Kiriki: jogo de dados para crianças grandes


Você está acompanhando a série de posts sobre jogo de dados para crianças grandes? Já falei sobre “Morto” e sobre “As séries“.  Hoje é a vez de ensinar o Kiriki, um jogo  que é perfeito para crianças maiores de 9 anos e que tem a vantagem de poder reunir toda a família em uma mesa.

A brincadeira muda quando as crianças crescem.

É comum as pessoas me perguntarem sobre o que fazer para brincar com crianças mais velhas e o que fazer para tirá-las diante das telas. Eu sempre respondo que um dos caminhos, além de conhecer os gostos pessoais das crianças, é saber oferecer alternativas. Atividades manuais, brincadeiras de pegadinha de raciocínio, jogos de cartas, são apenas alguns dos exemplos que temos à disposição. Basta pesquisar (uma dica é usar o campo de busca do blog ou olhar para a nossa pasta Crianças Grandes no Pinterest).

A minha descoberta sobre o jogo de dados é recente. E estou adorando, porque é fácil e rápido de jogar, estimula o raciocínio e você pode pode levar para qualquer lugar.  Além disso, não há limites para o número de participantes.

Para jogar o Kiriki, você vai precisar de:

. 2 dados
. 1 copo
. papel
. lápis

No nosso caso, não tínhamos papel e lápis na hora da partida entre a Carol e seu amigo Dudu, e por isso anotamos no celular.

Kiriki jogo de dados para crianças grandes - caderno com os nomes

Mas vamos começar do começo.

O primeiro jogador deve lançar dois dados dentro do copo e tomar cuidado para que ninguém veja o resultado. Só ele poderá levantar o copo e ver qual foi a combinação de número que ele tirou. Por exemplo, na foto abaixo, o Dudu virou o copo e tirou 6 e 1 nos dados. O total dá 7.

Kiriki jogo de dados para crianças grandes - dados

O primeiro jogar informa qual foi o total de pontos que tirou com a soma dos dois dados. Os demais precisam adivinhar qual foi a combinação de dados que deu o resultado. No caso do exemplo acima, para dar 7 as combinações poderiam ser 4 e 3, 5 e 2 ou 6 e 1.  O primeiro a acertar ganha um ponto e anota no papel uma das letras da palavra KIRIKI. Se ninguém acertar, quem marca o ponto é o jogador que lançar o dado.

Ganha o jogo quem formar a palavra Kiriki primeiro.

Sente a concentração do Dudu para ver se ele adivinhava a combinação de dados da Carol.

Kiriki jogo de dados para crianças grandes - dudu pensando

Seguida da alegria de acertar o resultado 🙂

Kiriki jogo de dados para crianças grandes - dudu comemorando

Espero que estas dicas de brincadeiras ajudem no seu dia a dia com seus filhos. E se você gostou e não quer perder nenhuma novidade, faça parte do nosso grupo da newsletter. É gratuito e você recebe nossas atualizações semanalmente em seu e-mail.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.