Brincadeira sensorial e de descoberta do bebê com material de cozinha

Brincadeira sensorial e de descoberta do bebê com material de cozinha


Muitas vezes em casa temos tudo o que é preciso para criar brincadeiras super estimulantes para os bebês. Uma textura diferente, cores fortes e efeitos como encaixar, pregar, raspar despertam a curiosidade e impulsionam o raciocínio das crianças pequenas.

Brincadeira sensorial e de descoberta do bebê com material de cozinha_close-no-material

Para a dica de brincadeira que vou dar (oi, aqui é a Patcamargo), você vai precisar de uma esponja duplaface nova e um pedaço de pano absorvente de limpeza; aquele com furinhos. Também novo.

Quem me ajudou a fazer o post de hoje foram o Marcelo e a Cris, pais da fofa da Carolina, com 6 para 7 meses. Mas a gente sempre lembra que idade é algo bem relativo quando se trata de brincadeiras para bebês e crianças. Cada um tem o seu desenvolvimento próprio e eles podem gostar de repetir uma mesma brincadeira até quando “não estamos mais na idade”. Então, procure observar seu filho que você saberá se já pode brincar com ele com esta brincadeira sensorial e de descoberta do bebê.

Comece oferecendo o pano ao seu filho. Deixe que ele veja, toque, experimente passar na sua mão, no próprio braço e até no chão!

Brincadeira sensorial e de descoberta do bebê com material de cozinha_10.21.02_carolina-olhando-material-de-limpeza

Brincadeira sensorial e de descoberta do bebê com material de cozinha_10.21.51_carolina-interagindo-com-o-pano

Brincadeira sensorial e de descoberta do bebê com material de cozinha_carol-com-perfex

Aproveite este momento para conversar com seu bebê, dizer o nome da cor do pano absorvente e estimulá-lo a descobrir diferentes formas de brincar.

Esfrega, gruda

Quando você perceber que o interesse pelo pano está diminuindo, apresente a esponja. Mostre a diferença de cores, a textura mais áspera e a mais macia. Tire de perto o pano por alguns momentos. Foque a brincadeira nas possibilidades de descoberta da esponja.

Brincadeira sensorial e de descoberta do bebê com material de cozinha_10.24.45_carolina-conhecendo-a-esponja

Brincadeira sensorial e de descoberta do bebê com material de cozinha_10.23.50_carolina-interagindo-com-os-materiais

Por fim, una os dois objetos. A Carolina de cara experimentou os dois juntos no chão e estava super curiosa e concentrada para encontrar novas possibilidades para a esponja e o pano juntos.

Brincadeira sensorial e de descoberta do bebê com material de cozinha_10.23.30_carolina-esfregando-a-esponja-no-chão

A mamãe Cris mostrou que era possível esfregar a esponja no pano e como ela grudava. Olha só a seriedade da Carol! É sempre importante lembrar que as brincadeiras que postamos no blog são – como o nosso nome já diz – para brincar junto com o bebê, ok? Assim você interage com ele e ensina, por exemplo, que panos e esponjas não são alimentos e não vão à boca ;)

Brincadeira sensorial e de descoberta do bebê com material de cozinha_10.25.49_carolina-e-a-mamãe

Brincadeira sensorial e de descoberta do bebê com material de cozinha_10.24.07_carolina-esfregando-com-a-esponja

Eu vou publicar ainda várias atividades para ajudar no desenvolvimento do bebê. Se você não quer perder nada, que tal fazer parte da nossa lista de envio de e-mails? A Newsletter Tempojunto é semanal, gratuita e traz todos os posts que fizemos.

4 comentários

Deixe seu comentário
    • 2
      Patrícia Marinho

      Exato! Brincar pode ser mais simples do que a gente imagina, e com os recursos disponíveis por perto! Obrigada por deixar um comentário. Volte sempre.

  1. 3
    daniela

    adoro as dicas do site e achei esta tbm interessante, porem, deixo uma duvida: nao seria perigoso brincar com esponja, uma vez que os bebes colocam tudo na boca? Esta parte verde possui fiapos que se soltam com facilidade, e nao tenho certeza do material de que sao feitas, mas provavelmente, seria perigoso para o bebe engolir. sinceramente, nao achei adequado. o q vc acha?

    • 4
      Patricia Camargo

      Oi Daniela, tudo bem? Aqui é a Patcamargo. Sobre a esponja e outros materiais que usamos para brincar com os bebês, sempre colocamos no Tempojunto dois fatores importantes. Primeiro, a brincadeira é para ser feita junto com o bebê, o que significa estar atento ao que ele coloca na boca e usar a brincadeira justamente para distraí-lo. Outra coisa que sempre falamos é a adequação. Os bebês são diferentes e reagem diferentes a cada estímulo e nem todos colocam tudo na boca. Escolher a brincadeira e o material para brincar é fruto da observação dos pais com seus filhos. Mas temos várias dicas de brincadeiras como bebês para que você veja qual a melhor opção. Beijo

+ E aí, o que você achou?