastico

Então, ela começou a experimentar as sensações do plástico, do macarrão e a forma como ele balançava e fazia barulho no saquinho e do colorido das tintas em uma enorme descoberta sensorial.

Pintura sem sujeira - julia mexendo no plastico

Foi então que ela percebeu que o macarrão grudava na tinta e ficava pintado e o papel branco também ficava pintado com a tinta. Então, a Júlia começou a testar hipóteses de como funcionaria aquele lindo brinquedo que estava na sua mão. Claro que ela também cutucou o plástico, tentou arranhar para tirar o que havia dentro, sacudiu e usou seu raciocínio para funcionar!

Pintura sem sujeira - julia pintando

Pintura sem sujeira - julia concentrada

Pintura sem sujeira - julia mexendo e puxando o plastico

A mamãe também participou, conversando, incentivando e mostrando o nome das cores. Isso tudo é contato, formação de vínculo e são informações e sensações absorvidas pelo bebê, mesmo que naquele momento pareça que ele não está entendendo o processo.

Pintura sem sujeira - julia apontando

A Júlia se divertiu, explorou, despertou sensações, elaborou hipóteses para resolução de problemas, testou limites e brincou de forma concentrada durante um bom tempo junto com sua mãe. Tudo com uma nova versão de outra brincadeira! Muitas vezes, a simples troca de um elemento no brinquedo ou na brincadeira pode fazer toda a diferença e significar algo totalmente novo para o bebê. Por que você também não faz o mesmo? Brinca com um brinquedo antigo de formas novas?

Quinzenalmente temos brincadeiras e atividades novas que você pode aproveitar para brincar com seu bebê. E se você preferir, pode receber semanalmente por e-mail um alerta como todas as brincadeiras que publicamos no Tempojunto. Basta inscrever-se gratuitamente na nossa Newsletter.

Um dos objetivos do Tempojunto é ajudar você a ter uma rotina mais brincante em casa. Por isso, preparamos o ebook gratuito Como montar uma área de brincar para bebês. Com ele você aprende como usar o espaço disponível em casa e quais brinquedos ter para estimular e se divertir com o seu bebê. Para ter o seu ebook especial, basta clicar aqui para se cadastrar e receber o seu. É grátis!

Ebook area de brincar_1

2 Comentários

Deixe sua opinião
  1. 1
    Leyla Dionne

    Eu achei maravilhoso essa técnica , tanto pra mamãe como pro bebê .
    Trabalho com evangelização de bebês e gostaria de receber postagens por e-mail . se for possível . um grande abraço.

    • 2
      Patrícia Marinho

      Olá leyla,
      Acabei de fazer o seu cadastro na nossa lista. Espere que goste e aproveite bastante o nosso conteúdo.
      Beijos e obrigada pelo interesse,
      Patrícia

+ Deixe seu comentário