Brincadeira de estímulos para o recém-nascido


Desde o nascimento é possível brincar com seu bebê de uma maneira divertida e estimulante. Muitas vezes, tenho certeza (aqui é a Patcamargo), você nem percebe que o que está fazendo já é um brincar. Hoje, por exemplo, a dica é aproveitar suas próprias mãos para criar uma brincadeira de estímulos para o recém-nascido.

Eu sei que no seu dia a dia você batalha muito para conseguir ter tempo de ir ao banheiro, tomar banho e até escovar os dentes. O que dirá brincar! Eu entendo isso perfeitamente. Mas ninguém aqui no Tempojunto quer que você se desdobre mais ainda para encontrar um tempo de brincar. Mas propor brincadeiras que se adaptem à sua rotina com seu bebê. E isso vale para os pais também, porque ou você está no trabalho, já que a licença paternidade é curtinha no Brasil, ou você está segurando a onda da casa e cuidando também do seu filho.

Nos primeiros dias, o recém-nascido dorme muito e quando ele acorda a maior parte do tempo fica para alimentação, higiene e minutinhos de colinho. Mas com o passar das semanas, seu filho tenderá a ficar acordado e alerta mais tempo. Mesmo assim, sem pressão. Para uma criança tão pequena, um minutinho de brincadeira é o suficiente para ele se divertir e para impulsionar seu desenvolvimento.

Suas mãos

Usar suas mãos para brincar com o recém-nascido - bebe dando maozinha

Você pode aproveitar as suas mãos para brincar com seu bebê nesta fase. Simplesmente movimentando-as perto do rosto dele, para que ele veja seus dedos. Lave bem as mãos antes de brincar, porque ele certamente vai querer pegar e colocar na boca, que nesta fase, é um dos melhores “equipamentos” de descobrir o mundo para o bebê.

Usar suas mãos para brincar com o recém-nascido - bebe mordendo o dedo da mar

Aqui na foto, o Bernardo já estava com 2 meses. Então, ele já percebia um pouco mais a movimentação da mão da mamãe Patricia. Assim, era possível também movimentar o braço junto com a mão e fazer com que o Bernardo praticasse a rotação do pescoço, para tentar acompanhar os movimentos.

Outra dica boa, que funciona com os mais novinhos, é colocar um sininho, guizo nos dedos ou até uma pulseira colorida e barulhenta no pulso. Porque nós nascemos com nossa audição completa e os sons são fascinantes! Só não deixe que ele coloque na boca, tá? Quando estiver brincando com sons, deixe sua mão mais distante.

Simples, não é? Mas é assim que a brincadeira boa começa! Aproveite os momentos de troca de fralda, de banho ou quando ele estiver acordado para brincar com seus dedos e sua mão.

Meias e fantoches

Sabe aquelas meias que ganhamos ou compramos para o enxoval do bebê? Então. Quando você perceber que seu bebê já quer algo além do balançar dos seus dedos, experimente calçar uma meia destas na sua mão. Ele irá se surpreender com a novidade!

Usar suas mãos para brincar com o recém-nascido - bebe olhando o tenis

Quando ele estiver mais velho, escolha uma destas meias, que sejam de algodão (evite de lã) e que não solte fiapos. Corte a parte dos dedinhos e coloque na mão do seu bebê. Ele vai observar a luva mexendo em suas próprias mãos e será uma incrível descoberta! Logo ele perceberá que ao mover as mãos, ele movimenta a meia e faz algo acontecer. Esta relação de causa e efeito é um passo importante no desenvolvimento.

E aí? Gostou da dica de brincar? Então aqui vai mais uma. Quando estiver brincando com seu bebê, observe-o. Se ele virar a cabeça ou evitar olhar nos seus olhos é sinal que está cansado e já brincou o bastante. Ele também pode puxar as orelhas ou bocejar. Acontecendo isso, hora do descanso, tá?

A cada 15 dias eu estou por aqui mostrando uma brincadeira ou brinquedo novo para você aproveitar ao máximo o tempo precioso com seu bebê. Se você quiser acompanhar, inscreva-se na nossa Newsletter. É gratuito e semanalmente você recebe um e-mail com as novas brincadeiras que postamos aqui no blog.

+ Não existem comentários

Deixe sua opinião