Brincadeiras inventadas pelas crianças


Uma das coisas mais legais da infância, e que a gente, infelizmente, vai perdendo aos poucos quando cresce, é a capacidade de enxergar brincadeiras em tudo quanto é lugar. O mundo fica mais leve quando conseguimos ser criativos e as crianças se desenvolvem melhor quando conseguem usar livremente o seu poder de imaginação. É por isso que hoje resolvi falar como é importante valorizar as brincadeiras inventadas pelas crianças, e as brincadeiras que nascem sem querer.

O papel do adulto na brincadeira

Durante a primeira infância, período que vai da gestação aos 6 anos, um dos principais papéis do adulto é ajudar a criança a se relacionar com o mundo. As crianças já nascem capazes de interagir com qualquer coisa de um ambiente. No entanto, elas não têm autonomia para fazer isso sozinhas. Quando apresentamos objetos para as crianças, damos tempo para ela brincar livremente, e reagimos positivamente às interações delas com os objetos, sempre através da brincadeira, elas conseguem ser crianças mais preparadas para enfrentar o mundo quando crescem. E é por isso que é tão importante valorizar as brincadeiras inventadas por elas.

Um exemplo daqui de casa foi o dia em que a Gabi viu que sua boia de elefante estava inflada e resolveu transformá-la em um barco. Para isso, ela mesma foi na varanda, pegou a vassoura e disse que era o remo.

Brincadeiras inventadas pelas crianças - gabi entrando no barco com o remo

Era o início de uma aventura que teve salvamento de boneca perdida no mar…

Brincadeiras inventadas pelas crianças - gabi indo salvar a marioska

… e viagem pelos 7 mares (ida até a varanda!)

Brincadeiras inventadas pelas crianças - gabi brincando com o barco na varanda

A gente também pode começar essa brincadeira inventada de um jeito simples. Por exemplo, a Gabi queria brincar de massinha e chamou o pai. Na hora de abrir o pote, ele resolveu fazer isso bem devagar dizendo “o que será que tem aqui dentro?”. E foi completando com outras expressões como “Mas gente, o que é isso?”. Sempre com cara de espanto.

Brincadeiras inventadas pelas crianças - gabi abrindo a massinha com o papai

A Gabi sabia que era massinha e que o pai estava brincando. Mas mesmo assim ela adorou a brincadeira. Tanto que pediu para repetir comigo. E me instrui como imitar exatamente o que o pai tinha feito.

Brincadeiras inventadas pelas crianças - gabi abrindo a massinha com a mamae

Pode não parecer, mas foram 10 minutinhos de brincadeira que proporcionaram muitos estímulos para a Gabi.  Situações assim a gente pode repetir a qualquer hora, em qualquer lugar, com os objetos que estiverem por perto.

Bom, essa foi a nossa sugestão de atividade de hoje. Espero que você tenha gostado. Se sim, aproveite para se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog e ainda algumas informações exclusivas!

+ There are no comments

Add yours