Brincadeiras de bate-mão que estimulam a coordenação


Uma das primeiras brincadeiras em série que fizemos em vídeo aqui no Tempojunto foi o post com 10 brincadeiras com mãos. Entre elas estavam o que eu chamo de “bate-mão”, mas tem outros nomes por esse Brasil. Estou falando daquelas parlendas que recitamos fazendo jogo de bater nas mãos do outro. Minhas filhas, que estão com 5 anos, chegaram nesta fase e estou curtindo muito com elas! Olha elas aqui, ainda com 3 anos já fazendo as primeiras bate-mão sozinhas.

Sofia e Larissa brincando de adoleta -2

Bater nas mãozinhas é uma coisa que começamos a fazer com bebês ainda pequenos. “Bate palminha bate! Palminha de São Tomé. Bate palminha bate! Pra quando papai vier”, é uma música que minha mãe cantava para mim e cantou para meus filhos pequeninos.

As brincadeiras de bate-mão são ótimos estímulos para a coordenação motora, o ritmo e a noção de sincronia com outra pessoa e a socialização. Além disso, ajuda no desenvolvimento da linguagem porque as canções que acompanham a brincadeira são rimadas e exercitam a dicção. Uau!

Eu brinco com minhas filhas desde pequenas, com 2 e 3 anos já fazíamos bate-mãos simples de palmas e bater as mãos nos joelhos. Mas agora elas passaram a brincar com músicas e bate-mãos mais elaborados. Por isso, quis fazer este post para que você possa acompanhar a brincadeira em várias idades. De agora, até mais velhos, que estão no post que a Patricia Marinho fez com a Carol.

Bate-peito-shhhh

Brincadeiras de bate mao - meninas de cima

Esta foto aí em cima eu fiz em setembro do ano passado. As meninas estavam com 4 e 5 anos. Foi mais ou menos nesta época que eu percebi que elas estavam espontaneamente brincando de bate-mão, sem que eu precisasse propor. Isto chamou minha atenção, porque elas gostam de brincar sozinhas daquilo que têm alguma desenvoltura para fazer.

De lá pra cá, o bate-mão está presente diariamente aqui em casa. E quando eu entro na brincadeira é bem engraçado, porque elas querem competir, para ver se eu me perco no meio da parlenda. Se eu me perco? Imagina! #soquenão rsrsrs. Tem horas que me dá um nó mesmo. Estou ficando descoordenada!

E não sei se repararam, mas esta é daquelas brincadeiras que cabem no metrô, na fila, na sala de espera, no restaurante, nos dias de chuva, ótima para vários momentos.

Brincadeiras de bate mao - meninas uma de frente pra outra

Vou mostrar a vocês algumas das bate-mãos que as meninas mais gostam aqui em casa.

Acompanhou? A sequência é assim, para facilitar:

Peito, estrala, bate
Pe-peito, estrala, bate
Estrala, peito, estrala, shhhhh!
Pe-peito, estrala, shhhhh!

Gente, vocês repararam que eu terei 18 filhos na contagem delas? Afffff! Haja tempo junto!

E só para constar, o Pocoyo não aparece no vídeo, mas ele também gosta de fazer alguns bate-mãos. E você? Tem algum preferido na sua casa? Conta pra gente aqui nos comentários!

Se você está chegando aqui agora, muito prazer. Este é o Tempojunto, um projeto que quer levar a brincadeira para mais perto das famílias, mostrar que brincar é fundamental para o desenvolvimento das crianças e que é possível encaixar uma brincadeira no seu dia a dia, em qualquer situação. Nossa Newsletter é gratuita e semanal e se você fizer parte deste grupo, com quase 15 mil pessoas já, você receberá semanalmente um e-mail com nossas dicas e novidades de brincar para todas as idades.

2 Comentários

Deixe sua opinião

+ Deixe seu comentário