Arte com cascas de ovos para aquela lembrança de última hora

Arte com cascas de ovos para aquela lembrança de última hora


By patcamargo

Então aconteceu. Depois de muitos anos de planejamento, eu só percebi que estava realmente chegando a Páscoa uma semana antes!!! Isso não é do meu feitio. Quem costuma seguir o blog e as redes sociais do Tempojunto sabe que eu programo atividades relacionadas a datas especiais com bastante antecedência. Nos anos passados, eu fiz o ovo de gelatina 45 dias antes e já estava guardando as cascas desde dezembro do ano anterior!

Foi assim também com o Calendário do Advento, as fantasias de Carnaval e o presente dos Professores. Lá no Facebook eu também começo antes. Muito isso porque eu demoro mais para fazer atividades de artes ou artesanato tipo crafts com o Pocoyo, a Cururuca e a Potcho. Um pouco porque sou meio “tosca” para estas coisas. Um pouco porque a concentração das crianças acontece em pequenas etapas de 30, 40 minutos no máximo por aqui (meu recorde foi 1 hora ininterrupta rsrsrs).

E agora? Agora fui procurar uma arte bem simples e rapidinha de fazer, mas ao mesmo tempo divertida, para brincar e preparar com meus filhos uma lembrança de Páscoa para a avó e as tias-avós (são 3), que sempre passam a celebração conosco. Eu tinha as cascas de ovo vazias, que sem pensar muito estava guardando.

Arte com cascas de ovos para aquela lembrança de última hora - cascas

Fui procurar no velho e bom Pinterest por artesanato com cascas de ovo. Achei umas coisas lindas! Mas vão ficar para o ano que vem, porque precisam de 259 mil etapas e não dá tempo. Eu também tenho o hábito de juntar duas ou três ideias e simplificar o modo de fazer de tudo, para criar alguma coisa nova. Foi o que fiz com a Guirlanda de Natal. Este foi o caso aqui também. Decidi fazer potinhos com uma espécie de mosaico de cascas de ovo.

A proposta original desta arte sugeria tingir as cascas de ovo antes de tudo. É…não vai dar. Mas se você tem mais tempo que eu na sua casa, vale à pena, pois ficam muito bonitas. Eu havia feito com papel crepom lá no ovo de gelatina. A dica agora é usar uma mistura de água, corante de alimentos e vinagre. O vinagre deixa a casca do ovo mais porosa e assim absorve mais a tinta. Quanto mais tempo você deixar a casca melgulhada nesta mistura, mais forte ficará a cor final.

O blog da Madame Criativa tem o passo a passo. Olha como ficam lindos!

Arte com cascas de ovos para aquela lembrança de última hora - madame criativa

Quebra e cola

Decidi que iríamos usar a casca branca mesmo e pintar algumas partes depois de pronto, com tinta guache diluída em água. O passo seguinte foi tirar aquela membrana que fica colada na parte interna da casca de ovo. É ela que deixa aquele cheiro ruim. Em geral, logo que eu guardo, eu já tiro a membrana. Mas para você fazer aí na sua casa é simples: Basta mergulhar o ovo na água morna e a membrana já fica fácil de sair. Você pode ferver um pouco na água com vinagre também. Você tira a membrana com o dedo mesmo, puxando-a de dentro da casca.

Aí ficou fácil. As crianças curtiram quebrar as cascas em pedacinhos. Ou esmagando com as mãos e os dedos, ou apertando com o pé, as cascas viraram caquinhos.

Arte com cascas de ovos para aquela lembrança de última hora - quebrando as cascas

Então me deparei com o desafio número 2. A regra do mosaico pede que o artista vá colando pecinha por pecinha. Nos vídeos que assisti, encontrei artesãs pacientemente pinçando os cacos de casca com pinças, ou com palitos de dente molhados na cola e encaixando uma a uma na peça escolhida para o mosaico. Aff!!! Nããããooo! Eu precisaria de 3 semanas para terminar isso com as crianças. Sem chance! Troquei a técnica, por isso virou um “quase” mosaico.

Passamos cola nos potinhos. Usei de papinha de fruta, iguais aos que fiz no post de porta-lápis de Lego. Bastante cola. Então rolamos os potinhos naquele mar de cacos de cascas.

Arte com cascas de ovos para aquela lembrança de última hora - rolando o potinho

 

Ficou assim o resultado:

Arte com cascas de ovos para aquela lembrança de última hora - potinho com cascas

 

Depois de secar, cada um pintou sua casca ou deixou branco mesmo. Aqui não tem jeito, precisa pintar com cuidado, ou as cascas descolam. Se você tiver crianças mais velhas em casa, pode usar tinta de vidro (também conhecido como verniz vitral), porque o efeito fica bem legal, com a tinta nos espaços livres entre as cascas.

Mais um dia para secar. Quase pronto. O acabamento final é com cola branca, se você estiver usando uma peça de papelão duro, ou madeira. Para o vidro, eu achei melhor passar uma mão de verniz vitral transparente. Nesta etapa, as crianças ficaram de fora. Então, uma demão de cola branca para fixar tudo. Espera secar e uma última de verniz para deixar tudo firme, sem descolar ou desbotar a tinta.

E olha que orgulho! No Pinterest tem outras formas de arte com cascas de ovos muito lindas que podem servir de inspiração.

Arte com cascas de ovos para aquela lembrança de última hora - pote pronto

O que achou? Se você se apressar, ainda dá tempo de fazer um assim na sua casa. Mas também tem várias outras dicas de presentes por aqui. É só buscar por “Presentes Caseiros” na nossa página inicial. E se você gostou do Tempojunto e quer nos acompanhar, tem uma Newsletter, já com mais de 15 mil inscritos, gratuita, que chega uma vez por semana no seu e-mail com tudo o que publicamos no blog. A inscrição é aqui

+ Nenhum comentário

Deixe seu comentário


E aí, o que você achou?